Resenha: Feitiço - Queria Estar Lendo

Resenha: Feitiço

Publicado em 3 de out. de 2014

Eu achei que esse seria meu livro favorito da trilogia, mas acaba que Poder se mostrou muito mais legal. Não que Feitiço seja ruim, longe disso! Olha ai minha nota para provar. O fato de a autora ter conseguido me fazer simpatizar (ainda que só lá pelo meio do livro) com a CINDERELA foi um milagre digno de aplausos. Porque, pelo amor de deus, tem princesa mais tediosa? Nesse livro, ela não é nada disso.

Sinopse: Cuidado com o que você deseja! Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles! Palavra da editora: Nada é o que parece no segundo volume da saga encantadas! Em Feitiço, Cinderela, com seu desejo desmensurado de fazer parte da realeza, fará qualquer coisa para obter atenção do príncipe. Mas seria mesmo este um final feliz? – Mariana Rolier.
Pois bem, a trama começa "onde o livro anterior terminou". Coloquei as aspas porque Feitiço muda completamente o foco da história; antes, nós seguíamos a rainha de gelo e Branca de Neve. Agora, nós estamos em outro reino, com alguns personagens de Veneno retornando para nos dar o ar de sua graça (oi caçador, seu lindo). AVISO que essa resenha contém spoilers controlados do primeiro livro, porque não posso falar desse sem citar alguns detalhes periclitantes. Portanto, leia por sua conta e risco!


Cinderela é nossa protagonista. A gata borralheira trabalha na casa, servindo a madrasta e a irmã adotiva, que, aliás, não é nenhuma megera. O pai ainda está vivo, mas fica em constante ocupação no escritório, tentando terminar o seu livro. A madrasta, que fugiu da corte real para se casar com o homem que ama, é amargurada por isso, e a todo custo tenta colocar suas filhas de volta na nobreza. Fato esse que não te faz odiar a mulher, nem mesmo a irmã de Cinderela; na verdade, a insuportável da história é a dita cuja protagonista. Cinderela sonha em conhecer o príncipe e se casar com ele, e sua vida é resumida a isso e aos mimimis das "injustiças" que sofre. Sim, ela sofre, mas chega um momento em que uma sapatada na cara dela parece a solução pra tantas reclamações!

Eis que é anunciado um baile: todas as moças do reino devem comparecer, pois o príncipe deseja encontrar uma esposa. Cinderela, toda sofredora, é ignorada pela madrasta (custava pedir pra ir no baile, sua tonta?) até porque o foco da mulher está na filha e na oportunidade dela se casar com o príncipe. Na noite da festa, eis que a salvação de Cinderela aparece; a "fada madrinha" é ninguém menos do que a rainha de gelo. É prometida a chance de Cinderela conquistar o príncipe, tudo isso com a ajuda de mágicos sapatinhos de diamante, mas, em troca, a menina precisa vasculhar o castelo dele em busca de algo que a rainha deseja. O que? Bom, depois de ter lido Veneno, você mata a charada.


O livro segue em uma narrativa veloz e bem orquestrada, mostrando a evolução de Cinderela, de uma boba menina apaixonada por um sonho para uma jovem confrontando a realidade da vida. Em meio a isso, temos o caçador sendo lindo um chatonildo apaixonante, encontrando-se com Cinderela para saber se ela já encontrara o que a rainha procurava e... Bem, meu OTP sendo perfeito.


Feitiço se entrelaça a trama de Veneno de tal maneira que tudo se encaixa lindamente. O final, tanto para Cinderela quanto para a rainha de gelo, foi LINDO! Quero reler esse livro só pra morrer de emoção de novo. Novamente, apaixonados por contos de fadas vão adorar essa história; e não desistam só porque a Cinderela é uma tonta egoísta no começo, ela melhora muito!

A série se inicia em Veneno e finaliza em Poder.

Título: Feitiço - Saga Encantadas
Autor: Sarah Pinborough
Editora: Única
Nota: 4,5

21 comentários:

  1. Comprei os três livros juntos, mas ainda não li nenhum :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Kayo :/
      Mas se tem os livros então uma hora tu consegue ler \o/ e as histórias são muito boas, não vai se arrepender.
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Ainda não li nem o primeiro livro, só lembro da minha amiga lendo e ficando em choque com as coisas que aconteciam haha. Acho essa série bem viajada, então não sei se vou acabar gostando muito :c

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Asylum" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUASUUHASUHASUHASUHASUHAS sério que ela não curtiu, Carol?
      Eu e a Bianca surtamos durante a leitura. É bem viajada mesmo, mas tudo na série faz sentido, e a autora encaixa cada detalhe da trama de uma maneira genial. Achei muito bacana.
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oi Denise,
    Bem, eu já li a trilogia e quando terminei de ler e achei-a boa, não aquela maravilha toda, não consegui gostar de nenhum personagem e achei as histórias um pouco confusas, mas pode-se dizer que gostei... hoje relembrando da história consigo perceber que, na verdade, eu não gostei dos livros, achei-os tão vagos e com uma misturara de personagens horrível. Daí eu fiquei pensando: eu até que tinha gostado, mas por que mudei de opinião? Tive um momento de epifania que me mostrou que eu não gosto dessas releituras de contos de fadas.... relembrando todas as releituras que já li, consigui detectar que meu sentimento ao terminá-las foi o mesmo: acho desnecessário releituras 'adultas', não rola.

    xoxo
    Mila F.
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Sei bem como é parar pra pensar sobre um livro que você leu e pareceu ter gostado mas perceber que, epa, não era aquela maravilha toda não. Comigo foi assim com Belo Desastre. Amei forte quando acabei e dai passei a analisar a história mais profundamente e agora eu tenho raivinha de tudo nele.
      Mas leitura crítica é assim né, uma pessoa gosta, outra não, faz parte.
      Eu sou bastante fã dessa história de pegar contos de fadas clássicos e 'recriá-los' de acordo com a trama do livro (ou série, vide OUAT e Grimm), por isso gostei bastante *-*
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Eu adoooro releituras de contos de fadas, então essa série está entre os meus desejados a algum tempo!
    Acho essas capas lindas demaaaz!
    O clima mais sombrio dá todo um charme! Adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! Meniiiiina, quando puder, compre! Vive entrando em promoção no Submarino (outro dia o box estava por quatorze reais, quase pulei de uma ponte ç_ç) ASUHUHASUHASUHASUHASUHASUH
      E se tu gosta dos temas, vai AMAR! Garanto.
      As capas são maravilhosas, mas cê já viu as americanas? Gente, chorei depois que vi, vontade de comprar as versões originais só pelas artes *-*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Denise!
    Tenho desejado essa série desde que saiu, principalmente porque gosto de ler os pontos de vista diferenciados que os autores tem dado as releituras dos contos de fada.
    Misturas os contos de fadas é uma ideia fantástica.
    Semaninha de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!
      É bem bacana quando pegam uma história famosa e recontam né? A autora soube utilizar bem os clássicos nessa trilogia; os detalhes dos contos foram inseridos muito bem, fiquei com inveja da genialidade dela ASUHUHASUHASUHASUHASUHASUHASUH
      Muito obrigada pelo comentário, flor!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Hahahahaha amei a resenha, eu li a trilogia recentemente e nossa eu amei, já estou querendo reler, confesso que ainda não sei qual livro é o meu favorito heheheh e gente que Caçador é esse hein, estou mega apaixonada por esse chatonildo hahahaha e realmente o final de Feitiço é surpreendente e de certa forma lindo para a Rainha hahahaha sem spoilers, matei a charada assim que a "fada madrinha" fez o pedido, vale muito a pena ler a trilogia.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Yey, high five \o/ UHASUHASUHASUHASUHUHAS eu amo esse segundo mais forte do que os outros por causa do meu ship. Não consigo viver sem eles, SÃO TÃO PERFEITOS KASNBUIASBGAUOSGUOA
      O caçador, gente, que homem u_u entra na minha casa e entra na minha vida, por favor.
      Eu amei o final da rainha! Confesso que fiquei meio WHAT porque não tinha sacado, mas adorei mesmo assim. Foi bem bolado *-*
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  7. Eu li só os dois primeiros dessa série, porque só tenho eles. Adorei "Veneno", mas não gostei tanto de "Feitiço". Achei o final da rainha de gelo bem... inusitado? Haha. Eu realmente não esperava. Mas é uma leitura interessante. Quebra bastante aquele conceito de "felizes para sempre" e humaniza bastante as personagens. Preciso ler o último e espero que feche com chave de ouro, me impressionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!
      Cara, eu achei o final da rainha de gelo muito genial, pra ser sincera. E conforme tu analisa o primeiro livro, vê todas as referências de que era aquilo mesmo que tinha que acontecer *-*
      Exato, ainda existe o 'felizes para sempre' mas não é exatamente do jeito que a gente espera. Por isso eu amei esses livros <3
      Cara, o último liga toda a história do um e do dois, fecha o ciclo, é PERFEITO ASKFJASGBAUSAB logo tem resenha dele aqui no blog!
      Obrigada pelo comentário.

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  8. Olá!
    Já li muitas resenhas desta saga, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Acho as capas belíssimas!! O que mais me chama atenção na trilogia, é a mistura de conto de fadas. Parece que deu certo, né? rs Estou doida para ler. O jeito é esperar uma promoção louca do submarino, e comprar logo a saga toda rsrsr

    Beijos, Vic.
    Blog Minha Velha Estante

    ResponderExcluir
  9. Oii Denise!
    O box estava em promoção esses dias no Sub e eu pensei seriamente em comprar, porém, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre os livros.
    Me arrependi plenamente por não ter comprado.
    Eu estou apaixonada pela história do livro! Sabe aquela vontade de ler o livro agora? É a minha vontade.
    Vou esperar mais um pouquinho - até porque comprei 5 livros domingo, e quando tiver outra promo, comprar correndo!
    Ótima resenha =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Aaaaaaaa, preciso comprar essa saga :)
    Esperando ansiosamente uma promoção de livros pra comprar!
    Li a resenha do ultimo livro primeiro que esta e to doida pra ler a história de A Bela e a Fera <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, então lá no submarino vez ou outra ela esta com uma promoção bem legal. Hoje mesmo o box está por menos de 40 reais ^^

      Excluir
  11. Gostei muito da sua resenha e acho que vou dar uma segunda chance para essa saga, que aparentemente só eu não gostei do primeiro livro rsrs

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro faz um mês e pouquinho eu acho... Fiz a resenha dele no blog. Interessante, mas eu esperava mais do livro!

    O primeiro livro não gostei muito. O segundo e o terceiro me surpreenderam mais!

    Beijoos
    http://colecionadoresdelivross.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo