Resenha: O Beijo das Sombras - Richelle Mead - Queria Estar Lendo

Resenha: O Beijo das Sombras - Richelle Mead

Publicado em 25 de mai. de 2013

Resenha: O Beijo das Sombras - Richelle Mead

O Beijo das Sombras é o primeiro volume da série Academia de Vampiros (Vampire Academy), da autora Richelle Mead. Quanto mais tempo passo na companhia de Rose Hathaway, mais meu amor por essa série cresce.

Se você se interessou por Vampire Academy, pode gostar de:

A história de Vampire Academy segue a trajetória de Rose Hathaway e Lissa Dragomir. Lissa é uma princesa Moroi; mais especificamente, uma princesa vampira.

Mas nada de vampiros horrendos e monstruosos; os Moroi são pacíficos, vivem longe dos humanos e se alimentam apenas de fornecedores dispostos a doar sangue para a sobrevivência dessa raça – até porque tais fornecedores adoram mergulhar na dopagem da saliva dos Moroi, porque ela possuí uma substância capaz de causar prazer.

Rose é uma dampira, meio Moroi e meio humana, que cresceu e foi criada para se tornar a guardiã de Lissa. Dampiros se tornam guardiões para proteger os Morois, pois eles estão sempre em perigo constante e não sabem se defender sozinhos dos Strigoi. Strigoi são outra espécie de vampiros, estes malignos.

Resenha: O Beijo das Sombras - Richelle Mead

Em O Beijo das Sombras, somos apresentados a essas duas garotas e ao fato de que, há dois anos, elas estão fugindo da escola São Vladimir, o lugar seguro para Morois e dampiros. Numa noite, no entanto, Rose e Lissa são apanhadas por guardiões desta mesma instituição e forçadas e retornar para lá.

De volta a escola, Lissa deverá aprender a lidar com a realeza Moroi e com poderes que cada vez mais a arrastarão para a insanidade, enquanto Rose terá que treinar com afinco para se tornar uma excelente guardiã, enquanto lida com sentimentos amorosos que começará a nutrir por seu treinador.

Já não bastasse isso, ela tentará entender o porquê dos poderes estranhos de Lissa, adentrando um assunto perigoso e cheio de mistérios. Quer mais? Coisas estranhas começam a acontecer na escola, e tudo indica que alguém está atrás da princesa Dragomir.

Richelle Mead tem uma incrível habilidade para criar personagens apaixonantes numa trama de te deixar presa às páginas do livro. Começando com a Rose, que é quem narra os acontecimentos. Ela é forte, é destemida e não tem medo de dar a cara à tapa. Sarcástica e bem humorada, é impossível não amá-la a cara tirada debochada e bate-boca sem escrúpulos.

Também temos o Dimitri que, meu deus.

Pausa dramática para apreciar essa montanha da Rússia que é simplesmente um grande gostoso maravilhoso honrado com a moral lá nas alturas.

Dimitri tem uma personalidade semelhante a da Rose, no sentido de ser forte e corajoso, mas é muito controlado e sensato, sério e compenetrado. Ele entende a responsabilidade que carrega como guardião. A interação entre ele e a Rose se dá pelos treinamentos que ele passa a ministrar com ela; de amizade a uma faísca de atração e romance impossível, a gente fica morrendo pelos dois logo na primeira cena.

É fácil observar as pessoas quando ninguém nota a sua presença.

Temos a Lissa também, que tem seus momentos dramáticos bem explorados e mostra potencial para um grande desenvolvimento. Ela é muito dependente da Rose, emocional e psicologicamente; não apenas pela ligação sobrenatural entre as duas, mas também por ser sua melhor amiga e provavelmente futura guardiã.

Fora eles, destaco aqui Christian Ozera e Mason Ashford, outros dois amores da minha vida nessa série. 

Christian é um Moroi solitário, assombrado pelo passado tenso envolvendo seus pais, e, durante a narrativa, constrói uma relação de atração e confiança com Lissa. Christian consegue abandonar sua máscara de garoto perturbado e sozinho por ela.

Mason é um dampiro esperto e divertido, também treinando para ser guardião, e tem uma big crush na Rose. Ele é o melhor amigo para todas as horas e tem um coração de ouro.

A apresentação do universo dos vampiros é fenomenal. Te coloca dentro daquela vibe de Ensino Médio com problemas sobrenaturais e, unindo isso ao humor afiado da Rose, O Beijo das Sombras é uma grande farofa cativante. É simplesmente impossível não se divertir com esse livro. E não apenas isso, mas as cenas de ação são ótimas, e o mistério envolvendo os ataques à escola são tensos o suficiente pra criar pulguinhas de desconfiança na gente.

Indico esse livro para Deus e para o mundo, e as cinco estrelas são mais do que merecidas. Se você procura um livro do tipo que não dá pra desgrudar, O Beijo das Sombras é o que deve escolher.

Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Título original: Vampire Academy
Autor: Richelle Mead
Tradutora: Inês Cardoso
Gênero: YA sobrenatural
Editora: Agir
Nota: 5


6 comentários:

  1. Li esse livro e acabei de comprar outros dois da série, depois de um século!! kkkkkkkkkkkkkk
    Gosto bastante dessa série, apesar de não amar a mitologia vampiresca,a não ser pela mão Diva de Anne Rice. Contudo, gostei bastante dessa série! Rose continua sendo uma das minhas personagens femininas prediletas.

    Adoro suas resenhas!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh gods, a série é muito muito boa, você vai amar! A partir do segundo livro tem o Adrian e ABFIPUAWBIFUANIODFSANOIFSNA
      Adoro Anne Rice também! Mas o legal dos vampiros da Richelle é que eles são todos baseados em lendas muito fodas, histórias de ciganos e tal, os strigoi e os moroi e etc ''existem'', é muito foda.
      AMO a Rose. Demais *o*
      Obrigada pelo comentário, flor! E obrigada por gostar das nossas resenhas ♥

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  2. Primeira resenha positiva que leio!
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, Ana, sério?
      Nossa, eu nunca vi uma resenha negativa de Vampire Academy, e olha que eu já li muitas falando do livro! Surpreendente.
      Espero que tenha gostado dela, de qualquer maneira :D
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  3. Tive que vir na resenha do primeiro livro só pra enaltecer. Já tinha ouvido falar de VA mas sempre ignorei, li suas resenhas e me deu aquela vontade de ler. Aí vi o filme, achei bacana mas n o suficiente pra me fazer ler os livros. Grande engano, pq VA n saiu da minha mente, aí fui atrás dos ebook, li tudo em uma semana Kkk, o que foi incrível, fazia mt tempo que eu n lia uma série inteira. Logo depois decidi comprar.
    Acompanho o blog há um tempo, mas precisava vir comentar pelo menos sobre isso XD

    ResponderExcluir
  4. Amo demais essa série! Sou apaixonada pelo Dimitri e a Rose me fascina! Estou relendo agora e sentindo tudo de novo!

    Foi um pecado o que fizeram no filme, não passaram a essência da Rose, o que realmente faz o livro ser maravilhoso. Quem sabe um dia ganhamos uma nova adaptação.

    Parabéns pelo blog, acabei de conhecê-lo e estou amando!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo