Resenha: O Príncipe e a Costureira - Queria Estar Lendo

Resenha: O Príncipe e a Costureira

Publicado em 10 de nov. de 2020

Resenha: O Príncipe e a Costureira

O Príncipe e a Costureira é uma história em quadrinho sensível e extremamente cativante da premiada autora Jen Wang. Lançado aqui pelo selo de HQ's da Darkside, que cedeu este exemplar para resenha, conquistou seu lugar entre os meus favoritos do ano.

A história acompanha Sebastian, príncipe herdeiro da Bélgica. Seus pais estão a procura de uma futura rainha para ele - mas tudo que Sebastian se interessa é na própria liberdade. E, nessa liberdade, ele encontrou felicidade assumindo a identidade de Lady Cristallia, com vestidos fabulosos e perucas impressionantes.

É por causa de Lady Cristallia que Sebastian contrata os serviços de Frances, uma costureira tímida e esquecida com um talento estrondoso. Juntos, eles desbravam Paris e exaltam a moda como nunca antes, mas tudo isso nas sombras - o que pode colocar o segredo do príncipe e o nome de Frances e seu talento para o mundo em cheque.

Resenha: O Príncipe e a Costureira

Eu comecei e terminei a leitura dessa HQ com um sorriso enorme no rosto. É uma trama doce, gentil, com seus momentos que impactam e conseguem algumas lágrimas; é uma trama sobre liberdade de ser quem você ama ser, sobre amar o que você faz, sobre amar quem entende quem você é.

A relação entre a Frances e o Sebastian é de uma doçura que faz o coração ficar quentinho. A princípio, é tudo sobre o vestido e a Lady Cristallia, até que se torna sobre eles - não o príncipe e a costureira, mas um garoto e uma garota com sonhos e expectativas e amores incompreendidos. Frances, com sua arte ignorada por todos; Sebastian, com o segredo de Cristallia e a importância que ela tem para ele.

Resenha: O Príncipe e a Costureira
Resenha: O Príncipe e a Costureira

A abordagem é sensível e adorável e é um amor acompanhar a aproximação dos dois; os traços que a autora dá para o desenvolvimento do quadrinho contribui para a emoção. Os olhares e os sorriso dizem mais do que todas as palavras da história.

Eu gostei muito de como o medo do Sebastian da rejeição e do preconceito frente à sociedade foram explorados. Esses receios moldaram seus trejeitos e como ele reage ao mundo como príncipe - mas, como Lady Cristallia, ele se deixa pertencer ao universo. E os vestidos da Frances dão ainda mais vida a isso.

Sua relação com os pais, o rei e a rainha, também dizem muito sobre responsabilidades e o quanto ele tinha medo de fracassar com as expectativas - não apenas pelo amor aos vestidos, mas também com todo o peso da coroa.

Resenha: O Príncipe e a Costureira
Resenha: O Príncipe e a Costureira

Frances, por outro lado, teve destaque na questão artística e independente. Enquanto Sebastian luta com as mentiras e segredos e as consequências de ter a verdade sobre ele entregue ao mundo, Frances precisa lidar com o quanto esses segredos afetam seus sonhos.

Afinal de contas, Lady Cristallia é um mistério e tudo que a cerca também. Seus vestidos existem nela, mas não pertencem a Frances. E seu maior sonho é espalhar sua arte pelo mundo, então ficar presa a Sebastian - ainda que os sentimentos entre eles estejam florescendo e a relação, se aproximando - pode ser ruim.

Resenha: O Príncipe e a Costureira

Eu amei tudo. Amei o fim, que vem de uma dorzinha no coração para um cena espetacular sobre tolerância e amor e o que significa aceitação e pertencimento; amei as ilustrações, que são vivas e fofas e têm cores exuberantes. Amei a história que a autora resolveu contar e como ela é atual e importante, porque fala sobre se aceitar e mostrar ao mundo que ser quem você é, amar quem você é, é tudo que realmente importa.

O Príncipe e a Costureira foi uma leitura rápida, do tipo que a gente não vê as páginas passando, e é perfeita para sorrir e ficar feliz. Encontrou espaço entre minhas histórias favoritas sobre amor e liberdade e com certeza vai ficar no meu coração por muito tempo.

Sinopse: Um príncipe que gosta de usar vestidos. Uma costureira que sonha em fazer suas próprias criações e ter seu talento reconhecido. Um conto de fadas apaixonante para guardar no coração. É com o peito cheio de afeto e orgulho que a DarkSide® Books anuncia o lançamento de O Príncipe e a Costureira, de Jen Wang, obra vencedora do Eisner Award em 2019 nas categorias de melhor publicação juvenil e melhor roteirista/desenhista, além dos prêmios de melhor álbum juvenil em Angoulême 2018, e de melhor livro juvenil no Harvey 2018. Sebastian é o príncipe herdeiro da Bélgica. Ele está em busca de uma esposa ― ou melhor, seus pais estão cuidando disso para ele. Sebastian, na verdade, está mais ocupado escondendo seu segredo de todos: à noite, ele coloca vestidos ousados e sai pelas ruas de Paris como a fabulosa Lady Crystallia, o ícone fashion da capital da moda. Tal façanha é graças ao belíssimo trabalho de Frances, sua melhor amiga e costureira, e uma das duas únicas pessoas que sabem a verdade. Mas Frances sonha com a grandeza e o reconhecimento, e fazer os vestidos de Lady Crystallia significa viver à sombra de um segredo para sempre… O Príncipe e a Costureira é uma história delicada e sensível. Com um traço exuberante e extremamente colorido, Jen Wang dá vida a uma dupla de adolescentes que quer viver a vida ao máximo e aproveitar cada oportunidade, e que encontra apoio um no outro em seus respectivos desafios. Além de apresentar a trajetória de Frances enquanto ela constrói sua carreira como costureira e se depara com alguns percalços na busca pelo caminho certo, Wang narra a história de um menino que por vezes se sente mais como ele mesmo usando vestidos. O Príncipe e a Costureira é uma história sobre identidade e aceitação, sobre uma amizade que acolhe e respeita sem ressalvas, e que mostra como o amor e respeito ao próximo têm muito mais força do que a intolerância. O quadrinho é mais um lançamento do selo DarkSide® Graphic Novel e chega para os leitores em um padrão de qualidade digno da realeza. Um conto de fadas para qualquer idade ― e que, assim como Lady Crystallia encantou os parisienses durante seus passeios noturnos, também vai roubar seu coração.

Título original: The Prince and the Dressmaker
Autora: Jen Wang
Editora: Darkside
Gênero: HQ
Nota: 5+

4 comentários:

  1. Ei, Denise, tudo bem? Eu já tinha ouvido falar dessa história por alto, mas lendo a resenha, eu fiquei com vontade de ler eu vou dar uma oportunidade para a história e colocar na minha lista de leituras. Eu achei a capa do hq linda e as fotos que vocês do blog fazem, ficam muito boas.


    Books House

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gostaria de saber a classificação de idade para esse livro?! (Exemplo : +12 +14 etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony! Acredito que seja um +14!

      Bjs.

      Excluir
    2. Anônimo1.3.24

      Muito bom nota 1000 +
      12+

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo