Resenha [FILME]: Vingadores - Guerra Infinita - Queria Estar Lendo

Resenha [FILME]: Vingadores - Guerra Infinita

Publicado em 27 de abr. de 2018


Vingadores - Guerra Infinita é o crossover que o universo Marvel preparou durante dez anos. Um filme de proporções épicas que prometeu ser o melhor encontro entre todos os heróis mais poderosos da Terra - e cumpriu com maestria.

Esta resenha é livre de spoilers. Pode ler sem medo!

"Oh, você quer saber o que esperar de Guerra Infinita? DOR. Só isso."
Na trama, Thanos finalmente começou a caçada final pelas Jóias do Infinito - seis fragmentos que, juntos, dão a quem os possui o poder para controlar todo o universo. Na Terra, dois deles estão sob proteção dos heróis; na galáxia, os outros, espalhados por cantos longínquos. Para a infelicidade geral da nação, o desejo de Thanos não é de destruir tudo que existe, mas de exterminar metade da população do universo. E os Vingadores são os únicos capazes de impedir.

O MCU foi construído em cima desse crossover. Desde 2012, com o primeiro filme que reuniu os heróis, temos algumas amostras do que vai ser a chegada de Thanos. Mas nada, eu repito, nada me preparou para o que foi Guerra Infinita.

Eu chamaria de um grande trauma, mas um trauma bom. Foi uma experiência espetacular de assistir, mas foi impactante. Pesado. Diferente de tudo que a Marvel entregou para os espectadores até então - e por isso tão incrível. O inesperado foi o que deixou esse filme tão bom.



Por lidar com muitos heróis, a trama se divide em certos núcleos, dando atenção a cada um dos personagens principais da melhor maneira possível. Eu tive algumas ressalvas porque senti falta de maior participação de alguns coadjuvantes como havia sido prometido, mas no geral teve tempo para trabalhar cada um dos rostos já conhecidos dos fãs da franquia.

Seus personagens estão marcados por diferentes situações. O grupo dos Vingadores está dividido por causa da Guerra Civil; e essa divisão é parte do motivo pela separação dos núcleos. Deixou a dinâmica interessante e fez funcionar a ideia de que só a reunião de todos eles seria capaz de derrotar um inimigo tão poderoso - afinal de contas, juntos eles são mais fortes.

Eu gostei de todos os núcleos, e foi interessante como todos eles equilibraram humor e tensão e desespero na medida certa. Sim, a Marvel fazendo um filme tenso e desesperador - e, eu diria, o mais sombrio até então. Não é um sombrio estilo Batman v. Superman, mas é desolador. É um filme que fala da luta pela esperança, mas não da conquista dela. Dos sacrifícios e dos horrores que é enfrentar uma guerra onde a chance de vitória é tão mínima e aparentemente inalcançável.


Thanos, por si só, me impressionou como o melhor vilão que esse universo já viu. Ele tem motivações - psicóticas? Sim, mas críveis dentro do contexto em que ele é apresentado - tem emoção, tem uma presença assustadora e, acima de tudo, carisma. Não tem absolutamente uma cena dele que não impacte para um caralho. É coisa de diálogo absurdamente bem desenvolvido, ação e porradaria incríveis. O cidadão é O inimigo. Uma ameaça extrema que passa a impressão de indestrutível, quer coisa mais amedrontadora que isso?

A ação é de tirar o fôlego e eu contei pelo menos umas cinco cenas em que gritos encheram a minha sala de cinema. Gritos de horror? Gritos de alegria? Fica aí o mistério.

O filme tem tudo o que nós amamos nesse universo; o humor é ótimo e característico de cada personagem - tem o sarcasmo absurdo do Tony, o escrachado do Peter Quill, as piadinhas bobas do Bruce Banner, aquele humor maravilhoso que veio de Pantera Negra. Tudo e mais um pouco pra agradar os fãs; e também tem o inesperado.




O que os Irmãos Russo fizeram nesse filme é algo que eu nunca tinha visto numa película do gênero, e graças aos deuses por isso. O universo cinematográfico da Marvel precisava de uma reviravolta dessa; precisava estabelecer um ponto de virada, um momento chocante tão grande que só um recomeço pode ser capaz de fazer as coisas ficarem bem de novo.


E boy, oh boy, eles fizeram isso. Eu nunca tinha me sentido tão traumatizada e chocada assistindo um filme quanto fiquei com Guerra Infinita; nada do que eu esperava chegou perto do que foi essa história. Quando eu achava que o desespero tinha acabado, outra coisa mais chocante aparecia para tomar lugar.

E o final.


Se você tem algum desfibrilador sobrando, sugiro levar pro cinema. O meu espírito ficou naquela sala e eu nunca vou me recuperar disso.


Queria falar dos personagens individualmente, mas eu precisaria entrar na área das subtramas e aí é muita informação. Talvez eu traga uma resenha com spoilers, mas depende do quanto a terapia funcionar comigo.

Estou começando um grupo de terapia para reunir quem já assistiu esse filme e precisa de apoio emocional, aliás. Vamos nos abraçar.

No mais, Vingadores - Guerra Infinita é o filme que todos estávamos esperando. Fãs dos quadrinhos, dos filmes, dos dois. Fãs apaixonados pelos heróis, esperando por um grandioso vilão e por uma história de cair o queixo. Esse filme vai acabar com o seu emocional e você vai agradecer por isso.

21 comentários:

  1. Oi, Denise
    É como comentei com a Mi. Apesar de adorar o universo Marvel, eu perdi muitos filmes da franquia, então tem vários personagens e situações que eu não faço a menor ideia de como surgiram. Eu até quero assistir mas não estou desesperada ao ponto de ver logo, quando quer eu vou.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      O bom é que tu não se desespera e pode assistir com calma, a gente sai do cinema direto pro pronto socorro UHASUHASUHASUHASUH

      Beijos!

      Excluir
  2. Ahhhhhh Meu Deus! Concordo plenamente com as suas palavras!
    Guerra Infinita apresentou tudo o que prometeu e me fez sair do cinema muito mais impactada do que eu esperava!
    Que experiência épica!!
    Aquelas cenas que pareciam tiradas dos quadrinhos!!
    E a trilha sonora... perfeita! Especialmente nas cenas com mais carga emocional.
    Falando em carga emocional, o MEU emocional tá abalado! Faz dois dias que só penso nesse filme kkkk
    Acredita que teve coisas que acontecerem que eu esqueci tamanho o choque??
    Tive que perguntar pra um amigo: "o que aconteceu mesmo com fulano lá no final? não consigo lembrar..."
    A comoção na minha sessão foi unânime! Começou a subir os créditos e todo mundo estava com aquela cara de espanto, esperando a cena pós créditos!
    Só sei que preciso assistir (sofrer) de novo!

    Ps.: Precisando mesmo fazer terapia pra me recuperar e aprender a lidar com o ano de espera que vem pela frente!

    Abraços!

    @farof4_pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Tudo bom?
      Eu ainda não consigo processar esse filme e já faz alguns dias que vi, acho que só ano que vem vendo a parte 2 meu emocional vai ficar 100% de novo.
      EU PASSEI POR ISSO TAMBÉM. Nem consegui chorar assistindo porque fiquei O________O pra tudo que foi chocante; acabou e eu sai bem zumbi do cinema.
      Minha sessão tava super alto astral, gritando e aplaudindo no começo, mas quando começou a ficar tenso dava pra ouvir uns soluços de gente chorando e só, foi sinistro ç_ç
      PRECISO VER DE NOVO, SIM! E bora começar esse grupo de terapia.

      Beijos.

      Excluir
  3. Olá, Denise.
    Eu estou até com medo de assistir esse filme e meu coração não aguentar hehe. Espero tanto dele e suas palavras só me deixou animada para assistir. Mas não quero que ninguém morra, mas acho que vai acontecer.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Menina, sugiro ir tomar um sorvete depois, passear numa Saraiva, fazer algo feliz, porque PESA no emocional. Doeu muito.
      É um filmaço, o melhor da Marvel e do ano, mas rapaz como me traumatizou.

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Denise,
    Acho que só conseguirei assistir no dia 05... Será que consigo esperar?
    AI AI AI, MEU CARTÃO PRECISA VIRAR LOGOOOOOO! HAHAHAHAHAHA
    Estou bem ansiosa e empolgada para sofrer, HAHAHAHA.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      SE PRECISAR SURTAR COM ALGUÉM QUANDO ASSISTIR TAMOS AI. ASJKNFASLASGBOASGUOASGBO aguenta firme e foge dos spoilers enquanto isso!

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Dê, como eu já tinha lido diversas teorias do que vão fazer no próximo filme eu já meio que esperava a quantidade de mortes rsrsrs daí eu não precisei de um desfibrilador hehehehehehe mas sem dúvida é um filme grandioso e no final a gente fica morrendo pela continuação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Menina nem em dez anos lendo quadrinhos e acompanhando os filmes eu consegui ver a Marvel ter the balls pra fazer isso acontecendo, o choque ainda tá no meu sistema nervoso. Só vou me recuperar completamente ano que vem.
      Agora é só aguentar até maio!

      Beijos!

      Excluir
  6. Denise mulher, você viu minhas reações a esse filme no instagram né? Pois é... acho que vai chegar a época da parte 2 e eu não terei me recuperado.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      EU VI E ENTENDO E COMPARTILHO DOS SURTOS. Só vou sentir meu emocional e psicológico 100% quando começar a parte 2 e toda essa dor for embora.

      Beijos.

      Excluir
  7. OOOI <3
    Eu to doida pra ver esse filme, mas tenho total certeza que não vou entender quase nenhuma das referências porque vi poucos filmes da marvel. Tô planejando fazer uma maratona deles, pra entender tudinho, mas nem sei por onde começar! Você poderia fazer um post com dicas da sequência de filmes, seria uma UTILIDADE PÚBLICA hahaha.
    ADOREI OS MEMES <3 <3 ARRASOU MULÉRRRR

    https://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia!
      Uma maratona é realmente ótimo pra tu pegar todas as referências, porque esse filme trabalha todo em cima delas. É aquela coisa de juntar todos os dez anos de MCU pra fazer um filmaço acontecer, tem detalhe de todos os filmes lançados até agora.
      Vou tentar montar um post pra ajudar!

      Beijos.

      Excluir
  8. Tô com medo agora. Eu já sou chorona pra um senhor cara*. Eu não sei se tenho emocional pra isso, não. Eu estou uns quatro filmes atrasada nessa saga, mas quero muito ver Guerra infinita. Só não sei se vou ter coragem...

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary!
      Menina, se tu é chorona leva uma caixinha de lenços. De verdade. Nem tô exagerando ou falando pra assustar mas é porque o filme é PESADÍSSIMO mesmo. Eu não chorei porque fiquei em choque, mas deu 2h da manhã o choque passou e eu virei uma torneira enquanto escrevia essa resenha UHASUHUHASUHASUHASUH
      Tenha coragem sim, vale a pena! O roteiro é FODA DEMAIS.

      Beijos.

      Excluir
  9. Esse filme acabou completamente com meu emocional. Quando eu sai do cinema, fiquei uns 10 minutos parada no meio do shopping tentando processar tudo o que aconteceu no filme.
    Eu e o meu namorado começamos a analisar parte por parte, discutir possíveis teorias que poderia acontecer no próximo filme, além claro, da cena pós-crédito que já deu uma luz para a gente.
    ALERTA DE SPOILER:
    Será mesmo que a única salvação para os avengers será a Capitã Marvel?
    Ai meo Deos HAUSHUAHSU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hellen!
      Eu te entendo ~abraça~
      Enquanto passavam os créditos eu só consegui olhar pra tela e ficar ........... até agora não sei se estou vivendo ou apenas existindo.
      TÔ NUM PONTO DE LER TEORIA ATÉ EM FRANCÊS DE TANTO QUE PRECISO DE RESPOSTAS.

      SPOILEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER:
      A Carol com certeza vai chegar chutando o balde do Thanos pro quinto dos infernos. Mas tem também o Homem-Formiga e a Vespa que vão ter importância pra sequência desse filme - provavelmente envolvendo linhas temporais e dimensões paralelas. E, claro, tudo que rolou vai ser revertido. Os novos vingadores vão voltar. QUERO VER JUNTANDO TODOS, T-O-D-O-S OS HERÓIS numa cena pra bater de frente com o Thanos. FAÇA ACONTECER, MARVEL.

      Beijos!

      Excluir
  10. Ai, meu Deus! Já estou preparando o meu psicológico, mas acho que não vai adiantar nada haha. Amei a sua resenha, está super completa e já me deu uma ideia do que eu irei encontrar no filme. Confesso que estou ansiosa para assistir todos esses heróis maravilhosos juntos contra esse vilão tão poderoso. Bjss!

    ResponderExcluir
  11. Olá Denise,tudo bem? :)
    Assisti esse filme há dois dias atrás. E confesso que fui ao cinema por insistência do meu marido e filho.
    Que vergonha!!!!
    Não conheço tanto assim o universo Marvel.
    Mas adorei as tiradas engraçadas e sarcásticas do filme. Apesar do clima tenso.
    Assim como achei espetacular o grande vilão da história: Thanos

    Tenho certeza que todos os fãs ficaram tão emocionados , quanto você.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Muito emocionante do começo ao fim! Acertadamente Thanos (Josh Brolin, do óptimo Filme Homens De Coragem ) é a grande estrela desse filme, tanto que é alardeado de que ele que retornará, não os Vingadores. Ao lado de Killmonger, que sem dúvidas ele é o melhor vilão da Marvel. Thanos é extremamente bem construído e muito bem feito em CGI, suas motivações fazem sentido e trazem um inesperável carisma e humanidade ao vilão. Acreditamos que o que ele faz não é bom, mas é necessário para ELE e entendemos o porquê. Claro que não significa que ficaremos ao lado dele. Não. Ele é um porco genocida e egocêntrico que sai pelo Universo exterminando metade da população dos planetas sendo uma espécie de Deus em uma missão digna, mas é uma ideia de equilíbrio que, de uma maneira ou outra (descontada a sede pelo poder), acaba se tornando compreensível ao conseguirmos identificar perfeitamente a sua motivação traçando um paralelo com o mundo real. Principalmente se formos comparar com os dois filmes que serviram de prelúdio a este, Thor: Ragnarok e Pantera Negra, que introduziram certas ideias de moral torta.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo