9 Coisas que eu odeio no estereótipo do leitor de verdade - Queria Estar Lendo

9 Coisas que eu odeio no estereótipo do leitor de verdade

Publicado em 12 de nov. de 2019


Em todos os meus anos nessa industria vital de leitura, o que eu mais odeio, definitivamente, é o estereótipo de leitor de verdade. Como se nós, leitores, fossemos floquinhos de neve perfeitos, quando na verdade somos apenas pessoas que leem.

Odeio especialmente porque nos pinta como seres superiores. E acho que qualquer pessoa no mundo já viu pelo menos um leitor sendo um Babaca com letra maiúscula, né?  Mas isso não parece ser o suficiente e as pessoas continuam insistinto em "memes engraçadinhos" (que de engraçados tem nada, pode parar já) e comportamentos que acreditam ser o que deve se esperar de um "leitor de verdade".


Por isso, e também porque eu gosto de reclamar (como vocês já devem ter notado né?) eu juntei aqui 9 dos estereótipos de leitor de verdade que eu mais odeio. Provavelmente esqueci de alguns no calor do momento, mas sintam-se livres para me contarem nos comentários aqueles que vocês também odeiam!



estereotipos de leitor de verdade

1. "Se ela tem mais livros do que sapatos, case-se com ela"
NOSSA SENHORA esse é o top do meu ódio, é machista e babaca, pois põe qualquer mulher com o mínimo interesse em roupas, sapatos e acessórios, como alguém fútil. Você pode amar literatura e moda ao mesmo tempo, você pode pagar 300 golpes naquele sapato que queria muito e isso não te torna fútil, você pode esperar meses até conseguir comprar aquele livro que queria muito por 10 golpes e isso não te faz menos amante da literatura. PAREM DE ENVERGONHAR AS MULHERES.


estereotipos de leitor de verdade

2. "Fique longe dos meus livros!"
Eu tenho muita raiva dessa ideia de que um "leitor de verdade" não deixa ninguém chegar perto dos seus livros. Sério isso? Não pode pegar na mão, folhear, ler a sinopse? As únicas pessoas que não podem pegar os meus livros, são as que estão com as mãos sujas. Por que de resto: peguem meus livros, se aproximem, vamos falar sobre livros!

estereotipos de leitor de verdade

3. "Não marque livros!"
Livros foram feitos para contar histórias e as pessoas leem e interagem com elas da forma que quiserem, se o livro for seu você pode até colocar fogo se quiser (embora eu não recomende por motivos de meio ambiente e que você pode conseguir trocar ele por coisa melhor). Marca seu livro sim, faz anotação, interage com ele da forma que melhor lhe convém. Livros não são deuses, e a não ser que seja um exemplar raro e único, FAZ O QUE QUISER.


estereotipos de leitor de verdade

4. "Não use a orelha!"
Usa sim. Pior tipo de leitor, pra mim, é aqueles que se apresentam chocados quando você diz que já marcou página com a orelha do livro. Novamente, O LIVRO É SEU FAZ O QUE QUISER COM ELE.


estereotipos de leitor de verdade.gif

5. "Não empresto meus livros!"
Esse aqui é um que eu NUNCA vou entender. Eu compreendo não emprestar seus livros para certas pessoas (em especial aquelas que já vacilaram antes ou que você vê muito pouco e aí não vai ser fácil pedir de volta), mas não emprestar PRA NINGUÉM? Meu maior desejo era as migas aqui pertinho com gosto pela leitura, porque tudo que eu mais quero é gente para morrer comigo por essas histórias. Já tive livro que não voltou, e foi chato, mas não morri e não me fez falta. Não entendo leitor que guarda livro a sete chaves, inclusive aqueles que não gostaram ou não pretendem reler/deixar para alguém.


estereotipos de leitor de verdade.gif

6. Leitores são mais inteligentes.
Apenas não. Todo leitor que eu já vi se gabando de ser mais inteligente que os não leitores, eram ignorantes e preconceituosos. Não faziam a menor ideia do que deveriam estar aprendendo com os livros que liam. Leitores podem ser tão babacas quanto qualquer outra pessoa. E não adianta só ler, é preciso saber interpretar e pensar criticamente sobre o que leu. Ser leitor DEFINITIVAMENTE não é atestado de inteligência.


estereotipos de leitor de verdade.gif

7. Leitores são diferentes das outras pessoas.
Como no item 6, leitor não é diferente de ninguém. É só uma pessoa com o hábito da leitura. Eu esperava que eles fossem mais mente aberta, mais empáticos e mais informados, mas a realidade é completamente diferente. Leitor não é nenhuma flor rara e especial.


estereotipos de leitor de verdade.gif

8. Leitores nunca gostam das adaptações literárias.
OBVIAMENTE que não. Tem histórias que eu gosto mais do filme do que do livro, inclusive (beijos Jogos Vorazes). Tem adaptações ruins, adaptações muito bem feitas e adaptações que superam o material original ou pegam a ideia do livro que foi mal desenvolvida e fazem algo incrível em cima. Tem até adaptação de livro bom que não é fiel e ainda assim é excelente por si só. 


estereotipos de leitor de verdade.gif

9. "Nunca sei qual o nome/gênero/etnia/sexualidade do autor"
Geralmente quem diz isso é a pessoa que só lê homem branco hétero e cis, e quer dar lição de moral quando alguém questiona qualquer coisa sobre diversidade no universo literário. Gostam de se gabar de ler até bula de remédio, mas quer me convencer que não lê o nome do autor na capa do livro ou a biografia na orelha? Só pra dizer que a necessidade de diversidade é baboseira? Baboseira é esse papo aí.

5 comentários:

  1. Oi, Bibs!
    Amei essa lista!
    E olha... acho que minha quantidade de sapato é maior que a quantidade de livro hahahhahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bianca.
    Me desculpe mas já li muitos livros na minha vida sem saber o nome do autor. Até porque eu li a maioria deles na biblioteca onde todos os livros eram encapados com uma capa preta e a gente não via nem a sinopse dele. Tinha que ir pelo titulo mesmo. Mas hoje em dia isso não acontece mais, até porque tem a internet ai que é só jogar no google para saber quem escreveu. E já dobrei muita orelha em livros e eu não empresto mesmo porque nunca volta, prefiro dar eles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inúmeras vezes, diria que mais de 70% dos livros que leio nem imagino a cara do autor ou autora. Lógico que tem os ou as preferidos (as) que já vi fotos. Teve autor que li três livros pensando que era mulher, pois o nome parecia feminino, depois que eu vi uma foto que eu descobri que era um homem.

      Eu acrescentaria a lista outros tópicos:

      - Fantasia é subgênero da literatura; terror é para quem não gosta de ler obras densas; romance de época é leitura de gente velha...

      Enfim, fala mal de um gênero, só porque não gosta.

      - quem é leitor de verdade não abandona um livro

      É de se admirar quem tem tempo para ler algo que não goste e quem gosta de sofrer fazendo algo que não goste, mas não faça que isso seja regra.

      - Livros devem ser lidos na ordem que se compra.

      kkkk

      Excluir
  3. SOCORRO eu concordo com TUDO!
    Amei esse post e me identifiquei demais.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21.5.21

    Olha, emprestar eu emprestei uma vez um livro que eu AMAVA, mas como não me devolveram nao sei se empresto d novo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo