Resenha: Malibu Renasce - Taylor Jenkins Reid - Queria Estar Lendo

Resenha: Malibu Renasce - Taylor Jenkins Reid

Publicado em 29 de out. de 2021


E vamos de resenha de Malibu Renasce, um dos últimos lançamentos de Taylor Jenkins Reid lançado por aqui pela editora Paralela - que nos cedeu um exemplar para resenha. Na história, acompanhamos a vida dos quatro filhos de Mick Riva: Nina, Jay, Hud e Kit, bem como o romance de Mick com June, e a vida inteira que culminou na fatídica noite da festa de fim de verão dos irmãos Riva.

Se você se interessou por Malibu Renasce, pode gostar de:

Malibu Renasce se divide entre o presente, o último dia de verão, quando acontece a famosa festa de fim de verão dos irmãos Riva. E o passado, que vai desde a década de 50 até 1983, relatando desde o momento em que June conhece Mick, ainda um aspirante a músico, até a atualidade.

Quem leu Os Sete Maridos de Evelyn Hugo vai se lembrar de Mick Riva, o 5 marido com quem ela se casa em 1961. Se nesse livro ele foi apenas uma passagem, em Malibu Renasce Mick é o catalizador.

Sinto que não tem muito o que falar do livro sem trazer muitos spoilers, mas Mick Riva se revela uma pessoa muito diferente daquela que conhecemos anteriormente. Ele parece dividido em dois mundo, um tanto quanto egoísta, e me lembra muito esse mundo de homem que decide ser pai só quando lhe é conveniente. Que acha que sua vida simplesmente aconteceu, e não que ela é resultado de suas ações e decisões deliberadas.

Talvez a vida dos nossos pais fique gravada dentro de nós, talvez nosso destino seja determinado pela tentação de reviver os erros deles.

Não gostei dele. Achei ele um tanto quanto emocionalmente manipulador e simplesmente a pior pessoa a partir do nascimento de Kit, sua filha mais nova.

Já June eu não sei bem como explicar. A matriarca da família Riva não era uma menininha inocente, ela tinha ambições. E ela estava disposta a aceitar muita coisa para conseguir o que queria. Ou pelo menos foi como eu a enxerguei no começo. No fim, acredito que a vida de June foi ditada pelas escolhas dos outros e pelas coisas que ela tinha que fazer, no momento em que ela decide não seguir em frente.

Tudo isso enquanto esperava que, algum dia, de alguma forma, a vida com a qual ela sonhou pudesse se tornar realidade. De certa forma, vi June muito como uma pessoa que espera. Espera, espera e espera. E um dia se dá conta de que sua vida inteira passou e ela continua esperando por algo que nunca vai acontecer.


Confesso que, embora os reais protagonistas sejam os irmãos Riva, achei June e Mick os personagens mais interessantes de Malibu Renasce. Achei o romance deles, o desenvolvimento dos personagens e tudo o mais, a parte mais interessante do livro. Não consegui me importar muito com os irmãos Riva.

Nina é um estereótipo de irmã mais velha que foi parentificada. Como resultado, ela acredita que é seu dever cuidar dos irmãos, ser a pessoas responsável por sustentá-los e criá-los. E se coloca em situações que não gosta, de verdade, pela culpa e pressão de prover para eles. Mesmo que eles nunca tenham pedido isso ou quando já podem fazer isso por si mesmos.

E aí temos os "gêmeos" Hud e Jay. Embora sejam meio-irmãos, June criou os filhos com o mesmo amor. O que acabou fazendo com que todos desenvolvessem um laço forte. Especialmente Jay e Hud. Jay é um surfista profissional, um dos melhores, e Hud é o fotógrafo que o acompanha para tudo que é lado, clicando fotos que colocam o irmão em capas de revistas e produtos licenciados.

Nina acreditava que essa era sua maior força - ser capaz de suportar, ser capaz de aguentar firme, ser capaz de aceitar tudo e seguir em frente. Era uma coisa estranha para ela, essa  ideia de declarar que alguma coisa era inaceitável.

Já Kit, a caçula, ainda está tentando descobrir o que quer da vida e quem realmente é. Superprotegida pelos irmãos mais velhos, ela tem aquele "quê" de criança rebelde e um tanto revoltada. E eu sinto que ela foi a mais apagada da história.

A negligência e o abandono parental com o qual os 4 cresceram fez com que eles desenvolvessem uma relação extremamente próxima, que é colocada a prova durante a festa de fim de verão na casa de Nina.

Desde o começo de Malibu Renasce Taylor Jenkins Reid nos promete um desfecho incendiário - tanto literal quanto metaforicamente falando. E até metade do livro era bem isso que eu estava vendo mesmo.

No entanto, sinto que o livro se perdeu um pouco depois disso. Quando a festa começa, Taylor se divide entre nos contar os pontos de vistas dos 4 irmãos, separados pela casa, e mais o de tantos outros famosos - responsáveis por fazer a festa sair do controle. O problema é que nunca tínhamos ouvido falar daqueles personagens até seu POV aparecer - e não ouvimos falar mais depois deles.

O que significa que teve muitas apresentações de pessoas com as quais eu não me importava - e que importavam muito pouco para a história - o que fez de Malibu Renasce uma leitura bem arrastada da metade para o final.

Também não senti que o clímax foi tão incendiário quanto o prometido. Achei um tanto quanto anticlimático e monótono. O que fez com que eu tirasse uma estrela da leitura.

Não me levem a mal: de forma geral, Malibu Renasce é uma boa leitura. Tem as características marcantes de um livro da Taylor Jenkins Reid que faz com que a experiência de leitura seja boa.

"Isso deve ser bom. Poder ser uma pessoa fraca. Eu não faço ideia de como é."

Mas é impossível não comparar com Os Sete Maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones and the Six. Ou construir uma expectativa alta sobre o que encontrar nele. E sinto que essa expectativa não foi encontrada.

Acredito que se esse for o seu primeiro livro da Taylor Jenkins Reid, a experiência de leitura vai ser muito melhor do que a minha.

Em resumo: apesar do fim anticlimático, a gente consegue entrar bem na história. Ela é cheia de referências, eu realmente me senti dando adeus ao verão em Malibu e envolvida o suficiente para ir até o fim na leitura.

Sinopse: Malibu, agosto de 1983. É o dia da festa anual de Nina Riva, e todos anseiam pelo cair da noite e por toda a emoção que ela promete trazer. A pessoa menos interessada no evento é Nina, que nunca gostou de ser o centro das atenções e acabou de ter o fim do relacionamento com um tenista profissional totalmente explorado pela mídia. Talvez Hud também esteja tenso, pois precisa admitir para o irmão algo que tem mantido em segredo por tempo demais, e parece que esse é o momento. Jay está contando os minutos, pois não vê a hora de encontrar uma menina que não sai de sua cabeça. E Kit também tem seus segredos ― e convidado ― especiais. Até a meia-noite, a festa estará completamente fora de controle. O álcool vai fluir, a música vai tocar e segredos acumulados ao longo de gerações vão voltar para assombrar todos ― até as primeiras horas do dia, quando a primeira faísca surgir e a mansão Riva for totalmente consumida pelas chamas.

Título original: Malibu Rising
Autora: Taylor Jenkins Reid
Tradução: Alexandre Boide
Editora: Paralela
Gênero: Romance adulto | Romance de época
Nota: 4

Resenha: Malibu Renasce - Taylor Jenkins Reid

Resenha: Malibu Renasce - Taylor Jenkins Reid

Um comentário:

  1. Achei o blog procurando por Mick Riva, pq do nada fiquei pensando se não era o mesmo de Evelyn Hugo! Ainda estou no inicio do livro (Nina acabou de nascer) e estou achando um livro bem ok, vamos ver o que vem pela frente!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo