Resenha: Procura-se um namorado - Alexis Hall - Queria Estar Lendo

Resenha: Procura-se um namorado - Alexis Hall

Publicado em 29 de dez. de 2021

Resenha: Procura-se um namorado - Alexis Hall

Procura-se um namorado é uma comédia romântica adulta lançada aqui pela Editora Paralela - que cedeu este exemplar para resenha - e acompanha a desastrosa vida de um homem que, para manter o emprego, precisa desesperadamente de um relacionamento sério.

Se você gosta de histórias assim, conheça:

Luc não tem nada sob controle. A vida dele é um desastre completo, a começar pela falta de capacidade de se aproximar de homens depois do fiasco que foi seu último relacionamento - que envolveu um tipo de traição pior do que qualquer outra coisa.

Para ajudar, ele é filho de um músico que construiu sua fama em cima de drogas e polêmicas, o que meio que acaba refletindo em Luc, independente de ele não se envolver com essas coisas também. De bônus, seu emprego está por um fio por causa dessa reputação maldita; eis que Luc recebe um ultimato: ele precisa arranjar um relacionamento estável e perfeito para que a mídia o deixe em paz e, assim, permita que apoiadores retornem à associação de caridade na qual ele trabalha.

É então que ele decide convidar Oliver, um advogado de nariz empinado com uma personalidade extremamente complicada para participar de um namoro de mentira; e o pior: Oliver aceita.

Resenha: Procura-se um namorado - Alexis Hall

Procura-se um namorado é, como a premissa vende, uma comédia romântica adulta desastrosa, no bom sentido, com um protagonista que está andando na corda bamba nos limites da vida e dos problemas.

É um livro genuinamente engraçado, com tiradas que não forçam memes e referências a torto e a direito (eu sigo odiando essa escolha narrativa quando exagerada) e que equilibram bastante os dramas do protagonista, que são enormes e cheios de nuances, com o desenvolvimento da história e do fake dating.

Eu digo e repito e repito mais uma vez: livros adultos não têm a obrigação de serem moralmente corretos e nem de entregarem personagens principais que questionam tudo o que falam, como agem e como reagem. É esperado que o público que está lendo essa história entenda as nuances; livros adultos não precisam passar lições de moral mastigadas dentro da narrativa. É esperado que os leitores entendam o que está sendo questionado e criticado, e que pessoas às vezes falam besteira.

Procura-se um namorado tem, sim, um protagonista difícil. Mas essa é a graça. Luc é imperfeito! E tá tudo bem! Nem todo mundo é um cristal quebrando o tabu, nem todo mundo pensa por dez segundos antes de falar alguma besteira (e não tem nada extremamente ofensivo ou problemático na narrativa, são besteiras casuais que adultos à beira do colapso deixam escapar).

Luc é um cara gay, orgulhoso disso, teimoso e no fundo do poço, sem estabilidade alguma em todo o resto da sua vida. O desenvolvimento dele na história é lento, porque ele tem um histórico de traumas emocionais com relacionamentos e de daddy issues que justificam essa lentidão. A gente se frustra, mas entende a postura do protagonista porque é compreensível.

Porque, quando permito que alguém entre na minha vida, das duas, uma: ou a pessoa vai continuar me aguentando embora eu não mereça isso de ninguém; ou a pessoa pisa em mim e vai embora.

Ele literalmente fala "desculpe, estou um pouco chateado e ser babaca é meu mecanismo de defesa". É um traço de personalidade que torna o personagem humano e realista porque ninguém é perfeito, ainda mais na situação do Luc.

A gente já leu trocentos personagem emocionalmente ferrados, no fundo do poço, e o Luc é mais um deles. O que torna a jornada dele legal, porque queremos vê-lo escalar e superar todos esses problemas emocionais que carrega há tanto tempo. Os que envolvem a família, principalmente com o pai ausente, seu coração, porque a relação de mentira com o Oliver começa a ficar complicada, e ele mesmo.

Resenha: Procura-se um namorado - Alexis Hall

Procura-se um namorado também foi um livro extremamente divertido, com situações dignas de filmes clichê de comédia romântica. A reação do Luc ao mundo é engraçada porque ele é um exagero por si só; as situações em que ele se enfia são engraçadas porque, realmente, nada dá certo na vida do Luc, nem quando ele tenta - e principalmente quando não tenta.

Oliver, o outro lado da equação, é extremamente oposto ao Luc em tudo na vida - tanto no fato de ser bem sucedido com o que trabalha quanto por não carregar tanta frustração e problemas de comunicação. Ele é um sopro de ar fresco na vida do Luc, e traz consigo interações engraçadinhas e flertes interessantes; confronta o Luc, também, o que é ótimo para incentivá-lo a fazer mudanças na própria vida.

E o Oliver é muito, muito divertido por ser tão sério e objetivo com tudo. Eu gostei de como ele é fiel ao que acredita, e também como tem um coração de ouro escondido atrás da careta fria e das falas formais demais. Empático, mas cauteloso. Não entrega muito dos seus sentimentos abertamente, mas estão ali para serem lidos.

Ele sorriu. Blackwood estava sorrindo. Para mim. Por mim. Por causa de mim.

Procura-se um namorado traz uma situação inusitada e divertida como o namoro de mentira, e aproveita para falar sobre autoestima, problemas de abandono e as marcas que isso deixa em uma pessoa, desenvolvimento de confiança e o peso de entregar seu coração a outra pessoa.

Eu me diverti e me emocionei com a história, e com certeza é aquele tipo de livro que você pega para espairecer e esquecer da vida. Uma leitura leve, mas com temas fortes. Um romance adulto intenso, mas engraçado.

A edição da Paralela ficou ótima, e eu gostei muito da tradução do Vitor Martins; fluída, bem editada e revisada.

A única coisa que eu tenho pra criticar é o tamanho do livro e o fato de os coadjuvantes não servirem realmente à história, mas mais como um suporte do protagonista e só. A narrativa enche linguiça em alguns pontos que poderiam ter sido encurtados pra deixar a narrativa mais fluida; não precisava de tantas páginas e de tantos conflitos.

Se você ama namoro de mentira e personagens caóticos com personalidades impactantes, Procura-se um namorado é uma ótima leitura para se desligar do mundo e se divertir com uma inusitada e inesperada história de amor.

Sinopse: Luc O'Donnell, infelizmente, é um cara famoso. Quer dizer, mais ou menos. Sendo filho de duas estrelas do rock, ele é uma das subcelebridades preferidas dos tabloides. E agora que seu pai está voltando aos holofotes, ele se tornou o centro das atenções, o que significa que uma foto comprometedora pode – e vai – estragar tudo. Mas Luc tem um plano: para limpar sua imagem, ele só precisa de um namorado normal e bonzinho, e Oliver Blackwood é as duas coisas, além de advogado, vegetariano e basicamente alérgico a qualquer tipo de escândalo. O único problema é que, tirando o fato de ambos serem gays e solteiros e precisarem de acompanhantes para um evento, Luc e Oliver não têm nada em comum. É por isso que eles estabelecem um namoro falso, até quando for necessário. Mas o perigo de namorar de mentira é que se parece muito com namorar de verdade. E, quando sentimentos verdadeiros começam a surgir, eles precisam descobrir como fazer dar certo – não para as câmeras, mas para si mesmos.

Título original: Boyfriend Material
Editora: Paralela
Autora: Alexis Hall
Tradução: Vitor Martins
Gênero: Romance adulto
Nota: 3,5


3 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Eu peguei esse ebook no NetGalley mas ainda não li. Peguei porque sou muito fã desse clichê de relacionamento de mentira. E pelo que li aqui vou gostar do livro mas vai ficar a leitura para o ano que vem hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, Nizz!
    Irei ler esse livro o quanto antes! ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não conhecia muito do livro e adorei sua resenha! Primeiro, adoro esse clichê de namoro arranjado e no tanto de desastre que isso sempre gera. Inclusive, acho muito válida sua observação do perfeccionismo exigido cada vez mais nos livros, seja nos personagens e suas atitudes ou nas lições deixadas. Gosto sim de uma lição mas as vezes o simples já faz isso. E um personagem imperfeito se torna perfeito exatamente por ser real, com defeitos e qualidades.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo