Resenha: O Médico e o Monstro

  • 09:00
  • 24 de jan. de 2020
  • Resenha: O Médico e o Monstro

    Mais um volume chega para encher a coleção Medo Clássico de títulos poderosos. O Médico e o Monstro é um dos últimos lançamentos da Editora DarkSide - que cedeu este exemplar em cortesia - e traz não apenas uma nova edição da famosa novela de Robert Louis Stevenson como também outros textos famosos do autor.

    Sinopse: Todos temos um lado pouco conhecido, secreto, por vezes maligno e até monstruoso. Raros, porém, são aqueles que dão vazão a essa faceta. O escocês Robert Louis Stevenson soube retratar, como poucos, este aspecto das personalidades múltiplas em sua novela gótica, O Médico e o Monstro, publicada originalmente em 1886, em Londres. Considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Drácula e Frankenstein, O Médico e o Monstro inspirou incontáveis traduções, adaptações, homenagens e interpretações ao longo das décadas. A DarkSide Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia, anuncia a peça que faltava para completar a tríade atemporal e monstruosa na coleção Medo Clássico: O Médico e o Monstro é o livro que todo darksider sempre sonhou. Capa dura para proteger o material de elementos químicos destrutivos, ilustrações impecáves de Alcimar Frazão para explorar as nuances metafóricas dos personagens, tradução cuidadosa de Paulo Raviere para honrar o trabalho de Stevenson — e, claro, uma seleção de contos perfeita para quem quer conhecer ou revisitar o talento inigualável de Stevenson. Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume. É o caso dos contos “Markheim” e “O Apanhador de Corpos”), sem falar nos contos de fantasia (“A Ilha das Vozes” e “O Demônio da Garrafa”). Nenhuma dessas narrativas, porém, pode ser resumida a um gênero e enquadrada em apenas uma categoria. Alguns deles estão entre os mais brilhantes exemplares de ficção de horror do século XIX. A edição conta ainda com ensaio de Marcel Schwob sobre o autor, publicado originalmente em 1896. Stevenson foi um artista que, feito raro mesmo entre os autores clássicos, entrou para o imaginário da sua época e foi ao mesmo tempo um sucesso de público e da crítica especializada. Agora, o autor de um dos maiores clássicos do terror finalmente recebe o tratamento dark que merece.

    O Médico e o Monstro é uma dessas histórias que todo mundo conhece através das centenas de releituras que já apareceram pelo mundo. Não apenas livros, mas filmes, séries e desenhos já fizeram uso da ideia concebida por Stevenson; um homem que, fazendo uso de ciência, consegue separar seu lado bom do lado mau - e o mau, quando assume, o transforma em um monstro.

    A edição da DarkSide começa com um prefácio interessante explicando sobre as escolhas dos contos e novelas que compõem a obra, além das notas sobre adaptação e tradução do clássico que certamente rendem uma interpretação interessante. É legal acompanhar o processo de trazer essa escrita rebuscada para a nossa língua e como funciona adaptá-la para o português, fazendo uso de trejeitos e sotaques em alguns contos, mudanças na escrita das palavras para passar o efeito que o autor passou no original.

    "São raros aqueles capazes de produzir obras-primas, porém isso não se deve ao fato de serem iluminados; exatamente o contrário: poucos produzem obras-primas porque a literatura é construção."

    Os contos e novela que fazem parte desse volume mostram o fascínio do autor pelo lado sombrio do ser humano. O que leva uma pessoa a se desconstruir e cair para o lado maligno, o que transforma um homem em um monstro. Todas as suas histórias se desenvolvem através do medo e da curiosidade, abordando aspectos da psiquê humana com uma narrativa desenvolta e interessante. Stevenson cria cenários e personagens que te fisgam e te enchem de curiosidade, e é através disso que expõe suas questões e seus medos.

    Além do principal, meus favoritos foram O Apanhador de Corpos e O Demônio na Garrafa. O Demônio na Garrafa fala sobre ganância, mas o medo que vem com ela - as consequências que vem com ela, principalmente. Uma história rápida sobre um demônio preso em uma garrafa que é capaz de conceder tudo ao seu portador, mas esse mesmo portador, se não vendê-la com o tempo, vai para o inferno. O Apanhador de Corpos foi o conto mais sinistro e perturbador e é inspirado nas histórias de serial killers escoceses, responsáveis por fornecer os corpos de suas vítimas a um professor de anatomia. 

    Resenha: O Médico e o Monstro

    O Médico e o Monstro, principalmente, é uma obra-prima no que concerne desenvolvimento, suspense e uma boa dose de terror. A história acompanha um advogado, o sr. Utterson, e suas suspeitas a respeito de uma figura misteriosa que atende por sr. Hyde. O envolvimento de Hyde com seu cliente, o dr. Jekyll, é o que move o advogado a investigar mais e mais sobre quem é aquele homem e porque suas aparições são seguidas de momentos tão tensos; acima de tudo, porque Jekyll parece tão determinado a protegê-lo e escondê-lo de todos.

    Foi no lado moral, e em minha própria personalidade, que aprendi a reconhecer a dualidade primitiva e completa do homem.

    O mistério que permeia o sr. Utterson acompanha também o leitor. Mesmo conhecendo a história, é impossível não querer ver até onde ela vai, como as respostas serão entregues, qual será o destino de Jekyll e Hyde. A narrativa é desesperadora tal como é lenta e gradual, e entrega uma das melhores novelas de terror que já existiu; uma obra-prima, de fato.

    Se sou o maior dos pecadores, também sou o maior dos sofredores.

    A edição da DarkSide está primorosa, tal como outros exemplares da coleção Medo Clássico. Passei por alguns erros e confusões de nomes, principalmente em O Médico e o Monstro, mas nada que atrapalhe a leitura; o livro é tão bonito, usando tons de verde e cartas de tarot para representar a história principal, que enche seus olhos.


    O Médico e o Monstro é uma leitura intensa, margeada por obras interessantes para terminar em uma das histórias clássicas mais arrebatadoras que o mundo já conheceu. Um livro completo para amantes do terror e do mistério, mas também para quem quer se aventurar em conhecer mais sobre um dos mestres da literatura.

    Título original: The strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde
    Autor: Robert Louis Stevenson
    Editora: DarkSide
    Tradução: Paulo Raviere
    Gênero: Mistério | Ficção científica
    Nota: 5
    SKOOB

    1. Oi, Denise
      Já ouvi muito sobre essa história, é muito clássica mas nunca li muitos contos que releiam ela. Eu até tenho interesse, mas os livros da Darkeside não são bem o tipo de literatura que eu procuro, por isso não me arrisco muito.
      Beijo!
      https://www.capitulotreze.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Oi Denise, nunca li nada da Editora, mas adorei a capa e o trabalho caprichado da editora, mas não é bem meu estilo de leitura né, porém adorei conhecer mais da obra!

      Beijos Mila

      Daily of Books Mila

      ResponderExcluir
    3. Que edição linda!
      Pensei que era realmente só O Médico e o Monstro e me questionei pra que esse tantão de página kkkkk
      Beijos
      Balaio de Babados

      ResponderExcluir
    4. Olá, Denise.
      Eu já queria o livro antes só pela edição maravilhosa. Agora sabendo que tem mais textos dele junto a história principal, fico com mais vontade ainda de ter ele. Eu li o livro na época da escola, que peguei ele na biblioteca.

      Prefácio

      ResponderExcluir
    5. Oi De,
      Por mais que eu babe nas edições da Darkside, não são todos os livros que eu fico com vontade de ler. Essa coleção do medo, não é algo que me atraia, porque estou há passos lentos pelo gênero terror, mas um dia eu chego lá! Ainda mais sendo um clássico! rs
      beeeijos
      http://estante-da-ale.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    6. esse é mais um daqueles clássicos que está na minha TBR da vida, essa edição da Darkside está mesmo incrível

      www.tofucolorido.com.br
      www.facebook.com/blogtofucolorido

      ResponderExcluir
    7. Oi Denise, eu adorei essa edição! Além de ser muito bonita eu gostei bastante dos contos, não só de O médico e o mostro, tem outros nessa coletânea bem interessantes <3

      Bjs, Mi

      O que tem na nossa estante

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!

    Tecnologia do Blogger.