Fugindo um pouco das minhas leituras de ficção, Como ser artista foi um sopro de ar fresco na minha vida. Tal qual a Grande Magia, esse livro segura a mão das pessoas criativas e diz que está tudo bem surtar um pouquinho, mas não deixe esse surto dominar a sua criatividade.
Em poucas páginas e com uma escrita muito simpática, Jerry Saltz conversa sobre arte, criação e sobre o que é ser artista. Usando de exemplos das artes plásticas, ele comenta sobre crises artísticas, sobre o medo de criar e, principalmente, sobre como um artista não se deve deixar levar por essas fortes emoções.
Como ser artista é um livro fácil e rápido e que faz muito pela cabeça de uma pessoa criativa. Através de uma conversa, o autor nos convida a pensar sobre arte e criação da maneira mais sucinta possível, e então expõe os demônios que assombram a cabeça dos criadores.
Ele fala sobre como é fácil se deixar levar pelo medo e também sobre como é necessário resistir a ele. Fala sobre os percalços que todos os grandes artistas percorreram em suas vidas e como nenhuma vida artística é igual à outra. Fala, principalmente, que está tudo bem ter um pouco de receio, mas que se fazer arte é o que você quer, esse receio não pode dominar sua vontade.
A edição da Seiva ficou muito bonita, com uma boa tradução de Julia Lima e uma edição recheada de imagens significativas às falas do autor. Usando de bom humor e também de exemplos da própria vida, Jerry Saltz fala sobre a vida e a psiquê de artistas com cuidado e também com uma leveza que torna fácil se identificar nas falas dele.
Como ser artista é o tipo de livro que eu sempre vou recomendar para quem está se aventurando na arte e na criação. Seja escritor, desenhista, pintor ou o que quer que seja, se você quer criar, esse livro vai conversar contigo.
Sinopse: Arte tem o poder de mudar quem nós somos. Para muitos, tornar-se artista é o sonho de toda uma vida. Mas como fazer isso acontecer? Em Como ser artista, Jerry Saltz, uma das mais celebradas e apaixonadas vozes sobre o tema, oferece um manual para artistas amadores e experientes. Dos primeiros lampejos de inspiração – e como persegui-los sem se deixar paralisar pelas dúvidas sobre ser capaz – à tarefa de lidar com o mercado da arte, Saltz oferece insights inestimáveis sobre o que realmente importa para artistas em ascensão: originalidade, persistência, equilíbrio entre conhecimento e intuição e, a mais preciosa das qualidades, confiança em si mesmo. Ao reunir instruções, exercícios e dicas práticas, Como ser artista oferece novas maneiras de atravessar bloqueios criativos, aproveitar ao máximo os materiais, enfrentar desafios profissionais e, acima de tudo, encontrar alegria no trabalho. Ilustrado com obras coloridas de visionários clássicos e contemporâneos, este livro ajudará artistas de todas as áreas – artes plásticas, fotografia, escrita, performance – a realizar seus sonhos.
Título original: How to Be an Artist
Autor: Jerry Saltz
Tradução: Julia Lima
Editora: Seiva
Gênero: Não ficção
Nota: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!