Se você tá se interessando por mundos fantásticos que nasceram nos RPGs de mesa, vem comigo que hoje eu vou comentar sobre a ordem de leitura das histórias de Tormenta!
Para quem não conhece, Tormenta20 é o RPG de mesa da Editora Jambô, e tem uma gama de histórias que acontecem dentro desse universo.
Cronologicamente, o melhor ponto pra iniciar as leituras é com O Inimigo do Mundo (Leonel Caldela), primeiro volume da trilogia de Tormenta. A história se passa em 1387 do calendário de Arton. Daí, a gente segue pra O Crânio e o Corvo (Leonel Caldela), segundo volume da trilogia, que acontece em 1403. Por fim, O Terceiro Deus encerra a trilogia e acontece alguns meses depois do fim do segundo livro.
Essa trilogia tem muita lore do mundo de Arton, das ameaças e de grandes nomes que figuraram na história do mundo, então é uma ótima maneira de conhecer o universo.
Daí a gente segue para Khalifor (J.M. Trevisan e Ricardo Mango) e os quadrinhos de Holy Avenger (Marcelo Cassaro e Erica Awano), com 4 volumes (que ganhou edições definitivas).
A Noiva do Dragão (Marcelo Cassaro e Erica Awano) também faz parte da cronologia principal e ganhou uma nova edição no ano passado.
Seguimos para Joia da Alma (Karen Soarele), que é uma aventura com personagens carismáticos e importantes pro que vem em frente, e depois para Flecha de Fogo (Leonel Caldela), um tijolão que conta uma das minhas histórias favoritas de Arton. Também temos Deus da Guerra, que é um livro-jogo sobre o Mestre Arsenal - um dos maiores personagens de Tormenta20 (e conta a história enquanto te insere nela).
Logo em seguida, Deusa do Labirinto (Karen Soarele) conta outra história muito importante pra cronologia de Arton, sobre Tauron e Aharadak. A Cidade da Raposa (Lucas Borne) vem depois.
Dado Selvagem (Kali de los Santos) e As Torres de Wynlla (J.V. Teixeira) são aventuras divertidas que trazem muito da mitologia de pontos específicos de Arton.
Fim dos Tempos (mestrada por Leonel Caldela, se passa na primavera de 1420 nas Colinas Centrais, vai ganhar um livro adaptando a campanha - escrito por euzinha que vos fala! Sai agora em 2026).
Outras campanhas importantes para Arton: Guerra Artoniana, Coração de Rubi e Duelo de Dragões. Se você não costuma jogar RPG, mas gostaria de saber mais sobre elas, pode comprar o livro delas e ler tudo que vai se desenrolar nas histórias (e também dá pra procurar campanhas on-line para assistir!).
Por fim, também tem Crônicas da Tormenta, com histórias do mundo de Arton. São 3 volumes de antologia reunindo jornadas pelo mapa.
Além deles, um livro que é praticamente a bíblia do mundo é o Atlas de Arton, contando tudo desde a origem de tudo. Caso se interesse por ler mais sobre novas raças, poderes e classes, aí a gente vai pras expansões que são Ameaças de Arton, Deuses de Arton e Heróis de Arton.
Tem uma linha do tempo oficial que sugere intercalar entre todos os citados. Caso queira, vou deixar a sugestão cronológica aqui:
Tormenta20 tem um universo bem intuitivo a partir do momento que você embarca nele, então é fácil se situar conforme for pesquisando mais a respeito e lendo mais sobre o mundo e personagens icônicos dele.
E você sempre pode fazer a sua própria ordem de leitura!

.png)



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!