Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+ - Queria Estar Lendo

Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+

Publicado em 8 de jun. de 2021

Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+

Entramos no mês do Orgulho LGBTQIA+, então nada melhor que trazer uma mega lista com indicações de livros protagonizados e/ou escritos por pessoas que pertencem à comunidade, né?

Separamos algumas histórias que amamos e pedimos indicações nas redes sociais. Fizemos as listas de acordo com os principais gêneros da literatura pra deixar tudo organizadinho. Alguns estão disponíveis no Kindle Unlimited, todos estão disponíveis na Amazon!

Histórias de fantasia ou de ficção científica:

Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+


Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância. Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a prover, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada. Em seu caminho, surgem duas pessoas que mudarão o curso de sua vida: Mirabel, uma impetuosa pintora de cabelos cor-de-rosa, e Dorian, um belo e enigmático homem descalço. Navegando por bailes de máscaras e sociedades secretas, este é só o início de uma missão que o levará a um estranho labirinto subterrâneo, às margens do Mar Sem Estrelas. Um mundo maravilhoso de túneis sinuosos, cidades perdidas, amantes eternos e histórias a serem preservadas, custe o que custar…


Zepelins e tempestades são comuns na Nova Era, assim como as crianças levadas para trabalhar nas nuvens, responsáveis por captar a eletricidade dos raios. Tifa foi uma dessas crianças. Desde que tomou o Oyá, ela fez da libertação dos outros sua missão e junto a Nico e Nadira trouxe escolha para diversas crianças. Porém, cinco meses atrás, Nico foi capturado em uma operação em Argel e a capitã não se permite descansar enquanto não salvá-lo. É loucura, ela sabe, e Tifa pode pôr tudo a perder. Mas às vezes a luta também é sobre resgatar os seus e sobreviver outro dia.


Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar... diferente. Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu... mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados. A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando à cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério. Não importa o custo.


Emily é uma estudante que, utilizando as pesquisas de seu ídolo, cria uma máquina do tempo. O que a jovem não desconfiava era que estava sendo usada e acaba abandonada no ano de 1917, depois de um período de estudos com sua equipe. Não bastasse não ter como voltar ao seu tempo, seu único amigo é convocado como soldado na primeira guerra mundial. Teresa, uma jovem com fobia social, e as irmãs estão começando a superar um sequestro em massa, quando seu irmão desaparece. Agora elas precisam superar o passado, suas diversidades e seus segredos para poder encontrá-lo. Quando o destino de Emily e Tereza se cruzam, elas conseguirão se unir para salvar aqueles que amam?

Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+


Você nem imagina os mistérios que existem do outro lado do Universo. Se tiver coragem de desbravá-los, é melhor se preparar. Essa não será uma jornada rápida e os perigos podem surgir a cada momento, de onde menos se espera. A boa notícia é que você não estará sozinho. Milhares de leitores em todo o mundo já embarcaram nas páginas dessa que é A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil.


Odete trabalha para uma vilã. Helena, para uma super-heroína. Elas são inimigas naturais - e se você contar para alguém, Odete vai negar, mas ela até que acha Helena uma gracinha. Eis que um novo super vilão aparece para ameaçar a cidade - e o dia de folga das duas ajudantes. Entre encontros inesperados, ataques maléficos e milk-shakes, o que pode acontecer quando essas ajudantes colocam a rivalidade de lado?


Quando os mortos começam a caminhar pelas ruas, o que sobrou da humanidade precisa lutar para sobreviver. Em um Brasil tomado pelo fim dos tempos, três grupos de sobreviventes precisam lidar com as consequências do Dia Zero - quando Necromantes subiram à Terra, invocando exércitos de corpos apodrecidos. Igor e Thiago não sabem até onde conseguem ir em sua missão de alcançar um lugar seguro. Helena precisa encontrar a esposa, mas o novo mundo não parece ajudá-la. E Ágata só quer uma coisa: manter os namorados a salvo. Separados por quilômetros de distância, a única certeza que todos eles têm é de que ainda estão aqui.


Mesmo sem ter planos de casar com a namorada, Alice encontrou o vestido de noiva perfeito. O único problema é que ele veio com um brinde nada conveniente: um fantasma. E ainda pior: um fantasma com um pedido que Alice precisa realizar se quiser seu vestido livre de assombração.

Romances contemporâneos:

Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+


Liz Lighty sempre achou que fosse negra, pobre e estranha demais para brilhar em sua pequena cidade rica e obcecada por festas de formatura. Mas tudo bem, porque ela tem um plano: estudar na renomada Pennington College, onde fará parte de sua conhecida orquestra e, eventualmente, se tornará médica. No entanto, quando Liz descobre que não pode mais contar com a ajuda financeira que esperava, seus planos vão por água abaixo – até ela ser lembrada da bolsa de estudos que sua escola oferece para o rei e a rainha da festa de formatura. Não há nada que Liz odeie mais do que ser o centro das atenções. Ela não quer ter sua vida exposta nas redes sociais, lidar com concorrentes do nível Meninas Malvadas e ser obrigada a participar de uma série de eventos humilhantes. Mas ela está disposta a fazer o que for preciso para estudar em Pennington. A única coisa que torna tudo levemente suportável é a nova garota da escola, Mack. Ela é inteligente, engraçada, e tão estranha quanto Liz. Mas Mack também está na disputa pelo título de rainha. Será que se apaixonar pela concorrência impedirá Liz de conseguir a coroa... ou a colocará direto em sua cabeça?


Felix Love nunca se apaixonou, o que ele considera uma ironia, já que seu sobrenome significa amor. Tudo o que ele mais quer é entender o sentimento de se apaixonar, de se dedicar por inteiro a alguém. Ele também gostaria de saber a razão de isso parecer tão fácil para todos, exceto para ele. Embora tenha orgulho de sua identidade, no fundo Felix receia ser marginalizado por ser negro, queer e transgênero, motivo suficiente para afastá-lo de seu felizes para sempre. Quando um estudante anônimo expõe fotos antigas de Felix antes da transição e começa a atacá-lo com mensagens transfóbicas, Felix cria um plano de vingança contra a única pessoa de quem suspeita. O que ele jamais conseguiria imaginar é que esse plano o colocará no meio de um quase triângulo amoroso que o fará questionar o que sente sobre as pessoas que o rodeiam. Enquanto tenta equilibrar o plano de vingança e a confusão de sentimentos, Felix empreende uma jornada de questionamentos e autodescobertas.


Depois de vivenciar um relacionamento fracassado e ter que lidar com chantagistas, fugir parece ser a única opção para Amir Azadi. Pousando em Roma por acaso, ele finalmente pode explorar quem realmente é, e as noites com novos amigos pelas piazzas da cidade e dates na Capela Sistina logo se tornam sua rotina... até que sua antiga vida bate (literalmente) à porta. Amir sempre soube que sair do armário para a sua família muçulmana seria complicado – ele só não imaginava que isso terminaria em uma sala de interrogatório de um aeroporto. Agora, ele precisa dizer toda a verdade e nada além da verdade para um oficial da alfândega dos Estados Unidos, ou arriscar perder a liberdade conquistada com tanto esforço.

Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+


Uma afropatricinha de carteirinha, Ágatha vê seu mundo afundar na estrada de barro quando vai passar uma semana durante o verão na casa do pai, no interior de Minas Gerais. Por sorte, nessa viagem o seu caminho atravessa o de Tieta, uma mulher fora dos padrões que a sociedade pede. E é na troca de experiências completamente diferentes que nascerá uma relação com frutos pelos quais nenhuma das duas esperava.


Às vezes, uma noite é tudo o que as pessoas precisam para definir o resto de suas vidas. Camilo e Darin nunca deveriam ter se encontrado. Suas vidas caminhavam em direções completamente opostas. Pelo menos até o momento em que Camilo invade a festa de formatura de Darin, que, recém chutado pela (ex) namorada, está vivendo uma espécie de inferno pessoal. Reunidos por estranhas coincidências (destino? Sorte? Ou o capricho de um jovem deus com um arco nas costas?), Camilo e Darin vão cruzar não apenas um com o outro, mas com um envelope vermelho que contém três bilhetes (suspostamente) mágicos. Cada bilhete realiza um pedido — só que as regras no verso são tantas que os dois precisam escolher bem o que cada um vai desejar. O único problema é que eles se esquecerem de ler as letrinhas miúdas... Uma noite inesquecível é uma história divertida e sensível sobre garotos descobrindo quem são e quais os segredos de seus corações jovens, tudo isso enquanto vivem a noite de suas vidas (ou quase isso).


Helena acabou de conseguir um emprego, o que é ótimo! Entretanto, o gosto amargo da sensação de ter sua carteira de trabalho assinada se deve à aposta que perdeu para sua melhor amiga, Gabriela. Por isso, ela terá de experimentar sete tipos de café na cafeteria Dulce, o que não seria o fim do mundo se ela gostasse pelo menos um pouquinho da bebida que vira o seu paladar de cabeça para baixo. Mas Helena sempre detestou café, e não tem nenhuma boa perspectiva em relação ao cumprimento dessa aposta. Porém, algo que Helena nem imagina a espera por trás das portas de vidro do simpático Dulce Café. Será que ela conseguirá lidar com o novo emprego, com os cafés que terá de experimentar e com um novo amor?

Histórias sombrias ou de suspense:

Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+


Gossip Girl encontra Corra! em Ace of Spades, um suspense dark academia contemporâneo sobre dois estudantes, Devon & Chiamaka, e sua luta contra um bully anônimo na escola onde estudam.


Há um ano, Blessfield, uma pacata cidade do interior da Flórida, enterrou 12 mulheres vítimas do violento e cruel serial killer Nathan Bardel. Ele foi julgado, condenado e morto. Mas antes que as feridas da cidade pudessem cicatrizar, um novo assassino em série surgiu. Mais violento. Mais cruel. Usando o mesmo método que seu antecessor. E ele tem uma obsessão: ela.


Há dezoito meses, a Escola Raxter para Meninas entrou em quarentena. Há dezoito meses, uma misteriosa doença virou a vida de Hetty do avesso. Começou devagar. Primeiro, as professoras foram morrendo, uma a uma. Então, começou a infectar as alunas, transformando o corpo delas em algo cada vez mais estranho. Isoladas do resto do mundo e deixadas à própria sorte, as meninas não se atrevem a ultrapassar o limite da escola. Hetty, Byatt e Reese esperam a cura prometida enquanto a doença se alastra. Mas tudo muda quando Byatt desaparece. Hetty não medirá esforços para encontrá-la, mesmo que isso signifique quebrar a quarentena e desbravar os horrores que as esperam além da cerca que separa a escola da floresta. E quando Hetty se lança rumo ao desconhecido, descobre que há muito mais mistérios por trás dessa história que ela jamais poderia imaginar.

Indicações para o mês do orgulho LGBTQIA+


A descoberta do corpo de uma famosa drag queen nas águas turvas de um mangue coloca Tibério Ferreira, um investigador marcado por eventos traumáticos do passado, no meio de um caso que ameaça colapsar as estruturas sociais da cidade e sua sanidade mental. Com novos cadáveres emergindo, o grupo Gayrrilha se levanta prometendo vingar todos os anos de negligência e violência sofridos pela comunidade LGBTQIA+, pressionando Tibério e sua equipe para resolver o crime antes que a cidade entre em chamas. Porém, à medida que adentram o mangue, revelando segredos ocultos pela lama, o caso se mostra cada vez mais complexo, caótico e violento, colocando todos os envolvidos no risco de se tornarem mais vítimas daquela terra alagada.


Darren nunca pensou que voltaria a ser um Relicarium até o desaparecimento de Xavier. Determinado a encontrar respostas para seu desaparecimento e para a tragédia que levou a família do garoto, Darren se muda para Fortaleza e parte em uma jornada onde irá se deparar com uma cidade repleta de magia e perigos mortais. É em meio ao drama escolar de estar no terceiro ano do Ensino Médio enquanto enfrenta diversas ameaças magicas, que ele irá se deparar com uma questão importante: até aonde vamos por aqueles que amamos?


Em uma cidade no interior de Minas Gerais, a enfermeira Doralíce percebe que talvez nem tudo seja o que parece. Quando começa a trabalhar em um hospital psiquiátrico da cidade, encontra-se cercada por uma trama onde todos os envolvidos estão entre a loucura e a lucidez. Como em uma espiral descendente, Doralíce conta com poucos artifícios para conseguir respostas e começa a duvidar das próprias faculdades mentais. Com tempo contado, precisa confiar no sobrenatural para livrar-se do Transe do Nepente.

E aí, conhecia algumas dessas histórias? Deixa aqui sua indicação de leitura!

4 comentários:

  1. Que lista bem recheada!!! Adorei principalmente a diversidade de gêneros que selecionou. A maioria está na minha lista. Adoro a longa viagem a um pequeno planeta hostil e preciso ler Ace of Spades.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Essa listinha está cheia de xodós meus, amo De Volta Para Casa, A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil e Evelyn Hugo <3
    O Mar Sem Estrelas, Felix para Sempre e Ace of Spades estão na minha wishlist!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Todos livros são novos para mim. Esse é um mês importante e necessário. Interessante que a sigla foi modificada agora! Não sabia ainda!

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise! Destes li Os sete maridos de Evelyn Hugo e amei a história. Gostei de várias dicas do post e já anotei aqui na listinha.Os livros do David Levithan, neste estilo, me agradam bastante. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo