Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas - Queria Estar Lendo

Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas

Publicado em 19 de jun. de 2013

Eu nem sei direito como escrever essa resenha, porque quando leio um livro muito bom tenho essa dificuldade. Mas vá lá, vou fazer o meu melhor.

Sinopse: Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores.

De que livro estou falando? De Supernova – O Encantador de Flechas, lançado agora no finzinho de fevereiro pelo selo da Novo Século, Novos Talentos da Literatura Brasileira (sim, o mesmo selo que o meu!), escrito por Renan Carvalho.

“A partir daquele momento, a esfera teria as mesmas proporções de luz e sombras, de frio e calor, de alegria e tristeza, de bem e de mal... Sem deixar que os irmãos percebessem, ela despejou, em cada pequena parte do mundo, um pouco de trevas”.
Trata-se de uma trama distópica que segue a história de Leran, um rapaz bem humorado e ligeiramente avoado que vive em Acigam, uma cidade oprimida por um governo totalitário. Governo este responsável por banir a mágica deste lugar. Isso mesmo! Eles mantêm a população sob ameaças silenciosas, pois todos sabem o destino terrível se alguém tentar usar magia – silenciadores serão mandados atrás de você. E não queira saber sobre eles, pois são criaturas nada legais.

“Após arrancar a adaga do cadáver, ele se levanta e fica de costas para mim. Tomba cabeça para o lado, como se tivesse percebido algo, e se vira por completo na minha direção, encarando o beco. Tomo um susto com seu movimento e me encolho tentando evitar que ele me note. Em seu rosto vejo dois pontos amarelados, acesos na escuridão dentro do capuz; são os olhos da criatura. Ele continua ali por alguns segundos até ser distraído por mais silenciadores que chegam e recolhem os corpos.”
Pois bem, a vida de Leran começa a mudar a partir do momento em que ele descobre alguns detalhes sobre pessoas que conhecia. Coisas envolvendo uma organização rebelde secreta formada por aqueles que desejam acabar com a opressão à magia; uma guerra civil está prestes a estourar e, devido a alguns acontecimentos bastante surpreendentes, Leran se verá envolvido com ela.

Ok, se eu falar mais alguma coisa da história, vou acabar divulgando spoiler e essa não é a minha intenção. Como sempre, falarei um pouco dos personagens e dos meus sentimentos em relação ao livro, então vamos lá.

Sobre o protagonista, que foi o que mais me cativou, eu só tenho elogios. Leran é tão AJNFSIAUBFSAIUGFA por falta de palavra melhor. A narração de 3 das 4 partes do livro fica por conta dele, e desafio você a não se apaixonar por esse arqueiro. ARQUEIRO, isso mesmo. Quem me conhece bem sabe que eu tenho uma big crush por arqueiros, e Leran entrou pro hall de arqueiros favoritos da minha vida.

Judra, outra personagem muito importante, teve um destaque surpreendente. Não, eu não amo muito ela, já expressei meus sentimentos pro Renan. Na verdade, nem sei o que sinto por ela, prefiro mantê-la num cantinho até descobrir. Boom é a minha personagem feminina favorita (ela é tão estressadinha e discute adoravelmente com o Leran o tempo todo, não dá pra não amar) e logo depois vem a Luana. O livro é cheio de ação e de reviravoltas do tipo MEU DEUS, O QUE?! EU NÃO IMAGINAVA QUE ISSO FOSSE ACONTECER! Momentos em que, por exemplo, o título da obra passa a ser explicado te deixam de queixo caído, e coisas envolvendo traições te matam. Estou em espírito escrevendo esta resenha, thank you very much. Tudo isso torna o livro ainda mais legal. Está cheio de mortes também, então não se apeguem a muitos personagens, você nunca sabe quem será o próximo (eu sofri muito por causa de dois deles, vocês entenderão quando lerem). Que alguém ouse me chamar de escritora serial killer de novo!


Achei o final excelente e a última página me deixou morrendo pela continuação. Não me aventurei a ler o prólogo do segundo livro (que está disponível no final deste) porque tenho problemas com ansiedade e meu coração não aguenta.

Mais uma vez parabéns ao Renan pelo livro! Supernova leva cinco estrelas bem merecidas. E eu estarei aqui morrendo enquanto aguardo a publicação do segundo livro.

“Quando eu menos esperar, estarei frente a frente com inúmeros novos desafios. Afinal, como meu avô disse: "Isso é só o começo". De quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier...”

Título: Supernova - O Encantador de Flechas
Autor: Renan Carvalho
Editora: Novo Século (selo Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Nota: 5

Saiba mais: Skoob | Buscapé

9 comentários:

  1. Ainda não conhecia esse livro, parece interessante!
    Adorei o blog! Seguindo, claro!
    Beijos
    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, sim, muito interessante! Leia quando puder, eu super indico *-*
      Muito obrigada pelo comentário :)

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  2. Vou nem te falar nada sobre a resenha dona Denise, fazer isso com pobres é pecado asDASODKASODKASODKASDOK correndo medingar dinheiro pra comprar, é o jeito asDASOPDKASODKA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA EU SEI, DESCULPA D:
      The pobreza never ends. UHSAUHSAUHSAUHSAUH vai ser uma boa compra, eu te garanto :3

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  3. Sua resenha ta ótima. O livro é simplesmente perfeito. Um dos melhores livros que eu já li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu flor! Obrigada pelo comentário *-* Bom saber que gostas tanto, o livro merece, realmente :D

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  4. Que bacana seu comentário! Valeu por ter gostado tanto do blog. Eu e as meninas agradecemos o seu carinho :D
    Que bom que gostou da resenha! Quando puder, leia o livro *-*
    Passaremos no seu blog sim, pode deixar.

    Beijos,
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
  5. Muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  6. QUERO LER.............................................URGENTEMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo