Resenha: O serviço de Entregas Monstruosas - Jim Anotsu - Queria Estar Lendo

Resenha: O serviço de Entregas Monstruosas - Jim Anotsu

Publicado em 7 de jul. de 2021

Resenha: O serviço de Entregas Monstruosas - Jim Anotsu

O mais recente lançamento do autor Jim Anotsu, O Serviço de Entregas Montruosas, foi uma leitura maravilhosa. Publicado pela Editora Intrínseca - que cedeu este exemplar em cortesia - é um universo "e se" com monstros e criaturas mágicas pra lá de divertido e importante.

Se você curte histórias assim, vai gostar de conhecer:

A história é narrada por Gustavo - e traduzida do mineirês pelo Jim Anotsu - sobre um incidente envolvendo uma entrega monstruosa que deu terrivelmente errado. Esse incidente acaba por colocar um dragão, de uma raça extinta, sob os cuidados do nosso protagonista, enquanto uma organização terrível e maléfica começa uma caçada para tentar roubar o bichinho.

O Serviço de Entregas Monstruosas constrói um universo novo com o conhecido. E, com muito carisma, narra as aventuras e trapalhadas do protagonista. Da sua irmã fada Strix. Da bruxa Melina. E do dragão temperamental chamado Pudim.

Resenha: O serviço de Entregas Monstruosas - Jim Anotsu

É um livro divertido, criativo e animado. Com bom humor, o autor, Jim - tradutor - digo, Gustavo, nos apresenta a uma Minas Gerais (e um mundo) onde monstros fazem parte do cotidiano. Bruxas fazem protestos em busca de melhores condições trabalhistas. Faunos cuidam de zoológicos mágicos. Fadas são traiçoeiras e pouco confiáveis. Sacis, caiporas, lobisomens, mapiguaris e tudo mais que a gente considera fantasia são parte da realidade.

A relação entre o Povo Mágico e os humanos ficava "complicada" de vez em quando, mas tinha sido assim desde o começo.

É um universo "e se" pra lá de interessante e rico. É brilhante como a imersão funciona bem. Referências à cultura brasileira (os trocadilhos com o mineirês são um show à parte), à artistas e músicas e filmes e detalhes do dia a dia, se misturam à magia. É pra lá de engraçado e faz muito sentido para o que foi construído na história.

Gustavo é um protagonista cheio de personalidade e de energia. Sua relação com a fadinha Strix é bem aquela coisa de irmão e irmã brigando e discutindo por qualquer coisa. As notas de rodapé da Srix, aliás, hilárias. Sempre num tom de sarcasmo/deboche para tudo que o Gustavo está narrando.

Minas tem mania de Inconfidência. Não pode ver uma coisa junta que já quer liberdade ainda que tardia.

Os dois formam uma dupla imbatível quando não estão discutindo ou argumentando um contra o outro.

Além deles, a bruxa Melina - melhor amiga do Gustavo e rainha dos chás - adiciona mais um toque de carisma e de humor com suas aparições. Ela é o ponto centrado da história. Enquanto Gustavo (tal como seu amigo dragão) é explosivo em suas decisões.

E o dragão!

Resenha: O serviço de Entregas Monstruosas - Jim Anotsu

Já deixei bem claro por aqui que, das criaturas fantásticas, os dragões são os melhores. E sigo nessa opinião. Pudim é, assim como o Gustavo, cheio de personalidade e opinião. E esquentadinho que só ele. Sua ligação com o garoto traz cenas ótimas pra história, de uma amizade que nasce de repente e se torna tão importante.

Toda a questão do porque Pudim está sendo caçado, e quem está atrás dele é, nem um pouco surpreendentemente, muito atual. Esse livro fala de maneira muito crítica e pontual sobre intolerância. Sobre o terror de supremacistas e sobre a burrice daqueles que seguem ideais preconceituosos e opressores. É uma crítica ao fascismo. E uma crítica que cutuca e aponta o dedo como deve ser.

Resenha: O serviço de Entregas Monstruosas - Jim Anotsu

É uma história leve, mas com uma temática importante. Discussões que (infelizmente) a gente ainda precisa ter. O livro pode se passar no passado, mas tudo o que ele fala poderia ser de tempos atuais. Com pessoas que se acham superiores a outras pelo simples fato de acreditarem que são.

A edição da Intrínseca, com ilustrações de Felipe Nero Cunha, está primorosa. É um livro para encher os olhos. Tanto pela história quanto pelos desenhos compondo a edição.

Eis o problema de lutar contra idiotas: é impossível vencê-los, porque são muitos.

O Serviço de Entregas Monstruosas foi uma surpresa querida nesse ano de leituras. E com certeza o tipo de livro que as pessoas precisam conhecer. Não só o público-alvo desse gênero, mas da minha idade e acima dela também. Uma história para aquecer o coração. Que vai te fazer rir e acreditar em monstros e magia num universo paralelo.

SinopseQuando o Povo Mágico se revelou para a humanidade, o mundo mudou. Desde então, dragões de estimação e bruxas voando pelos céus são parte do dia o dia. Mas num mundo cheio de objetos mágicos poderosos, é preciso um serviço de confiança para transportá-los! Com suas motos e vassouras voadoras, o Serviço de Entregas Monstruosas leva encomendas sobrenaturais para qualquer lugar de Bello Horizonte — uma cidade que não é como você imagina. Os negócios vão muito bem, obrigado, até o dia em que o humano Gustavo e a fada Strix sofrem uma tentativa de roubo na sua primeiríssima entrega! Isso porque, sem saber, eles carregavam uma raridade digna da atenção de grandes mestres do crime… o último ovo de Dragão da Patagônia. Ao escapar por pouco de um ataque repolhento, os dois se tornam responsáveis por um filhote de dragão cheio de vontades e precisam protegê-lo de uma organização com planos tenebrosos e infiltrados onde menos se espera. Quem diria que dentro de uma simples encomenda estava o início de uma aventura épica? Aliando cenas de ação, suspense, humor, criminosos narigudos e planos mirabolantes, O Serviço de Entregas Monstruosas é uma história emocionante sobre família, comunidade e como não treinar o seu dragão. Aliás, esqueça a polêmica sobre a autoria da obra (seria o menino Gustavo o verdadeiro autor deste relato e o sr. Jim Anotsu um mero tradutor do mineirês?) e aproveite essa grande aventura recomendada para monstrinhos de 8 a 100 anos de idade!

Título original: O serviço de entregas monstruosas
Autor: Jim Anotsu
Editora: Intrínseca
Ilustrações: Felipe Nero Cunha
Gênero: Fantasia
Nota: 5


7 comentários:

  1. Oi Nizz, tudo bem?
    Meu Deus que livro FOFO!!! O que são essas ilustrações? Me lembrou um tiquinho Harry Potter. E as fotos do post tão lindas também, amei o Funko do dragão e os potinhos mágicos. ♥
    Adorei a trama e certamente leria se tivesse a chance, porque parece um livro criativo e que exalta muito da nossa cultura (que é rica!).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi Dê, tudo bem? Apaixonada por essa edição!!! Amei, eu quero a minha! Intrínseca levando meu dinheiro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise,

    A edição está linda. Adoro histórias de fantasia e essa com certeza é uma boa pedida.
    Fiquei encantada com a premissa.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse lançamento só que não dei muita bola por ser para o público infantojuvenil, mas que bom que ele funciona para todas as idades, pois o mundo de fantasia dele parece ser bem interessante.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Denise.
    Eu estava esperando sua resenha desde que vi você recebendo ele lá no Instagram hehe. E já quero muito ler ele. Eu sou mega fã de dragões e de livros de aventuras assim. E esse parece estar uma graça tanto na beleza do livro como na história.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    A edição está super linda. E a premissa me ganhou, adoro dragões e fiquei curiosa como o senhor tradutor transmitiu todo esse rolê hehe.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise! Que livro encantador, eu não tinha visto ainda, mas já vou colocar na lista. Eu adorei a premissa e me encantei com as ilustrações. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo