Resenha: Mentirosos - E. Lockhart - Queria Estar Lendo

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

Publicado em 16 de dez. de 2017

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

A resenha de hoje é de um exemplar cedido em parceria com editora Seguinte. Mentirosos, young adult de E. Lockhart, é um suspense belamente escrito e com um final devastador, que continua conosco mesmo muito depois de finalizar a leitura.

Se você se interessou por Mentirosos, pode gostar de:

Cadence Sinclair é a neta mais velha e herdeira da família Sinclair, onde todos são bonitos e inteligentes e louros e ricos. Todos os verões, a família se reúne na ilha particular de Beechwood, onde Cady cresce ao lado dos primos, Mirren e Johnny, e do amigo Gat, um grupo nomeado de Mentirosos pelas tias. Os verões são cheios de lembranças e diversão, até o verão dos quinze.

 

Seja um pouco mais gentil do que precisa ser. Não aceite um mal que pode mudar. Sempre faça o que tem medo.

No fatídico verão em que os quatro tinham quinze anos, Cady sofre um acidente na praia e perde toda a memória daquele verão - ao mesmo tempo em que ganha poderosas enxaquecas. Dois anos após o acidente e depois de muito insistir com a mãe, Cady retorna a Beechwood e, com a ajuda dos seus Mentirosos, começa a reconstruir aquele verão e finalmente descobrir a verdade chocante do que aconteceu no verão dos quinze.

Chocada e profundamente triste é tudo que eu tenho para descrever como me sinto agora que terminei esse livro. Certamente esperava uma história forte e conforme a leitura avançava, eu criava mil e uma teorias. No entanto, nunca adivinhei a verdade medonha. Fazia meses que eu não lia um livro como esse, que me envolveu e que me fez sentir tanto.

Nós somos mentirosos. Nós somos lindos e privilegiados. Nós estamos rachados e quebrados.

Chorei durante toda a parte cinco, a verdade. Me senti profunda e pessoalmente atingida pela revelação.

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

Me afeiçoei rápido aos Mentirosos, mas era difícil distinguir a verdade dentro da narrativa, uma vez que as intensões dos personagens eram sempre mascaradas por palavras bonitas. Eram uma família que vivia de aparência e, como tal, aprenderam a dizer o que queriam sem usar todas as palavras. Sendo assim, um ponto super positivo para a autora por conseguir fazer isso.

 

O silêncio é um casaco protetor sobre a dor.

A história me pegou de um jeito que não achei que faria. Confesso que quando o livro saiu, eu até li uma ou duas resenhas sobre, mas nada que me empolgasse muito para ler. E quando recebi a parceria, fiquei me perguntando se tinha escolhido certo. Se eu realmente ia gostar dele. E graças a deus que escolhi ele.

Em Mentirosos nós encontramos uma história que, principalmente, fala sobre crescer. Crescer e começar a enxergar o que existe por debaixo da fachada das pessoas que amamos. Quando somos crianças nos deixamos levar pelos sorrisos, não compreendemos exatamente o que querem dizer, enxergamos apenas aquilo que eles querem que a gente veja.

Mas conforme crescemos, somos capazes de enxergar o que existe por baixo, as falhas e os comportamentos inadequados que todos temos. E é isso que Cady, Johnny, Mirren e Gat passam a ver no verão dos quinze.

Assim, conforme os quatro começam a perceber a postura hostil do avô em relação a Gat ou as constantes brigas das mães pela herança, a forma como tentam colocar um contra o outro para que se tornem o favorito do avô, aquele que tudo herdará, mais eles passam a ver que a família está corrompida, caindo aos pedaços, que precisa de salvação.

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

Afinal, não é possível viver de aparência - e mais importante do que isso, eles não querem viver de acordo com aquela aparência.

 

A ilha é nossa. Aqui, de alguma forma, somos jovens para sempre.

Aos quinze anos, os quatro Mentirosos eram adolescentes confiantes, levados pelo idealismo de Gat e pelo amor feroz de Cady. Pelo medo de perderem um paraíso onde não importava quem eles eram durante todo o ano, apenas quem eram em Beechwood, durante o verão.

E essa é a receita perfeita para o acidente que deixa Cady sem memória e ameaça todos os anos felizes que ela teve ao lado deles todos. De certa forma, Mentirosos é um livro sobre fins e começos.

A diagramação do livro também colabora bastante para uma leitura rápida e um ritmo que te instiga a querer cada vez mais. Dividido em cinco partes, indo entre o verão dos quinze e o verão dos dezessete, é difícil colocar o livro de lado.

Eu vou ficar bem, eles me dizem. Eu não vou morrer. Só vai doer muito.

Também amei a capa prateada e o mapa + a árvore genealógica no começo, que me ajudou bastante a me situar na história e como as coisas estavam acontecendo bem no começo do livro. Até porque, quando a gente chega ao fim, já se sente extremamente íntimo dos Sinclair - ou, ao menos, dos Mentirosos.

Acho que tudo que dá para dizer de Mentirosos é que temos uma história emotiva, muito bem construída, que se desenvolve a partir da capacidade humana de lidar com o trauma. Que fala de família, amor, preconceito e privilégio.

Uma história de sonhos destruídos, perda irreparável e a extensão da dor e do sofrimento emocional, do que nosso corpo é capaz para nos proteger de um grande trauma. E que não importa o seu gênero narrativo preferido, pode apostar que você vai adorar!

 

Sinopse: Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira. Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Título original: We were liars
Autora: E. Lockhart
Tradutora: Flávia Souto Maior
Editora: Seguinte
Gênero: Young Adult - Suspense
Nota: 5

Saiba Mais: Skoob | Amazon | Submarino | Americanas


Resenha: Mentirosos - E. Lockhart


28 comentários:

  1. Eu PRE-CI-SO ler esse livro! Sua resenha me deixou com a barriga doendo de ansiedade!!! kkkkkk Já li várias resenhas sobre ele, muitas pessoas me indicaram, e ele até está na minha lista para ser lido. mas ainda não encaixei nas minhas leituras. Agora acho que vou acelerar essa lista e colocá-lo a frente. Adoro livros emotivos e, principalmente, que tragam um suspense atrelado!
    Amei!
    Ótima dica!
    Beijooos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passa na frente, Eliza! Não vai se arrepender.

      bjs

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu estou quase tendo um certo surto com essa sua resenha. Sei que Lockhart é dona de uma escrita maravilhosa, mas não sabia que era tanto assim...
    Eu com certeza pretendo ler esse livro antes que o ano acabe porque, meu senhor, eu quero saber o que acontece nessa revelação!

    Beijão,
    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino, eu também não sabia que era tudo isso.
      Tava dando nada pelo livro. Tô acabada. Ainda tenho vontade de chorar sempre que lembro. LEIIIIA assim que puder! Não vai se arrepender.

      bjs

      Excluir
  3. Oi Bibs! Eu juro que tenho vontade de ler esse livro só por conta dessa revelação que todo mundo comenta e depois dessa resenha o livro parece ter mais emoções do que eu imaginava! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Quando tiver a oportunida, aproveita e lê, menina. TÃO BOM.

      bjs

      Excluir
  4. Olá!
    Eu fiquei chocada com o final do livro. Eu sinceramente não imaginava nada desse tipo, foram várias teorias e a autora me pegou de surpresa.
    Adorei a leitura, gostei bastante dos personagens e todas as lições que tiramos da história.
    Beijos!

    Books & Impressions
    Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raissa!
      Exatamente meus sentimentos. Várias teorias para ter aquele fim que eu total não estava esperando. Sempre que penso dá vontade de chorar auhsauhsuahsuahsuahs tô rindo de nervouser viu.

      bjs

      Excluir
  5. Oi, Bianca!
    Menina, todo mundo fica impactado no final desse livro.
    Eu não li, mas já sei alguns detalhes da história porque participei de uma discussão dele no clube do livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Ler ele sem qualquer spoiler é uma das melhores coisas do mundo. Tem tantas teorias e aí você chega no fim, coração despedaçado, viu.

      bjs

      Excluir
  6. Oi Bianca,
    O mais legal é que a capa e título não nos passam nada do que sua resenha passou. Fiquei bem curiosa a respeito.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Menina, leia quando tiver a chance. Quando você termina a leitura, o título faz todo sentido. E a capa é bem "genêrica", tanto a BR quanto a US, só representa os 4 mesmo, mas o nome é tudo. Nossaaaaaaaaaaaaaa.

      bjs

      Excluir
  7. Oi, bianca.
    Eu nunca li o livro mas também vi muitas resenhas sobre ele, até já quis ler mas sempre fico com aquele receio de me sentir impactada demais pela leitura, e acabar me sentindo estranha depois que ler. Eu tenho essas neuras kkk mas ainda assim quero ler o livro futuramente.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!
      Olha, eu me senti bem estranha quando terminei de ler. Passei 3 dias que eu chorava só de ver a capa do livro, foi uma reação que eu nunca tinha tido com livro. Já tive reações muito emotivas, já passei MESES lendo e escrevendo fanfic por não conseguir me desconectar do mundo, mas com Mentirosos foi diferente e eu não sei explicar. Mas foi maravilhoso. Há um tempo eu tava achando que já tinha lido os melhores livros da minha vida e fiquei triste com isso, mas a E. Lockhart me provou que eu ainda tenho muitos livros da vida para descobrir.
      Recomendo, viu! Não tenha receio, só sinta e leia :P

      bjs

      Excluir
  8. Oie
    Já li tanta resenha deste livro que eu já nem sei mais se quero ler. Acho o enredo muito curioso.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa!
      Total indico, viu. Não vai se arrepender, faz jus as resenhas todas.

      bjs

      Excluir
  9. Eu não gosto desse livro G_G
    Eu descobri o final no meio dele, então não foi nada revelador.
    Acho bastante irritante, por sinal.
    Mas a sua resenha está muito boa e que bom que você gostou do livro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo28.6.21

    Oie, com que idade já pode ler?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony!

      É um YA, então é recomendado para adolescente a partir dos 13/14 anos :) Não tem cenas de violência, abuso de substâncias ou conteúdo sexual explícito.

      Bjs

      Excluir
  11. Oi, estou louca para ler agora que li a resenha, não botava muita fé mas você me deixou com vontade kkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony!
      Quando recebi ele também fiquei pensando "mds mas será que vou gostar?" e acabei curtindo bastante. Acho que se você vai com as expectativas bem resolvidas vai ser uma leitura ótima!

      bjs

      Excluir
  12. Oiii, adorei a sua resenha e amei o livro Mentirosos, só não entendi se tem algum motivo especial desse ser o título do livro. Até tentei procurar de novo, mas não achei nada que disse explicitamente por quê o livro se chama Mentirosos, se pudesse me responder seria incrível.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz um tempinho que li, anony, mas até onde lembro o nome vem do apelido que as tias deram para os quatro: mentirosos. Então o título faz referência a eles.

      Excluir
  13. Anônimo24.10.21

    só uma palavra pra descrever esse livro: dor
    eu quase desidratei lendo a parte 5 e a descrição dos personagens no final, senti o mesmo nó na garganta que se sente quando algum conhecido morre, falo por experiência própria.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3.1.22

    Olá, Bianca!
    Comprei este livro com toda a minha mesada, e sua resenha me deixou mais interessada ainda, porém tenho muito receio de acabar lendo algo que não devia, você me entende?
    Eu tenho 12 anos, prestes a fazer 13, e eu vi que a sua recomendação de idade era de 13/14 anos mas mesmo assim eu fico hesitante em lê-lo. Gostaria de saber se o livro contém alguma cena mais "pesada", digamos assim, ou linguagem adulta, e a sua opinião também, se eu devo ou não iniciar a leitura.
    Perdoe-me pelo texto enorme, e por estar comentando numa resenha tão antiga, mas ficaria contente se me respondesse. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony!
      Então, o próprio tema da história já é um pouco mais pesado. A falta de memória da Caddy leva a gente a imaginar várias violências que ela pode ter sofrido para terminar com amnésia. Faz tempo que li o livro, mas não lembro de nenhuma cena de violência gráfica. Sobre a linguagem, lembro que era bem comum de YA. Ele não é um YA fofinho, como Para todos os garotos que já amei, por estar mais para um thriller. Então vai do tipo de conteúdo que você está acostumada a consumir, tanto em filme e série quanto em livro. Minha dica é ler o primeiro capítulo e ver como você se sente :)

      bjs

      Excluir
  15. Anônimo1.7.23

    Oi Bianca tudo bem? Terminei de ler ele ontem e achei o máximo!!! Porém fiquei com muitas dúvidas… (CONTÉM SPOILERS) a tia da cady pergunta em um determinado momento se ela viu o Johnny. A família também conseguia ver os fantasmas? Pois lembro que as irmãs também comentaram sobre fantasmas e aparições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela perguntou de forma nostálgica apenas, todo mundo ficou meio perturbado na família, mas eles não viam os mentirosos não, tanto que uma das coisas que me fez desconfiar logo do final é o fato de que as cenas da Cady com eles eram sempre separadas do resto da família, sempre só ela estava eles.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo