Resenha: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil - Queria Estar Lendo

Resenha: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

Publicado em 23 de mar. de 2018

Resenha: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil é uma leitura mais do que importante, é necessária. Publicado pela editora Seguinte, que nos cedeu um exemplar para resenha, o livro de autoria de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo, e que conta com as ilustrações de nove artistas, é um presente para quem o lê.
Sinopse: Dandara foi uma guerreira negra fundamental para o Quilombo dos Palmares. Bertha Lutz foi a maior representante do movimento sufragista no Brasil. Maria da Penha ficou paraplégica e por pouco não perdeu a vida, mas sua luta resultou na principal lei contra a violência doméstica do país. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.
Todos os livros nos afetam de alguma forma, nos fazem sentir os mais diversos sentimentos, mas alguns vão além. Este é o caso de Extraordinárias. Em suas 200 páginas este livro conta a história de 44 mulheres que mudaram a história do nosso país, que lutaram com as armas que tinham - espadas, armas de fogo, sua palavra, seu conhecimento - por aquilo em que acreditavam.


Resenha: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil
Se várias gerações crescem sem saber quem são as mulheres que fizeram nossa história, que lugar no país e no mundo somos preparadas para ocupar?
Atualmente a força feminina tem sido cada vez mais destacada, e termos como feminismo podem ser  encontrados em ensaios, discursos, posts nas redes sociais e até mesmo no almoço de domingo em família. Mas ainda que exista esse destaque para o movimento, ele continua a vir acompanhado de aspectos negativos e uma incompreensão sobre seu real significado. A luta feminina por igualdade vive uma crescente, mas não é novidade, nunca foi.


Resenha: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

Extraordinárias serve para mostrar que as mulheres sempre lutaram, seja no palco ou nos bastidores da história. Através deste livro conhecemos muitas mulheres que revolucionaram o país nas mais diversas áreas. A primeira brasileira alfabetizada, ainda em meados de 1550, filha de uma índia e um português. Uma garota de 18 anos que largou a casa e o marido para se unir a uma rebelião e viver um grande amor. A figura de uma mãe que usou todo seu poder de mídia e contatos para lutar contra aqueles que assassinaram seu filho, e acabou morta por isso. Uma missionária que foi assassinada a sangue frio por defender o direito a uma distribuição justa de terras.
Colocando essas mulheres lado a lado, percebemos o quanto suas vidas se entrelaçam no tempo, no espírito ou nas convicções, e como séculos de história separam as mesmas reivindicações. Entendemos como cada uma foi vítima e embaixadora de sua época.
Este livro carrega uma beleza ímpar, com suas ilustrações e as histórias de vida e luta nele contidas. Uma leitura obrigatória e que deveria ser adotada por todas as escolas desse país. A partir da história dessas mulheres incríveis conhecemos também um pouco mais da história do Brasil, aqueles detalhes que ficaram esquecidos ou cenários que o ensino escolar optou por não cobrir. 


Resenha: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

Quanto ao aspecto gráfico, não há o que criticar na edição. As ilustrações são lindas, fortes e representam muito bem as mulheres que estão retratando, as artistas estão de parabéns. O formato do livro é mais quadrado, dando mais espaço para as informações e as imagens. Os textos tem termos grifados e que são explicados ao final, em um glossário. Existem também caixas de texto que explicam um pouco mais detalhadamente alguns aspectos importantes para a compreensão da história de alguma dessas mulheres. A editora Seguinte foi muito feliz com este livro como um todo, é uma lindeza sem fim!


Resenha: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil é uma das leituras mais agregadoras que já fiz. Esteja preparada para receber um mar de informações, para ficar chocada pela falta de conhecimento acerca de muitas dessas mulheres incríveis e principalmente para sentir o poder que existe em ser mulheres. Leia este livro, presenteie seus amigos e familiares com ele, espalhe a força da mulher brasileira e revolucione ainda mais nosso país.

Título original: Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o país
Autoras: Duda Porto de Souza e Aryane Cararo
Ilustradoras: Adriana Komura, Bárbara Malagoli, Bruna Assis Brasil, Joana Lira, Helena Cintra, Laura Athayde, Lole, Veridiana Scarpelli e Yara Kono
Editora: Seguinte
Gênero: História | Feminismo
Nota: 5 +
Skoob

GOSTOU DO LIVRO E QUER AJUDAR A MANTER O BLOG? ENTÃO COMPRE PELOS NOSSOS LINKS!

 Amazon  |  Submarino  |  Americanas

24 comentários:

  1. Oi, Eduarda.

    Acho que é um livro que ressalta bem o extremo valor dessas mulheres que tiveram sua importância e um papel importante em nossa sociedade, diante das circunstâncias, e que merecem o devido reconhecimento por serem tão guerreiras.

    E que nos permite conhecer detalhadamente suas trajetórias, e até mesmo, tê-las como exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, gostei do livro exatamente por nos apresentar algumas da inúmeras mulheres que lutaram pela melhoria do nosso país, e que foram em muitos casos desprezadas e não reconhecidas.

      Excluir
  2. Eduarda que livro maravilhoso!!
    Acho que é a primeira resenha que leio sobre ele e já amei só pela sua resenha!
    Amei as ilustrações tbm assim como o enredo, preciso conhecer e espero que seja logo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, o livro é lindo como um todo. Tive a chance de ver alguns livros semelhantes de outras editoras e posso afirmar que, até o momento, este é o meu favorito! Vale muito a leitura!

      Excluir
  3. Oi, Eduarda

    Eu não li o livro ainda, mas mesmo sem ter lido concordo que ele deveria ser adotado em escolas só de saber a proposta dele! E o que eu mais curti foi que eles escolheram mulheres de várias épocas diferentes, mostrando que a luta não é de hoje, que não é de hoje que as mulheres lutam por seus direitos e que correm atrás daquilo que querem!
    Sem falar nessa edição maravilhosa!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires,
      siim eu amei como eles foram contando a história do nosso país através destas mulheres guerreiras. É livro que deveria ser leitura obrigatória, viu.

      Excluir
  4. não conhecia e confesso que a curiosidade bateu

    Com Carinho!!
    Mesmero H.L. Anjens
    Site : https://www.newsfallenbooks.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Eduarda.
    Eu já tinha visto esse livro e me interessado por ele pela beleza da edição. Mas agora sabendo do que se trata eu vou querer ler ele com certeza. Terminei Coragem ontem e sei do que você está falando sobre o livro falar com a gente. E esse parece ser incrível e que merece ser lido por todos mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Menina esse livro é uma lindeza sem fim, começando pelas suas ilustrações magníficas e concluindo com o seu conteúdo que é dos mais inspiradores. Quanto a Coragem, a Denise está lendo e está totalmente impactada com o livro!

      Excluir
  6. Oi Eduarda!
    Que livro incrível! Quero ler, já vi que vou aprender muito com esse livro.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora,
      menina leia esse livro sim! É incrível como infelizmente conhecemos tão pouco sobre a história do nosso país, e principalmente sobre as mulheres que lutaram por ele.

      Excluir
  7. Eduardo do céu, eu jurava que esse livro era da Intrínseca, acho que por causa do nome hehehhee Tao bacana uma obra que mostra que as mulheres sempre lutaram, algo tao importante atualmente e a edição tá de babar!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      é que na verdade a Intrinseca também lançou um livro sobre mulheres brasileiras, mas confesso que vi bem pouco sobre ele nas redes. O que acho uma pena.Livros assim devem ser exaltados, e não esquecidos no rolê.

      Excluir
  8. Oláá!!
    Gostei muito do post!!! O livro parece ser fantástico <3
    Segui o seu blog, quero convidá-la a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta,
      o livro é realmente uma delicinha de se ler. Indico muito!

      Excluir
  9. Oi Eduarda.
    Esse livro devia ser uma leitura obrigatória em todas as escolas. Talvez assim os adolescentes aprenderiam sobre as lutas dessas mulheres maravilhosas, valorizariam mais os seus feitos e continuariam a luta.
    Achei as ilustrações muito bonitas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela,
      concordo totalmente contigo. É louco perceber o quão pouco conhecemos da história das lutas de nosso país, e principalmente das mulheres que por ele lutaram (das mais diversas formas). Esse livro é leitura necessária para todos, e devia mesmo ser leitura obrigatória nas escolas!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei interessado em ler esse livro logo que ele foi publicado e vi as divulgações na internet eu achei muito interessante reunirem a história dessa 50 mulheres maravilhosas e como elas influenciaram a nossa história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina o livro é maravilhoso, leia sim! Garanto que tu não terá arrependimentos!

      Excluir
  12. Oi Eduarda,
    Amei a proposta desse livro e quando vi ele pela primeira vez já sabia que ia amar. É claro que precisamos ver essa força feminina destaca, e não só incentivas como também participar desse movimento feminista que ocorre no mundo!
    Com certeza é um livro que irei comprar assim que possível!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Esse livro está a coisa mais linda, pretendo lê-lo em breve!! É bom sabermos mais sobre as mulheres que marcaram nossa história, suas lutas para conseguir igualdade, acho que a leitura é obrigatória a todos nós brasileiros!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo