Resenha: Entre Gravetos e Ossos - Seanan McGuire - Queria Estar Lendo

Resenha: Entre Gravetos e Ossos - Seanan McGuire

Publicado em 20 de set. de 2021

Resenha: Entre Gravetos e Ossos - Seanan McGuire

Este ano eu conheci a escrita da autora Seanan McGuire no maravilhoso De volta para casa, primeiro volume da série Crianças Desajustadas que a Editora Morro Branco publica por aqui. Agora, voltei a esse universo com o segundo volume, Entre Gravetos e Ossos.

Mais livros de fantasia para conhecer:

A história se passa antes dos eventos do primeiro livro e acompanha as gêmeas Jack e Jill desde o seu nascimento até o momento em que a porta para um mundo mágico e sombrio se abriu para elas, oferecendo um lugar onde as duas poderiam se encaixar, finalmente - mas não sem consequências drásticas.

Entre Gravetos e Ossos foi um livro muito rápido - 192 páginas - que fluiu bem demais. A narrativa da Seanan McGuire é muito certeira, e constrói um conto de fada sombrio e moderno de uma maneira que te fisga logo nas primeiras linhas.

Todo o conceito de portas se abrindo para novos universos é curiosa por si só, ainda mais quando esses universos são bizarros em toda a sua concepção, e únicos também. Nunca dá para saber o que está além das passagens; aqui, sabíamos um pouquinho sobre as Charnecas porque conhecemos as gêmeas no livro passado, mas vivenciar o que elas vivenciaram é uma experiência completamente diferente.

Resenha: Entre Gravetos e Ossos - Seanan McGuire

Jack e Jill nasceram de pais metódicos e extremamente desalinhados ao que significa, realmente, criar duas filhas, educá-las e entendê-las. Para seus pais, elas eram experimentos sociais e apenas isso; Jack cresceu regada a vestidos e etiqueta e a ser 'uma mocinha comportada', enquanto Jill ganhou liberdade nos esportes, mas pouquíssima na criatividade e nas brincadeiras e na feminilidade que queria experimentar.

O tempo é a alquimia que transforma compaixão em amor.

Quando a porta se abre e elas atravessam e contemplam esse mundo sombrio, infestado de monstros, dominado por um Mestre vampiro, as possibilidades são infinitas. E os preços também.

Eu gostei de como a autora separou as gêmeas, porque essa separação já existia no mundo real. Ali, no entanto, elas se sentem à vontade para experimentar porque não têm as rédeas dos pais sobre elas; mas ainda não entendem muito do mundo e de como ele funciona, então os experimentos vêm com base em desejo puro e impensado. Pelo menos para uma delas.

Jack se torna aprendiz de um cientista. Jill, a protegida do Mestre vampiro. E, a partir daí, com a passagem do tempo, esse mundo terrível molda suas personalidades de acordo com o que já eram, mas com aqueles pequenos pontos de liberdade que se permitiram experimentar. Tem até espaço para um romance sáfico nessa história!

Resenha: Entre Gravetos e Ossos - Seanan McGuire

Suas aventuras são tão bizarras e até terríveis quanto o mundo em que passaram a viver. Elas encontram seus lares ali, mas a qual preço? Especialmente Jill, enfurnada entre paredes frias, ansiosa pela atenção do "pai" vampiro que pode mudar sua vida e mortalidade para sempre caso seja "digna" dele.

O quanto elas são desajustadas no mundo real confronta o quanto o mundo desajustado do que conhecemos como "normal" se encaixou perfeitamente nas duas. Seu afastamento é significativo, mas também é importante para os desenvolvimentos dela individualmente - e, ainda assim, como irmãs, porque elas nunca deixam de ser parte uma da outra.

Era fascinante como as pessoas que viviam no quintal de um vampiro podiam ter medo do resto do mundo.

Entre Gravetos e Ossos tem um tom muito mais macabro e por isso eu adorei tanto. O final dele é tenso, horrendo e trágico, e é o pontapé para as gêmeas que conhecemos em De volta para casa; todas as consequências da sua vida ali nas Charnecas estão explícitas em quem elas se tornam ao fim do livro.

Eu gostei demais dessa sequência, e de como ela se mantém fiel à proposta dos contos de fadas sombrios e das possibilidades macabras que a autora apresentou no primeiro, mas abrindo margem para conhecermos mais dos mundos além das portas.

Resenha: Entre Gravetos e Ossos - Seanan McGuire

Eu amo a editora Morro Branco por ter trazido essa série para cá porque é um primórdio de fantasia. Entre Gravetos e Ossos é excelente para quem, assim como eu, se apaixonou pela criatividade cativante do primeiro livro.

Sinopse: As gêmeas Jack e Jill tinham dezessete anos quando encontraram o caminho de casa e foram mandadas para o Lar de Eleanor West para Crianças Desajustadas. Esta é a história do que aconteceu antes… Jacqueline era a filha perfeita para sua mãe: educada e silenciosa, sempre vestida como uma princesa. Se às vezes a mãe era um pouco rigorosa é porque esculpir a filha perfeita exige disciplina. Jillian era a filha perfeita para o seu pai: aventureira e corajosa, com roupas masculinizadas. Na verdade, ele preferiria um menino, mas é preciso trabalhar com o que se tem. Elas tinham cinco anos quando aprenderam que não se pode confiar nos adultos.

Título original: Down among the sticks and bones
Editora: Morro Branco
Autora: Seanan McGuire
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
Gênero: Fantasia
Nota: 5


5 comentários:

  1. Oie, nunca li o livro, mas acho que vou curtir. Eles já estão na minha lista há um tempinho, e espero ler assim que puder.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu li De Volta para Casa e não conseguiu me prender. Sei lá, talvez não estava em meu momento... então nem fui atrás de continuar os outros livros... fico feliz de saber que você gosta. Esse tem uma capa bem instigante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Amei sua resenha, muito bem escrita como sempre!
    Nunca li nada do Seanan McGuire, mas, de vez em quando esbarro em algum elogio sobre suas obras. De Volta Pra Casa foi um livro muito bem comentado e ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse segundo volume... Confesso que sua empolgação me deixou com vontade de ler, mas, já estou até tensa com esse final macabro haha...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu to muito ansiosa pra esse livro das gêmeas!!! De longe, Jack foi a minha personagem favorita no primeiro livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá, Denise.
    Você é a terceira blogueira que eu vejo panfletando essa série. Eu acho essa ideia toda da história muito instigante e assim que der vou ler os livros. Até esses dias eu nem conhecia a editora, mas já quero vários livros deles hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo