Resenha: Uma garota mágica se aposenta - Park Seolyeon - Queria Estar Lendo

Resenha: Uma garota mágica se aposenta - Park Seolyeon

Publicado em 6 de fev. de 2026

Resenha: Uma garota mágica se aposenta - Park Seolyeon

Uma Garota Mágica se Aposenta
, de Park Seolyon, é uma fantasia sul-coreana publicada por aqui pela editora Rocco. Uma história bem millenial sobre o desastre climático, solidão e o que você faria se, de repente, descobrisse que é a única capaz de salvar o mundo.

Se você se interessou por Uma Garota Mágica se Aposenta, talvez goste de:

Com vinte e nove anos, sem perspectiva, deprimida e solitário, uma mulher decide acabar com a própria vida. Mas antes que possa seguir em frente, é parada por Ah Roa, a Garota Mágica da Clarividência, que lhe confidência uma de suas visões: ela não vai morrer hoje.

Porque vai se tornar a Garota Mágica do Tempo.

Em um mundo onde as Garotas Mágicas vem salvando a humanidade de novo e novo, a única coisa que elas não podem fazer é impedir as mudanças climáticas. Não sem a Garota Mágica do Tempo. Por isso, quando Ah Roa teve a visão, apontando esse destino, logo se pôs em ação.

Resenha: Uma garota mágica se aposenta - Park Seolyeon

Essa mulher anônima, agora, tem um propósito. E não está mais sozinha.

Porém, normalmente os poderes das Garotas Mágicas surgem quando elas ainda são... Bem, garotas. Agora, ela precisa descobrir uma forma de ativar seus poderes para que possa cumprir com seu destino e colocar em prática o plano do Sindicato das Garotas Mágicas para salvar o mundo.

"Acho que foi para isso que nasci: para me arrepender."

Exceto que, quando a presidenta do sindicado cria seu objeto mágico, ele não é nada do que ela esperava. Além disso, uma nova Garota Mágica acabou de despertar. Será que tem algo errado com a profecia de Ah Roa, que nunca erra? Ou será que o problema é ela, que mesmo tendo todo esse poder, ainda é inadequada?

Resenha: Uma garota mágica se aposenta - Park Seolyeon

Uma Garota Mágica se Aposenta é uma história bem diferente do que eu pensava. Na verdade, não sei bem o que eu pensava que encontraria aqui. Como uma criança que cresceu nos anos 90 e comecinho dos anos 2000, eu passei muito tempo assistindo Sakura Card Keptor e Sailor Moon. Acho que eu meio que esperava que a história me trouxesse a mesma vibe.

Mas acho que ela ficou mais próxima dos super-heróis da Marvel. Porque, no fim das contas, ao aplicá-las ao mundo real, é isso que elas são: super heroínas salvando pessoas de um atentado com bomba no aeroporto e coisas do tipo.

Ao mesmo tempo em que a história tem aquela magia da amizade, os objetos mágicos e a vontade de fazer o certo, ela também é bem pé no chão com as dificuldades de ser uma adulta no mundo real. Com as dividas do cartão que só acumulam, as moradias inadequados, os empregos sem futuro e a solidão que a depressão e o luto podem causar.

"Na volta, fico pensando no que significa "ser uma moça boazinha". É ser incapaz de dizer não?"

O livro também é bem curtinho. Uma Garota Mágica se Aposenta tem pouco mais de 150 páginas, o que faz com que a história seja bem rápida de ser lida.

Resenha: Uma garota mágica se aposenta - Park Seolyeon

A única coisa que me deixou incomodada foi como a autora parecia se repetir em algumas frases. Como se quisesse "encher linguiça" para a história não ficar tão curta. Não sei se é algo realmente do texto original ou se foi algo que aconteceu durante a tradução, mas foi uma coisa que percebi ao longo da leitura que as vezes ela dizia uma coisa e no próximo parágrafo explicava aquilo de novo, então as vezes ficava meio chato.

Fora isso, achei a história bastante curiosa. Especialmente o fim, que acabou sendo bem diferente do que eu fui esperando ao longo da leitura. É uma história que vale a pena, principalmente se você já está curioso.

Sinopse: Com vinte e nove anos, deprimida e afogada em dívidas do cartão de crédito depois de perder o emprego durante a pandemia, uma millennial anônima decide acabar com seus problemas pulando da ponte Mapo, em Seul. Sua tentativa de suicídio é interrompida, porém, por um anjo da guarda todo vestido de branco carregando um objeto misterioso e trazendo uma missão: Ah Roa é a Garota Mágica da Clarividência e está em busca de uma companheira poderosa, a Garota Mágica do Tempo. E nossa protagonista, por incrível que pareça, pode ser essa pessoa especial. Mas a empolgação logo se transforma em frustração quando ela descobre que ser uma Garota Mágica na vida real é bem diferente dos animes e mangás. Não é apenas magia: é trabalho. Feiras de empregos, reuniões do sindicato, muito treino… E, considerando que seus poderes nem despertaram ainda, a autoconfiança dela não está lá essas coisas. Para completar, sua varinha mágica é um cartão de crédito, que ela deve usar não contra monstros ou alienígenas malignos. O grande inimigo a ser derrotado? As mudanças climáticas, a violência e o próprio poder do tempo. Clichês do gênero são reimaginados em uma história que explora desafios profundamente reais e universais: a busca por significado e o desejo de fazer o bem quando o mundo parece estar acabando. Divertido e encantador, Uma garota mágica se aposenta nos lembra de que todos podemos ser Garotas Mágicas, e que qualquer um pode lutar pelo bem e encontrar o amor.

Título original: 마법소녀 은퇴합니다 (mapepsonye unthoyhapnita)
Autoria: Park Seolyon
Tradução: Núbia Tropéia
Editora: Rocco
Gênero: Fantasia
Nota: 3,5

Resenha: Uma garota mágica se aposenta - Park Seolyeon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo