Resenha: Entre 3 Mundos - Lavínia Rocha - Queria Estar Lendo

Resenha: Entre 3 Mundos - Lavínia Rocha

Publicado em 13 de dez. de 2022

Resenha: Entre 3 Mundos - Lavínia Rocha

Relançamento da autora Lavínia Rocha, agora pela Editora Gutenberg - que enviou este exemplar em cortesia pra gente - Entre 3 Mundos é uma história juvenil sobre magia, descobrimentos e aventura. A trama acompanha Alisa, uma garota nascida no mundo não mágico, transportada para o mágico e que descobre talvez não se encaixar em nenhum dos dois.

Mais histórias de fantasia para curtir:

O Brasil se divide em Norte e Sul há décadas. As pessoas comuns e as de dons extraordinários não se dão bem, e essa foi a solução para garantir a paz; no Norte, vivem os comuns. No Sul, os mágicos. Alisa nasceu no Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul; ou seja, um caos completo em sua vida. Aos seis anos, ela é levada para sua nova morada, e só pode visitar brevemente sua família de tempos em tempos.

Agora, prestes a ingressar no Ensino Médio, Alisa vai passar pela maior mudança de todas: vai descobrir quais são seus poderes. Mas uma coisa estranha acontece durante a cerimônia, e a menina vê seus dois mundos virarem de cabeça para baixo, junto com tudo que achava conhecer sobre si mesma. Em busca de respostas, ela embarca em uma investigação, uma aventura e imensas descobertas sobre o que parece ser um terceiro mundo.

Entre 3 Mundos é o primeiro volume de uma trilogia simpática e cativante. Lavínia Rocha nos transporta para esse Brasil alternativo, com regras e sociedade distintas, e é através da sua protagonista que embarcamos na jornada de entender mais sobre o lugar, questionar o que conhecemos e descobrir sobre o que está escondido.

Resenha: Entre 3 Mundos - Lavínia Rocha

Fazia um tempo que eu não lia uma história juventil (que, apesar de se inclinar mais para o infanto-juvenil em questão de narrativa e personalidades de personagens, tem um pé no Young Adult pelos dilemas da adolescência), e foi uma grata surpresa o que encontrei aqui.

Entre 3 Mundos é uma fantasia carismática. A história flui bem do começo ao fim, equilibrando mistério às aventuras, com um cuidado para construir a ambientação de tal maneira que se torne familiar e querida pra gente. Esse mundo dividido, com um terceiro mundo entre eles, é muito interessante. Quanto mais lemos, mais queremos saber a respeito.

O funcionamento do sistema de magia se desenvolve com o decorrer da trama. Os coadjuvantes ajudam a trama principal a se mover; amigos que Alisa tem em seu coração, que fazem parte dessa sua realidade paralela no Sul. Dan talvez sendo o mais importante - seu melhor amigo, e o garoto que aparentemente tem uma paixão secreta por ela faz um tempo.

Era muito difícil viver entre os mundos: de um lado, a minha família; do outro, meus amigos e a promessa de entender quem eu realmente era. Que saída eu tinha?

Entre 3 Mundos tem esse equilíbrio da fantasia com a realidade, mostrando o cotidiano de personagens em meio à magia, relações complicadas da juventude entendendo sobre sentimentos e como lidar com eles, buscando seu lugar no mundo (nos mundos).

A evolução da trama principal, dos conflitos e dos problemas, é equivalente ao que a protagonista vai sofrendo, conquistando e compreendendo. Alisa vive reviravoltas, descobertas, situações que não esperava encontrar em seu caminho - até então, tão bem definido. Sua relação com a magia passa de certeira para desconhecida; principalmente depois do incidente na celebração.

A proximidade com os amigos é importante; a conexão familiar que criou com cada um deles. Com Dan, inclusive, tem aquela tensãozinha de "melhor amigo apaixonado por você" que pode se desenvolver num romance, ou pode se desenvolver num desastre. Tudo depende das suas escolhas.

Resenha: Entre 3 Mundos - Lavínia Rocha

Tem muita diversidade entre personagens, com representatividade indígena, negra, gorda; eles aparecem na trama e a movem com naturalidade, como deve ser. É muito importante ter histórias de fantasia como essa, que falam sobre pertencimento, e legado, e a simplicidade de ser a escolhida de uma jornada fantástica, e acompanhar uma protagonista negra nessa jornada.

É o tipo de livro que eu com certeza vou indicar pra quem procura histórias juvenis que trabalham muito bem as questões morais e reais, ao mesmo tempo em que apresenta essa fantasia criativa da primeira até a última página - que deixa um gancho bem instigante para a sua sequência.

A edição da Gutenberg ficou muito bonita; eu adorei a capa nova que a história ganhou, a diagramação tá bem confortável, e é um livro rápido, então você não vê as páginas passando. Quando percebe, Entre 3 Mundos já acabou e deixa um calorzinho confortável no coração.

Lavínia Rocha entrega uma fantasia simpática, com uma jornada de descobrimento e magia. Entre 3 Mundos conquista com a simplicidade e a ambientação, e constrói uma história perfeita para quem procura esse tipo de leitura.

Sinopse: Há décadas, o Brasil vive intensos conflitos entre pessoas comuns e pessoas com dons extraordinários. Visando estabelecer a paz, as autoridades dividiram o país em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra. Alisa, ou Lisa, como prefere ser chamada, é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul. Agora, além de quebrar o contrato toda semana para visitar seus pais, ela precisa esconder a verdade de ambos os mundos. A garota também enfrenta problemas comuns da adolescência: acha o próprio nome bizarro, gosta do cara errado e é a única pessoa que não percebe o quanto seu melhor amigo é apaixonado por ela. E muitas mudanças ainda estão por vir. Após um grande acontecimento no colégio, a vida de Lisa se transforma completamente, e ela se vê diante de um desafio que envolve a descoberta do amor e de sua verdadeira identidade.

Titulo original: Entre 3 Mundos
Autora: Lavinia Rocha
Editora: Gutenberg
Gênero: Fantasia Juvenil
Nota: 4
SKOOB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo