Recebido em cortesia da Editora Seiva, Como criar histórias é uma guia prático para escritores pelas mãos da grandiosa Ursula K. Le Guin. Através de exercícios e exemplos de escrita criativa, a autora nos convida a mergulhar no trabalho que é criar um livro.
Caso queira estudar mais da escrita criativa, conheça:
Esse é o tipo de leitura que eu definitivamente vou recomendar pra todo mundo que tá querendo seguir carreira profissional como escritor. Muito se fala sobre a profissionalização de quem escreve livros, e é maravilhoso encontrar obras que ajudam nessa jornada. Escrever não é só sentar na frente do computador e colocar palavra na frente de palavra. Exige estudo, dedicação, conhecimento.
Ser escritor, como profissão, é um trabalho árduo. Especialmente no Brasil, que a valorização do escritor brasileiro contemporâneo ainda é tão pífia. O mercado está melhorando aos poucos, olhando para os trabalhos nacionais da atualidade com mais carinho, mas é importante que o trabalho que está sendo apresentado também corrobore com a demanda por espaço e investimento.
Como criar histórias é um livro curto, mas ele aborda temas importantes na construção de um livro. Com uma voz didática divertida, a autora (que venceu seis vezes o prêmio Nebula e sete vezes o Hugo) fala conosco sobre os percalços, os cuidados e o que se deve ter atenção num manuscrito.
Em nenhum momento a Ursula aponta dedos e exige ou dita alguma coisa como lei. O que ela fala é com experiência; o que ela sugere é com sabedoria; e o que ela manda ter cuidado é porque tá nas regras da gramática.
Eu gostei bastante da abordagem de todos os temas. Em particular o capítulo sobre vírgulas e o dos adjetivos e advérbios - as vírgulas são grandes inimigas na minha escrita, mas eu entendo a importância delas! E o jeito com que a Ursula demonstra isso nos exercícios e nos exemplos, trazendo obras clássicas da literatura mundial para ilustrar o que está dizendo, é muito interessante.
Como criar histórias é um livro que dá gosto de ler! E que dá gosto de estudar! Estudar escrita criativa é uma delícia. Quanto mais você aprende, mais quer aprender. As tecnicalidades por trás da construção de um romance, conto, novela, o que seja, são muito importantes e muito divertidas! Eu nunca tinha ouvido falar na Navalha de Tchékov e agora quero muito usar isso na minha próxima história.
Se você gosta de estudar sobre escrita, quer começar a profissionalizar o seu trabalho como escritor ou simplesmente tem curiosidade para conhecer mais da arte de criar, Como criar histórias é o livro pra você!
Sinopse: Um guia magistral sobre a arte da escrita, para explorar individualmente ou em grupo. Uma das grandes escritoras da literatura mundial ensina, entre comentários inteligentes e espirituosos, os elementos essenciais para a construção de prosa narrativa. Em dez lições e exercícios de criação – do som da escrita ao ponto de vista, da extensão da frase ao uso de adjetivos e advérbios –, Como criar histórias traz um vasto repertório de exemplos que inclui Zora Neale Hurston, Jane Austen, Virginia Woolf, Charles Dickens, J. R. R. Tolkien e muito mais. Uma ferramenta concisa e valiosa para todos os escritores.
Título original: Steering the Craft
Autora: Ursula K. Le Guin
Editora: Seiva
Tradução: Juliana Fausto
Gênero: Não-ficção
Nota: 5
Não conhecia o livro, mas amei a indicação. Adoro livros que falam sobre histórias, autores...
ResponderExcluir