Resenha: Amor, mentiras e Rock & Roll - David Yoon - Queria Estar Lendo

Resenha: Amor, mentiras e Rock & Roll - David Yoon

Publicado em 28 de dez. de 2021


Hoje tem resenha de Amor, Mentiras e Rock & Roll, do David Yoon. Esse é o segundo YA do autor a ser publicado no Brasil e a editora Seguinte nos enviou um exemplar para a resenha. No livro, Sunny se vê em uma bola de neve quando conta uma mentira para a menina de que gosta. O que acaba colocando em risco sua relação com os melhores amigos, o irmão e a garota.

Se você se interessou por Amor, Mentiras e Rock & Roll também vai gostar de:


Sunny é terceira geração de coreanos-americanos. Seus pais são superhipermega ocupados com o trabalho, seu irmão mais velho mudou-se para Hollywood para se tornar o astro do rock que Sunny sempre achou que ele estava destinado a ser. Enquanto isso, o garoto passa seus dias aguenta os bullys na escola e criando artefatos mágicos para outros entusiastas de Dungeon & Dragons ao lado de seus melhores amigos, Milo e Jamal.

Os três passam os dias desenvolvendo novas armas, confeccionando-as e apresentando-as em seu canal de YouTube, que tem sido notado pela nata do RPG ultimamente.

Mas tudo muda quando os amigos de faculdade dos pais de Sunny se mudam para o mesmo bairro - uma comunidade extremamente rica no sul da Califórnia. E eles tem uma filha: Cirrus, uma garota superhipermega legal que já viajou pelo mundo todo.

Quando Cirrus confunde o quarto de Gray, o irmão de Sunny, como sendo dele, ele conta sua primeira mentira: é um músico, com uma banda de metal, que costuma fazer shows por aí. O problema é que Cirrus vai estudar na mesma escola de Sunny.


Agora, Sunny precisa convencer os amigos a montarem uma banda com ele - mesmo que nenhum saiba tocar os instrumentos - enquanto usa as roupas antigas do irmão. Mas manter a mentira se torna cada vez mais complicado, seja por conta dos bullys, pela forma como a nova rotina tem o distanciado do que realmente gosta de fazer ou pelo retorno de Gray a casa da família.

Amor, mentiras e Rock & Roll não foi o meu livro preferido. Mas vou dizer que, se tivesse chego uns 5 anos atrás, talvez fosse. Acho que a melhor forma de definir o que senti pelo livro do David Yoon é que já estou saturada da história.

Sunny é descrito como um personagem cínico e, para ser sincera, não costumo gostar disso em YAs porque eles acabam soando muito irreais. Uma coisa meio John Green. Para ser sincera, enquanto lia Amor, Mentiras e Rock & Roll eu me lembrei muito de Cidades de Papel.

O cinismo, a forma como os personagens avaliam a vida, as ideias sobre conformismo, essa busca por uma autenticidade que, para ser sincera, eu não sei se é possível alcançar. Todos esses temas já estão um pouco saturados para mim, o que acabou fazendo com que a leitura não fosse tão legal quanto eu esperava.


Inclusive, não achei o Sunny um protagonista tão legal assim. Tanto sua versão nerd apaixonado por RPG como sua versão roqueiro. Em ambos os momentos ele é egoísta e reclamão. E embora sejam características bem críveis para um adolescente, a narrativa não fazia com que fosse engraçado ou divertido. Então me peguei rolando muito os olhos para ele.

Outra personagem que não curti muito foi a Cirrus. Para ser sincera, eu nem tenho uma opinião sobre ele. Achei ela uma coisa meio manic pixie dream girl. Queria ter conhecido mais dela, entender melhor o que faz o Sunny se apaixonar por ela. Foi basicamente um instalove da parte dele e em nenhum momento eu entendi o porquê. Não vi nada demais na Cirrus.

Sabe quando você está lendo um livro adolescente e fica "isso é claramente o que um adulto acha que adolescente faz/fala/soa"? Foi meu sentimento em grande parte do livro.

Mas nem tudo foi enfadonho! Eu gostei muito do Jamal e do Milo. Além de serem melhores amigos MARAVILHOSOS, eles eram divertidos. E o Sunny com certeza não merecia eles. Os dois fizeram de tudo pelo amigo e fariam muito mais se ele pedisse. O grande problema era justamente esse: o Sunny só pedia e raramente dava algo em troca.

O Gray também foi um personagem interessante. O arco de desenvolvimento dele foi bem legal e queria que David Yoon tivesse passado um pouco mais de tempo nisso e nos impactos do retorno dele.

Até mesmo os pais do Sunny foram legais de ler. Foi fácil entender de onde vinha aquela posição deles, a forma de agir, de pensar. Gostei bastante.


Sendo assim, acho que posso afirmar que embora Amor, Mentiras e Rock & Roll não foi pra mim, pode ser pra você. Tudo vai depender da sua bagagem de leitura (e talvez a idade ajude bastante, sim). Vale a pena dar uma chance para descobrir!

Também vou deixar um PS aqui para a capa que ficou LINDA DEMAIS. A estadunidense eu achei meio qualquer coisa, mas a nossa ficou impecável. Bem que podiam chamar Ing Lee para ilustrar uma capa nova para Frank e o Amor, né?

Sinopse: Sunny Dae é nerd – e com orgulho. Essa é a fama que ele e seus dois melhores amigos conquistaram na escola, onde curtir RPG definitivamente não é visto com bons olhos. E estava tudo bem, até Sunny conhecer Cirrus Soh, a garota mais descolada e confiante que ele já viu. Quando Cirrus acha que o quarto do irmão de Sunny é na verdade o dele, o garoto não consegue corrigir o engano. Com os olhos dela brilhando ao ver as guitarras e os pôsteres de rock na parede, ele acaba dizendo que tem uma banda – embora não saiba nem segurar uma guitarra, ops. Agora sua única esperança para sustentar a história e conquistar Cirrus é fazer com que seus amigos nerds topem participar de seu plano maluco de tornar essa banda realidade, vestindo as roupas que o irmão mais velho deixou para trás quando se mudou para Hollywood e ensaiando na sala de música da escola. O problema é que logo Sunny descobre que a vida de um rockstar mentiroso não é só fama e glória...

Título original: Super fake love song
Autor: David Yoon
Tradutora: Lígia Azevedo
Editora: Seguinte
Gênero: YA | Romance
Nota: 3

Resenha: Amor, mentiras e Rock & Roll  - David Yoon

Resenha: Amor, mentiras e Rock & Roll  - David Yoon

Um comentário:

  1. Achei muito linda e divertida a capa de Amor, mentiras e rock & roll , não conheço o autor mas pretendo conhecer, adorei o fato de mostrar o crescimento pessoal dos personagens.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo