Resenha: Os Seis Grous - Elizabeth Lim - Queria Estar Lendo

Resenha: Os Seis Grous - Elizabeth Lim

Publicado em 9 de jun. de 2022

Resenha: Os Seis Grous - Elizabeth Lim

Os Seis Grous é o primeiro volume de uma duologia de fantasia escrita pela autora Elizabeth Lim. É em partes releitura de um conto de fadas. Em partes uma aventura envolvendo magia, maldições e demônios.

Mais histórias com vibes de contos de fadas:

Shiori é uma princesa que não está nem um pouco animada com o casamento arranjado com um príncipe do norte. Ela vive no palácio imperial com seus seis irmãos. E tem privilégios até onde consegue encontrar. Mas tem responsabilidades, também, que não condizem muito com sua ânsia por liberdade.

Além da vida real, Shiori esconde um segredo que poderia colocá-la em risco: ela tem magia. Suas palavras conseguem encantar coisas. E Shiori criou um passarinho de papel para ser sua companheira - a carismática Kiki.

No dia em que deveria conhecer seu noivo, Shiori foge e acaba caindo no rio. Mas é salva pelo aliado mais inesperado: um dragão. A aliança com ele vai além da amizade, e envolve uma pérola encantada que salvou a vida da princesa.

É por seus atos de rebeldia e insubordinação que Shiori não parece se dar muito bem com a madrasta. E é em um desses atos que ela descobre uma verdade terrível sobre Raikama; a descoberta leva à punição, e uma maldição. Shiori é exilada e se torna irreconhecível. E não pode falar uma palavra, ou então um de seus seis irmãos morre. Igualmente amaldiçoados, eles se tornam grous ao amanhecer.

A partir daí, a princesa está por si só para encontrar uma maneira de quebrar essa maldição, salvar seus irmãos e a si mesma.

Você é você, Shiori. O nó que nos mantém juntos, gostemos ou não.

Os Seis Grous é um YA de fantasia que poderia se passar por infanto-juvenil com muita facilidade. E falo isso de maneira positiva, porque a história é muito querida. Com uma ambientação belíssima e uma narrativa gostosa de acompanhar. É um livro bem juvenil, principalmente pela vibe de conto de fadas que ele emana - foi inspirado em Os Seis Cisnes.

A jornada da Shiori envolve amadurecimento, principalmente. Da princesa mimada e resmungona para uma sobrevivente. Ela passa por poucas e boas devido à maldição, que a tornou anônima e a proibiu de se comunicar.

Resenha: Os Seis Grous - Elizabeth Lim

Eu queria ter gostado mais dela, mas, minha nossa senhora. Desde a Feyre e aquele enigma tosco de Corte de Espinhos e Rosas que eu não leio uma protagonista tão tapada.

E é tapada por conveniência, porque, quando precisa, a Shiori é bem espertinha. Eu aceito ler personagens burros se eles forem consistentes! Em alguns momentos ela comete os erros mais estapafúrdios possíveis só porque a narrativa precisa. E em outros está bolando planos mirabolantes porque, de novo, a história precisa. É inconstante, e é muito irritante.

Seu desenvolvimento como sobrevivente é ótimo, e ela realmente amadurece da princesa mimada e egoísta para uma pessoa empática e atenciosa. Como bons contos de fadas adoram fazer. Mas eu não conseguia me importar porque tudo em que pensava era em como ela estava sendo burra e exageradamente ingênua com muita coisa. Uma cena lá no fim me fez jogar o livro longe com um grito, porque foi imperdoável.

O fato de, em todo momento, Shiori dar voltas e voltas e nunca chegar a resposta alguma se torna frustrante. Ela não descobre as coisas, elas são contadas. E isso é preguiçoso demais, porque ela tinha a chance de se tornar independente e de desenvolver raciocínio lógico durante a maldição, mas não. Continua metendo os pés pelas mãos em situações absurdas.

Os coadjuvantes, muito mais interessantes e racionais que ela, me ganharam. Raikama, sua madrasta, é um mistério bem-vindo. Tudo sobre ela é um segredo, principalmente a motivação para a sua maldição. Ela é simplesmente uma madrasta má, ou tem algo mais que queira?

Takkan, o misterioso ex-noivo da Shiori, quando aparece, é surpreendente. Eu gostei de todas as cenas com ele, e de como ele tinha um coração de ouro. O tipo de personagem querido e apaixonante que consegue fazer até mesmo as cenas com a toupeira da princesa serem emocionantes.

Resenha: Os Seis Grous - Elizabeth Lim

Toda a questão com a maldição é muito legal, mas achei a resolução dela um pouco... Apressada demais? Pelo tamanho da treta e o quanto ela tomou do livro, era só aquilo? E o modo com que foi resolvido, também, apressado demais. Caberia facilmente umas vinte páginas a mais ali naquele final. Menos da enrolação do meio do livro envolvendo uma rede sendo tecida, e mais disso.

Os Seis Grous é sim um livro muito legal, e com certeza é uma indicação minha para quem tá começando a ler o gênero. Eu queria ter amado o tanto que amei nas primeiras 100 páginas. Mas acabou perdendo um pouco de mim com a protagonista.

O fim de Os Seis Grous deixa um gancho legal para a sequência. E eu tô ansiosa para conferir o que a autora vai abordar porque é a parte mais legal dessa fantasia criada aqui, e a que mais ficou no mistério. Só vou com menos sede ao pote porque já sei o que esperar da personagem principal.

Sinopse: Shiori’anma é a única princesa do reino de Kiata e guarda consigo um segredo: a magia corre em suas veias. Geralmente, ela esconde bem seus poderes, mas na manhã de sua cerimônia de noivado, a jovem perde o controle. No início, seu erro parece um golpe de sorte, já que ajuda a impedir o casamento que ela nunca quis. Mas o ocorrido também chama a atenção de Raikama, sua madrasta feiticeira, que bane a jovem princesa e transforma seus irmãos em grous. Raikama ainda alerta Shiori: ela não deve falar sobre isso com ninguém, pois a cada palavra que escapar de seus lábios, um de seus irmãos transformado em pássaro morrerá. Desamparada, sem voz e sozinha, Shiori precisa quebrar o feitiço e salvar os irmãos para, enfim, conseguir voltar para casa. Em sua jornada, a princesa acaba descobrindo uma conspiração para a tomada do trono. Somente ela será capaz de trazer a paz ao reino, mas para isso deverá confiar em uma ave feita de dobraduras de papel, em um dragão e até no rapaz com quem lutou tanto para não se casar. E Shiori precisará assumir, finalmente, a magia que escondeu por toda a vida – custe o que custar.

Título original: Six Crimson Cranes
Autora: Elizabeth Lim
Editora: Plataforma21 (Brasil)
Gênero: Fantasia | YA
Nota: 3,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo