Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan - Queria Estar Lendo

Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

Publicado em 7 de jun. de 2021

Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

Dando sequência na minha Maratona Riordanverso, com o fim de Percy Jackson e os Olimpianos, é a vez de iniciar a releitura da série seguinte - Os Heróis do Olimpo, com seu primeiro volume, O Herói Perdido, sendo de um carisma absurdo pra esse recomeço.

Se você se interessa pelos livros do Riordan, vale a pena conferir as resenhas anteriores:

A história acompanha três novos personagens descobrindo esse mundo de semideuses e deuses de maneira bastante peculiar. Jason Grace desperta em um ônibus escolar sem memória sobre a sua vida ou o que está fazendo ali; ele está acompanhado de Leo Valdez, seu dito melhor amigo, e Piper McLean, aparentemente sua namorada.

Um incidente no Grand Canyon coloca a vida dos três em risco, e eles são salvos e apresentados à sua verdadeira origem por Annabeth Chase, uma semideusa do Acampamento Meio-Sangue que está procurando por Percy Jackson, seu namorado desaparecido há alguns meses.

No Acampamento, claro, Jason e os recém-chegados recebem uma missão, e descobrem que a amnésia dele e o fato de a deusa Hera ter sido sequestrada estão conectados. Jason é uma das sete peças da nova Grande Profecia, e o começo de uma nova guerra parece ser o prólogo da sua missão.

Eu gosto muito de Percy Jackson e os Olimpianos, mas eu sou completamente apaixonada e fissurada por Os Heróis do Olimpo. É uma expansão de universo brilhante, que usa os detalhes já apresentados antes - como o mundo grego - e dá novos ares às histórias conhecidas através da visão romana. Não sabemos muito sobre como ela se entrelaça na história, mas é um ponto importante dela.

Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

Jason, Piper e Leo são três protagonistas muito carismáticos. Jason e sua perdição, mas coragem absurda. Piper e seu sentimento de culpa, mas a vontade de lutar. E Leo e o fato de não se sentir pertencente a nenhum lugar, mas querendo se encontrar. Juntos, os três formam um trio maravilha que dá gosto de acompanhar.

O livro equilibra muito bem os mistérios - já familiares nas histórias do Riordan - com as respostas e as reviravoltas. A nova guerra que se aproxima tem um inimigo misterioso, mas um muito mais grandioso que os Titãs enfrentados na outra série. Um que pode colocar o equilíbrio do mundo em jogo.

Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

Jason é uma donzela indefesa que eu amo demais. Ele e seus desmaios, sua perspicácia e seu coração de ouro. O filho de Zeus é uma peça-chave no desenvolvimento do livro, tanto pela sua amnésia quanto sua ligação com Leo e Piper. São relações de amizade e de paixonite que falam muito sobre quem o Jason é.

Leo, por outro lado, é um garoto mais descolado. O alívio cômico em muitos momentos, mas com um passado sombrio que o assombra há muitos anos. Ele se sente perdido, sem pertencer realmente a um grupo ou família ou mesmo ao seu designado Chalé, mas, devagar, encontra seu papel na história. Ele é um dos sete semideuses da Grande Profecia, afinal!

E Piper. Eu amo tudo nela. O fato de quebrar esteriótipos, de ser badass e ao mesmo tempo carinhosa, de se importar tanto o tempo todo. Ela é filha de uma deusa marcante, e seus poderes vão além do esperado; eu também sofro muito pelo ship dela e do Jason e a sensação de "é real? Ou eles imaginaram isso tudo? Mas os sentimentos estão ali!"

O livro tem participações especiais maravilhosas lá da outra série, e novos rostos que vão se mostrar importantes no decorrer dessa série em questão. Em relação à releitura e adaptação dos mitos, o Riordan faz isso perfeitamente. Já se tornou natural, e tudo faz sentido conforme aparece na trama.

Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

O fim tem um gancho impactante para a sequência - como todos os livros nessa série! - e eu já tô ansiosa pra continuar a releitura com O Filho de Netuno.

O Herói Perdido é um bom pontapé para a nova aventura dos semideuses, os conhecidos e os recém-chegados, e certamente é um prólogo carismático, tenso e instigante pra guerra que está por vir.

Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

Título original: The Lost hero
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Rodrigo Peixoto
Gênero: Fantasia
Nota: 4,5


4 comentários:

  1. Acho que só eu e tu que gostamos do Jason nessa série. De resto, só vejo a galera massacrando o coitado
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito desse livro, acho sem graça viu. me deixou de ressaca literária kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Anônimo30.4.23

    Gosto de livros que envolvam a mitologia, e com esse não foi diferente, meu personagem fav é o valdez

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo