Resenha: No Meu Lugar - Queria Estar Lendo

Resenha: No Meu Lugar

Publicado em 22 de fev. de 2018

Resenha: No Meu Lugar

O mais recente lançamento do autor Jorge Castro é uma história sobre superação e aceitação; No Meu Lugar tem uma premissa simples, mas muito importante, e entrega representatividade e empatia em uma narrativa única.

Pedro está com problemas. Ele foi expulso de casa depois de um incidente que repercutiu em toda sua rotina, e esse incidente envolveu a revelação da sua orientação sexual. Abrigado por Guilherme, seu amigo mais próximo, Pedro vive em meio a crises de ansiedade e incerteza sobre seu futuro, mas, principalmente, sem saber exatamente onde é seu lugar em toda essa história.

Somos um grande bolo de massas diferentes, com medos parecidos e falhas quase infinitas.

Jorge entrega uma história sobre descobrimentos e entendimentos a respeito da vida; a narrativa tem uma sensibilidade enorme e fala sobre temas pesados (e necessários) de maneira exemplar.

A jornada de Pedro é mais do que apenas encontrar o seu lugar, é sobre se encontrar. Ele é um personagem muito frágil, bem desenhado dentro das páginas do livro. É um protagonista carismático, com um humor no ponto - mas igualmente sombrio e melancólico, uma vez que estamos dentro da sua cabeça.

Resenha: No Meu Lugar

Pedro convive com as crises como se fossem fantasmas, sombras espreitando cada pensamento seu, empurrando para longe qualquer ínfima luz de esperança ou felicidade ou mesmo compreensão. Ele sabe que tem amigos, sabe que não está sozinho, mas essa é a coisa sobre o psicológico: não importa o ambiente ou a situação, depende de você encontrar uma maneira de melhorar.

Depende da sua força e do seu entendimento a respeito da própria fragilidade. Pedro é forte, só precisa encontrar essa força. O livro entrega uma história simples e bem desenvolvida sobre os altos e baixos na vida do protagonista, enquanto ele caminha nessa trilha incerta que é a vida.

Seu cheiro vem em mente, e a voz, e a quentura dos dedos. O hálito. Cigarro sufocado em rios de hortelã.

Ao seu lado, Pedro conta com a companhia do Guilherme (cof cof meu filho cof cof). Gentil, compreensivo, sempre presente e disposto a ajudar, mesmo que não saiba exatamente de que maneira fazer isso, Guilherme é o raio de sol em meio à escuridão crescente do Pedro.

Ele é a mão estendida para erguê-lo, o sorriso que faz as trevas se dissiparem. Não é a solução perfeita de salvação, mas é um dos caminhos para que o Pedro atravesse os momentos difíceis. Eu amo cada momento entre os dois; é um romance leve, a princípio, com flertes e olhares e incerteza, mas também é um amor crescente, poderoso e importante.

É o tipo de amor entregue, que vê as partes sombrias, os medos e os terrores e se dispõe a ajudar. É o exemplo de relacionamento fofo, bem escrito e de causar calafrios e aquela sensação de felicidade genuína que enche qualquer coração.

Resenha: No Meu Lugar

Carla é outra personagem bastante presente no dia a dia dos meninos; uma das amigas mais próximas do Guilherme, ela adota Pedro dentro desse círculo de amor e apoio e não dá pra fazer mais do que querer abraçar todos eles e protegê-los do mundo.

Carla é a rainha da responsabilidade, cheia de paranoias e medo de falhar.

No Meu Lugar fala sobre abandono, sobre preconceito e sobre as consequências de um medo irracional, mas intrinsecamente conectado ao que o preconceito faz com as pessoas. O medo de se abrir e de contar para o mundo quem você realmente é, uma vez que o mundo oferece tanta hostilidade de volta - e também fala sobre aceitação.

Ao mesmo tempo em que tem muito ódio e crueldade, tem também amizade e todos os tipos de amor. A jornada do Pedro é também a do Guilherme, da Carla, da Lara, do Pablo. É minha e sua.

Um livro apaixonante, cheio de emoções e de personagens carismáticos, No Meu Lugar é a promessa de todos os tipos de emoções possíveis - e com certeza a melhor pedida para quem quer chorar e sorrir com a história de um garoto encontrando o seu lugar.

Sinopse: Não é o melhor ano para Pedro Carvalho. Com surtos constantes de ansiedade, a traição do primeiro amor e uma depressão insistente, seu mundo desmancha de um dia para o outro. Quando a verdade sobre sua sexualidade o faz ser expulso de casa, Pedro tem que aprender a lidar com novos desafios: como os outros o veem, como ele se vê, e os sentimentos explosivos que esconde por Guilherme – o amigo generoso que o acolhe durante a crise, e que faz seu coração palpitar como ninguém. Lutando para se aceitar e entender onde se encaixa, Pedro precisa descobrir como reconstruir a vida. Mas quando o mundo o trata como um erro a ser corrigido, como não ceder aos medos rondando o peito? Como vencê-los e encontrar o seu lugar?

Título original: No Meu Lugar
Autora: Jorge Castro
Editora: Independente
Gênero: LGBT+ / Young Adult
Nota: 5 +
Skoob


GOSTOU DO LIVRO E QUER AJUDAR A MANTER O BLOG? ENTÃO COMPRE PELOS NOSSOS LINKS!

11 comentários:

  1. Oie
    Gosto de livros com este tema, e pelos teus comentários o livro parece ser muito bom. Vou procurar para ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Adoro livros com essa temática e sinceramente estou louca já parar ler ele, por se tratar de um romance leve acho que lerei ele entre uma leitura e outro.

    ResponderExcluir
  3. Oi DEnise!
    Eu baixei o e-book e como não conhecia nd sobre o livro eu fui deixando, mas agora que já conheço um pouquinho eu qro ler em breve, gostei mto, a história parece linda.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise.
    A premissa desse livro é interessante. A história parece ser ótima, mesmo tendo uma trama simples.
    Guilherme está passando por uma situação difícil e espero que ele encontre forças para superar tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise! Tudo bem? Eu não conhecia a obra, mas adorei a premissa! Parece tão real, tão real, achei incrível! Que bom que vc curtiu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Denise!
    Quando um livro LGBT traz tantos temas decorrentes da situação dos protagonista e mostra que apesar do abandono e das descobertas, o amor consegue superar tudo, claro que é um livro bem interessante e um tanto até sentimental, concorda?
    “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.” (Theodore Roosevelt)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Oi De,
    Acho esses livros com a temática LGBT tão necessários. Abre os olhos de quem os lê de uma maneira sensível e inspiradora.
    Vou querer ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Achei incrível a temática deste livro, gosto bastante de ler sobre temas atuais e que nos façam abrir a cabeça sobre assuntos, assim como este livro. Gostei da tua resenha e como ele é um livro pequeno, creio que seja uma excelente dica de leitura leve, mas ainda sim com bastante conteúdo e aprofundamento sobre esta relação. Já adicionei ele a lista desejados.

    ResponderExcluir
  9. AAAAAAAAAAAAAAA que resenha maravilhosa <3
    É muito bom saber que você é apaixonada pelo Pedro e pelo (seu filho) Guilherme, e que a história deles continua tocando seu coraçãozinho de elfo :3
    Obrigado por isso, e por estar sempre presente <3
    Melhor blog aaaaaaaa

    ResponderExcluir
  10. Eu me interessei muito ler esse livro eu adoro histórias com pegadas LGBT e eu estou terminando de ler o livro me chame pelo seu nome e depois eu vou dar uma olhada para ver se compro esse livro porque achei muito fofo

    ResponderExcluir
  11. Não são todos os livros com essa temática que me interessam, na realidade são pouquíssimos. Prefiro ler mais sobre esse livro, ja que estou conhecendo essa história agora.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo