Resenha: Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige - Queria Estar Lendo

Resenha: Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige

Publicado em 5 de fev. de 2020

Resenha: Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige

Achou que não ia ter resenha do livro do Choque de Cultura? Achou errado, otário! Pois como todos sabem, este blog apoia a cultura, o cinema e principalmente: a literatura. Portanto, trago hoje para vocês, a resenha desse livro que é um compilado de críticas de cinema escrito por grandes nomes do transporte alternativo. Lançado pela editora Galera Record (até onde sabemos, sem a necessidade de nenhum tipo de ameaça ou violência).


Sinopse: Este livro é um compilado de resenhas sobre 79 filmes (seriam 80, mas o Julinho não entregou a crítica de “Se eu fosse você 2”), e por aqui o que não falta é humor, talento, profissionalismo, cultura... resumindo: aqui tem informação!!! Escrito pelos maiores nomes do transporte alternativo, esse livro é só magia top, uma verdadeira relíquia para os amantes da sétima arte!'


Um breve panorama sobre os pilotos-autores dessa obra: Rogerinho do Ingá é apresentador do Choque de Cultura e dirige uma Sprinter azul e vermelha; Renan além de ser um pai muito dedicado e detentor das melhores informações do programa, leva a vida dirigindo uma Towner azul-bebê; Julinho da Van tem uma Sprinter branca e malha para manter seu corpinho saudável e sensual; e, para finalizar o grupo, temos Maurílio dos Anjos, que pilota uma Kombi branca e é o especialista em cinema.

Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige é, como o próprio título sugere, um livro com resenha de 79 filmes - eram 80, mas o Julinho não entregou a tempo a de E se eu fosse você 2 -, para você assistir com tranquilidade enquanto dirige. Ou, melhor ainda, como sugeriu o próprio Renan em seu recado final: agora que você já leu as resenhas e sabe o que acontece, pode ir fazer outra coisa. Viu? É a cultura salvando você de ter de ficar na frente da tevê quando claramente poderia estar usando esse tempo para fazer uns rachas ou até mesmo ir furar o pneu de um ciclista.


Resenha: Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige

Além disso, eu mesma, que não tenho carteira de habilitação e não dirijo (pois sou consciente e entendo a necessidade de apoiar o empreendedorismo do transporte alternativo) fiquei muito agradecida pelo livro, pois agora pude apreciar a arte desses filmes, o que antes não era possível já que eles são para serem assistidos enquanto se dirige e, como disse, eu não dirijo. Por isso agradeço muito aos pilotos por terem pensado em pessoas como eu, e me dado essa oportunidade!

Quanto as críticas, elas são muito completas e profissionais, ressaltando os pontos fortes e fracos dos filmes, além de trazer informações sempre pertinentes (no caso do Renan, Maurílio não) e questionamentos importantes. O livro ainda conta com ilustrações magníficas feitas pelo Renanzinho, claramente um artista a ser descoberto, demonstrando que o Choque de Cultura sempre esteve na vanguarda e, desde 2018, já antecipava a problemática levantada pelo presidente sobre "livros serem um amontoado de textos".


Resenha: Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige

Qualquer amante da sétima arte vai se sentir contemplado com os títulos escolhidos a dedo pelo pilotos, estando entre eles nomes como: Clube da Luta, Tropa de Elite, Beleza Americana, Frozen: Uma aventura Congelante, O Casamento dos Trapalhões, Avatar, Ghost: Do Outro Lado da Vida, Inspetor Faustão e o Malandro, O Iluminado, Saga Crepúsculo e, é claro, a franquia Velozes e Furiosos.

Importante ressaltar também a preocupação dos pilotos em inserir um glossário ao final do livro, para que todos os não entendidos do assunto possam passar a entender. Me vi obrigada a concordar com o Palestrinha, foi brilhante a sua colocação de suprir essa necessidade dos leitores e aproveitar para alcançar o número mínimo de páginas pedido pela editora (que teria tranquilamente sido alcançado se Julinho não tivesse deixado os colegas na mão). 

Resenha: Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige

Por fim, parabenizo a profissional Simone dos Prazeres pelas vinhetas tão bem colocadas - Simone é sempre um acerto -, e por todo o trabalho gráfico. Sugiro, até, que os pilotos fiquem de olho porque uma profissional assim no mercado é difícil de achar e ela pode acabar sendo requisita por outros programas. Minha sugestão é manter ela em cárcere privado, pra garantir que ela continue sempre fazendo esse trabalho genial com o Choque de Cultura.

Indico Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige para todos os amantes da sétima arte, os amantes da sexta arte, os amantes da velocidade, os amantes do transporte alternativo e todos os amantes no geral. Menos os amantes da primeira arte e os amantes do ciclismo, esses tão proibidos de ler!

p.s.: aguardando ansiosamente pelo próximo livro. E, pilotos, se precisarem de alguém pra ajudar a torcer o braço de algum editor da Galera Record é só chamar, viu?

Título original: Choque de Cultura - 79 filmes para assistir enquanto dirige
Autores: Caíto Mainier, Daniel Furlan, David Benincá, Fernando Fraiha, Juliano Enrico, Leandro Ramos, Pedro Leite, Raul Chequer
Editora: Galera Record
Gênero: Crítica cinematográfica | Humor
Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo