Resenha: Desejo & Escândalo - Queria Estar Lendo

Resenha: Desejo & Escândalo

Publicado em 17 de abr. de 2020

Resenha: Desejo & Escândalo

Desejo & Escândalo é o primeiro livro da série Sins of all Seasons, da autora Lorraine Heath. Publicado pela editora Harlequin, a história de um bastardo em busca de vingança e reconhecimento nos faz mergulhar em uma Londres mais sombria que muitos romances de época se dispõem a apresentar.

Sinopse: Mick Trewlove é o filho bastardo do duque de Hedley, mas ninguém sabe disso. Mesmo depois de se tornar um empresário de sucesso, ele ainda busca vingança contra o homem que o abandonou. E qual a melhor forma de fazer isso do que seduzir a noiva do filho legítimo do duque? Lady Aslyn está noiva do conde Kipwick, filho único do duque de Hedley, mas se vê, inesperadamente, apaixonada pelo misterioso bilionário Mick Trewlove. Durante os passeios pelos parques de Londres, ela começa a desconfiar de que algo se esconde por trás do sorriso sedutor, mas não tem certeza. Quando os segredos são revelados, uma reviravolta inesperada surpreende Mick, que terá que escolher entre manter seu plano de vingança ou ser feliz.

Lady Aslyn é uma dama curiosa e inquieta, que deseja conhecer mais sobre o mundo e as pessoas. Mas está presa a amarras sociais e ao amor de seus tutores. Prometida desde seu nascimento ao conde Kipwick, nunca teve a oportunidade de ser verdadeiramente cortejada ou de provar das demais liberdades que as outras damas já tiveram. Um simples deslize poderia se tornar um escândalo, jogando a reputação de Aslyn na lama.

Exatamente o que Mick Trewlove desejava. O bastardo do Duque de Hedley havia se tornado um empresário de sucesso, seus negócios viriam a ajudar muitas pessoas em uma das áreas pobres de Londres. Pessoas essas que, assim como ele, viveram a contragosto da sociedade. Mas nem todo o sucesso financeiro do mundo poderia dar a ele o que mais desejava: reconhecimento.

Na Londres de 1870 um bastardo como Mick Trewlove e seus irmãos de criação eram vistos como frutos do pecado e, em muitos casos, relegados a morte. Mulheres eram pagas para matar esses frutos indesejados, bebês recém nascidos eram largados na sarjeta ou despojados para serem levados por animais. Tendo sobrevivido ao destino cruel que lhe foi imposto e triunfado,ainda era visto como escória pelos lordes e nobres da época.

Independente do sucesso e poder financeiro conquistado, Mick Trewlove jamais seria visto além da condição de seu nascimento. Um bastardo. Fruto do pecado. 

Com esse estigma sob sua cabeça, Mick trama uma maneira de buscar com que o Duque o reconheça perante a sociedade. Para isso, utilizará de todas as armas a seu alcance. Seja fazer uso do vício em jogo de Kipwick, o filho legítimo do duque, de uma maneira a fazer com que ele se afogue em dívidas. Ou, até mesmo, conquistando a noiva de seu irmão - e protegida do Duque - para depois largá-la; em meio a desonra e escândalo.

É diante dessa premissa que toda a história se desenvolve já a partir da primeira página. Na busca cega de Mick por vingança, onde não importa quem ele precise machucar para chegar ao fim que deseja. E é exatamente nesse ponto que a autora me perdeu. Antes mesmo da história iniciar direito.

Resenha: Desejo & Escândalo

Lorraine Heath escreveu uma boa história, ainda que não seja meu perfil preferido de narrativa dentre os romances de época que já li. O potencial de Mick e Aslyn como casal é muito grande e o romance desenvolvido poderia ter sido maravilhoso. Mas sou incapaz de me permitir envolver em uma história que parte dessa premissa, que reforça a cada pensamento de seu protagonista o quanto seu objetivo final é de quebrar o coração - e com ele a reputação - de uma mulher.

Não fez diferença para mim que a partir de determinado ponto Mick tenha começado a rever seus sentimentos, porque ele nunca revê o seu plano. Não até ser tarde demais, e talvez nem mesmo assim. É incoerente com a leitora que eu sou, me deixar levar por um casal dentro dessa situação. 

Mick é 11 anos mais velho que Aslyn, muito mais experiente na vida e na cama, ainda que seja um bastardo e ela uma lady ele ainda tem maior poder do que ela quanto as suas decisões. E, ainda assim, mesmo quando encontra essa mulher, jovem e linda, tímida e ávida para conhecer o que o mundo tem a oferecer, ele não consegue deixar de pensar em como ao final de tudo ela vai ser apenas mais um meio para um fim.

Queria muito que a autora tivesse me surpreendido, apresentado algumas reviravoltas quanto ao personagem, me entregado algo que fizesse com que eu pudesse olhar seu protagonista com outros olhos. Infelizmente não aconteceu. 

A trama seguiu seu rumo e o final, apesar de apresentar alguns desenvolvimentos interessantes, me soou um tanto quanto fácil. O grande problema nunca foi resolvido, o drama que esteve lá e fazia tanto sentido foi banalizado e deixado de lado, e as coisas se concluíram em uma calmaria até mesmo enfadonha.

Apesar de todas essas críticas, não acho que seja um livro ruim. Como disse acima, tinha muito potencial e por vários momentos entregou um enredo muito bom de se acompanhar. Imagino que se você, como leitora, não tiver detrimentos tão ferrenhos quanto eu com as situações que apontei nesta resenha, pode sim vir a gostar da leitura e achar ela proveitosa. Eu sinceramente queria ter achado.

Desejo & Escândalo é um romance de época que não apela para o humor. Que mergulha em uma Londres de bastardos e nobres que deixam seus filhos indesejados para morrer, de pessoas que lutam para sobreviver a margem da nobreza e criam seu próprio espaço em meio a sociedade

Título original: Beyond Scandal and Desire (Sins of all Seasons #1)
Autora: Lorraine Heath
Editora: Harlequin
Gênero: Romance de época
Nota: 3,5

7 comentários:

  1. Oi! Esta é uma séries de romances de época que mais tenho curtido ultimamente. Só falta eu ler o volume três e até agora a autora não me decepcionou.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!
      Eu quero muito ler o segundo porque, como disse, meu problema foi com a premissa da história e não com o universo em si. Fiquei bem empolgada com a sinopse do segundo, acho que vou adorar!

      Beijinhos e obrigada por deixar sua opinião :)

      Excluir
  2. Oi, Eduarda
    Não é todo mundo que gosta das obras da Lorraine, mas no meu caso eu não vejo tanta diferença assim na narrativa dela. Gostei muito desse livro por causa do mistério, é meu preferido, e o segundo também.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,
      então guria, eu realmente adorei a ideia dos bastardos e fiquei bem empolgada com a Londres retratada por ela. Meu problema mesmo foi toda essa coisa de usar a Aslyn, não consegui evitar. Mas quero ler o segundo, acho que vou curtir bastante!

      Fico feliz de te ver por aqui, obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  3. Oi Eduarda, tudo bem? Eu gostei da história e do fato da autora falar de uma maneira mais aberta sobre os filhos fora do casamento, mas achei o segundo volume melhor que o primeiro.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      sim eu super curti a abordagem dela sobre o assunto. Já li outras autoras falando sobre bastardos, mas nunca dessa forma. Adorei esse ar mais realista, essa Londres mais pé no chão. Estou empolgada para ler o segundo, tenho quase certeza que sem toda essa questão de "usar uma garota e acabar com a reputação dela" eu vou finalmente conseguir adorar essa série!

      Obrigada por compartilhar tua opinião, beijinhos :)

      Excluir
  4. Oi Eduarda,
    O que me afastou dos romances de época foi exatamente o fato de estar sempre naquele 'mais do mesmo' sem grandes reviravoltas. Estou sem lê-los há uns 2 anos e pensando em voltar por conta dessa pandemia, acho que preciso de algo para aquecer o coração... Minha mãe adora essa autora então tenho alguns livros dela aqui em casa. rs
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo