Controle Remoto: Um lugar silencioso - Queria Estar Lendo

Controle Remoto: Um lugar silencioso

Publicado em 27 de dez. de 2018


Demorei um tempo pra assistir esse filme, mas sem or, que impacto foi esse? Um Lugar Silencioso merece absolutamente todos os elogios que recebeu até agora. Fala sobre um mundo devastado por um apocalipse misterioso, onde qualquer som pode te matar.

Na história, acompanhamos uma família. Não sabemos muito da sua história. Só sabemos que eles sobreviveram a coisa terrível que devastou o mundo e que continuam aguentando o que quer que exista lá fora; monstros que, com um mero som, podem encontrar você e te matar. A única certeza da família é que precisam ficar em silêncio. Mas, claro, nem todas as circunstâncias colaboram para que isso aconteça.

Rapaz, fazia muito tempo que um filme de terror não me deixava tensa DO INÍCIO AO FIM. Eu não consegui respirar direito! O clima é tão bem construído desde a primeira cena que só nos resta morder a mão e esperar que a família consiga escapar das situações aterrorizantes nas quais cada membro é colocado.


 

 

  

O pai, a mãe e seus filhos são os os sobreviventes em questão. Apesar de não saber absolutamente nada a seu respeito, é logo de início que se cria empatia por eles. Com uma cena de abertura chocante, Um Lugar Silencioso já mostra a que veio; os sustos não são jump scares, são construídos em cima de tensão. Da incerteza. Do clima melancólico e extremamente silencioso, onde qualquer mínimo som cresce em magnitude e risco. Sabe quando falam que "dá pra ouvir uma pena caindo no chão"? Multiplique isso por mil.

A mixagem de som e a trilha sonora discreta, mas marcante, criam esse clima medonho. A pouca luz e a ambientação pós-apocalíptica mostram no que o mundo se transformou; e o fato de os monstros serem pouco mostrados adiciona aquele "mas o que diabos é isso?" que é essencial pra uma história dessas. O perigo está na incerteza. Na falta de respostas. Na ideia de que uma exclamação pode ser o seu fim.


O elenco, composto por John Krasinsky, Emily Blunt, Millicent Simmonds e Noah Jupe, tira de letra todas as cenas. Seus medos e reações à realidade macabra são transmitidos pra gente. É impossível, eu repito, IMPOSSÍVEL não ficar tenso na maioria das cenas.



Aliás, o detalhe de todos os personagens se comunicarem por linguagem de sinais é brilhante. Além de dar espaço para a atriz (Millicent Simmonds, surda na vida real) que tem vivência por ser parte da comunidade, também constrói parte do drama da personagem e daqueles ao seu redor. Não é um filme de terror gratuito, é a história de uma família lutando cada dia desde que o mundo chegou ao fim.

Eu juro pra vocês que tive que morder minha mão em determinada cena (envolve um prego, só digo isso) porque me senti tão imersa na situação que parecia estar acontecendo comigo. O melhor tipo de terror é esse que leva a gente até a história, que faz a gente se sentir perseguido e acuado junto com os personagens. QUE. FILMÃO. DA PORRA.

A história de Um Lugar Silencioso é sobre seus sobreviventes. Não tem nada do mundo, nada além da fazenda em que eles vivem. O desconhecido é que ajuda a construir o desespero e a empatia; você vai terminar de assistir e vai restar apenas um CA-RA-LHO pra ser exclamado quando os créditos começarem a rolar.





E QUE CENA FINAL PUTA MERDA EU QUERO BERRAR MAS AO MESMO TEMPO TENHO MEDO DE FALAR ALTO PORQUE ESSE FILME ME TRAUMATIZOU PARA SEMPRE! AKSJFNSAOUGBSAOUGSA

Assistam Um Lugar Silencioso. Mesmo para quem não gosta do gênero terror (como eu) é uma trama espetacular. Tem muito de crescente nervosismo e expectativa, poucos sustos gratuitos e muito, mas muito desenvolvimento dos seus personagens. Um espetáculo do início ao fim.

4 comentários:

  1. Oi Denise,
    Eu não sou uma fã de terror, mas acho que você merece esse voto de confiança e quero assistir em breve, rs.
    A trama é interessante e sou fã da Emily Blunt.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise.
    Eu fiquei bastante interessada no filme quando lançou. Mas dai li alguns comentários negativos e desanimei. Mas agora depois dessa resenha eu preciso assistir hehe. Depois de ficar sem a visão, vamos ficar mudos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Vi algumas cenas e parece bem pesadão mesmo... Um tipo de filme bastante diferente e por essa razão acaba chamando a nossa atenção e nos deixando aflitos haha

    ResponderExcluir
  4. esse filme merece mesmo todos os elogios,eu nem sou mt fã desse tipo de filme e achei mt bom, super tenso do inicio ao fim

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo