Resenha: Graça e Fúria - Queria Estar Lendo

Resenha: Graça e Fúria

Publicado em 10 de jul. de 2018

Resenha: Graça e Fúria

Graça e Fúria é o lançamento da Editora Seguinte para esse mês de Julho. Consegui esse ARC lá na Flipop e não poderia ter ficado mais feliz! A obra de Tracy Banghart te prende desde a primeira página, e fala sobre mulheres encontrando a voz em um mundo que resolveu silenciá-las.

Sinopse: Duas irmãs lutam para mudar o próprio destino no primeiro volume de uma série de fantasia repleta de romance, ação e intrigas políticas. Em Viridia, as mulheres não têm direitos. Em vez de rainhas, os governantes escolhem periodicamente três graças — jovens que viveriam ao seu dispor. Serina Tessaro treinou a vida inteira para se tornar uma graça, mas é Nomi, sua irmã mais nova, quem acaba sendo escolhida pelo herdeiro. Nomi nunca aceitou as regras que lhe eram impostas e aprendeu a ler, apesar de a leitura ser proibida para as mulheres. Seu fascínio por livros a levou a roubar um exemplar da biblioteca real — mas é Serina quem acaba sendo pega com ele nas mãos. Como punição, a garota é enviada a uma ilha que serve de prisão para mulheres rebeldes. Agora, Serina e Nomi estão presas a destinos que nunca desejaram — e farão de tudo para se reencontrar.

O reino de Viridia é cruel com suas mulheres. Elas não têm direitos, subjugadas às vontades de seus familiares e dos governantes - dos homens. Serina e Nomi tiveram criações diferentes, apesar de serem irmãs. Serina foi criada à perfeição, à submissão, a ser uma graça da cabeça aos pés. Nomi, a ajudá-la e servi-la e obedecer à posição de aia, caso a irmã fosse escolhida pelo herdeiro ao trono.


Resenha: Graça e Fúria

Uma confusão no palácio acaba por incriminar Serina de algo que ela não fez, e Nomi se torna a graça do príncipe herdeiro. Serina é enviada para uma ilha-prisão, e Nomi aprisionada pelas paredes do palácio. Para sobreviverem, precisarão mudar tudo em seus trejeitos e em suas crenças. Para aguentar, precisarão encontrar suas vozes e resistir.

Graça e Fúria já estava na minha estante do Goodreads desde seu anúncio. Quando soube que a Seguinte traria para cá simultaneamente, me segurei pela edição brasileira. E, senhoras e senhores, que livro.

A toda mulher que mandaram sentar e ficar quieta... e que se levantou mesmo assim.

Acho que é uma das histórias de "Fantasia" mais feministas que já li em muito tempo. A autora soube desenvolver suas personagens femininas com maestria, dando personalidades e conflitos e ânsias para mulheres subjugadas por uma sociedade extremamente machista e patriarcal. Graça e Fúria é sobre suas mulheres; sobre as protagonistas e as coadjuvantes, sobre os diferentes tipos de submissão com as quais elas são obrigadas a conviver. É, principalmente, um livro sobre rebelião. A silenciosa e a que grita pelo fim da opressão de gênero.

- Não é uma escolha quando você não tem a liberdade de dizer não.

Através de uma narrativa rápida e sem grandes devaneios ou descrições, Tracy Banghart entrega uma obra carregada em adrenalina e mistério para te obrigar a virar as páginas em busca do fim. E que fim!



Resenha: Graça e Fúria

As questões de escolha, liberdade e empoderamento são grandes dentro dessa obra. A posição das mulheres, criada pelo governo e pela história do reino, é devastadora - mas pequenas faíscas de revolta e de esperança nascem conforme a trama se desenrola. Pequenos sinais de que essas mulheres não vão continuar em silêncio. Não vão permitir que falem por elas. 

Serina e Nomi não poderiam ser mais diferentes, e eu amei, absolutamente vivi pelo fato de a narrativa nunca as colocar como rivais. Mesmo nas situações mais extremas, mesmo quando Serina confrontava o pior ou quando Nomi se culpava pelo destino da irmã, em momento algum a história colocou a culpa em sua relação, em seu apoio, nelas. A culpa sempre reside na sociedade, no governo opressor, nos homens que escolheram subjugá-las.

- Sua habilidade de mascarar seus verdadeiros sentimentos, seu verdadeiro eu, será sua maior arma. 
- Preciso de uma arma?
- Toda mulher precisa.

Serina é a graça em pessoa, até que se torna a fúria. Nomi se disfarça em meio à graciosidade, mas carrega um coração furioso. São dois lados de uma mesma moeda. Duas garotas lutando pela liberdade conforme começam a entender o que ela realmente significa.

O leque de personagens femininas ao redor das duas é poderoso. No núcleo da Nomi, temos as outras 2 graças escolhidas pelo herdeiro, Cassia e Maris (suas futuras esposas/companheiras) e as graças do superior (o rei de Viridia). Cassia e Maris são bastante opostas - a primeira, satisfeita com sua posição, ansiosa para se provar digna. Maris, condenada a todo o cenário tal como Nomi, forçada a exercer um papel que nunca desejou.

- Não me curvei antes e não vou me curvar agora.

A narrativa mostra suas histórias e seus conflitos sem nunca rivalizar de fato. Diferente de outras obras nesse estilo, que pecam em mostrar a dualidade das personagens femininas sem condenar uma para mostrar como a outra é perfeita, aqui todas são bem humanas. Reais. Empáticas.


Resenha: Graça e Fúria

No núcleo da Serina, a parte mais interessante, porque temos as ditas criminosas. Mulheres que desobedeceram as leis e foram enviadas à ruína por isso. Desde as ladras e assassinas até simples sobreviventes; leitoras, veja bem. Porque, em Viridia, mulheres não podem ler. Não podem questionar. Não podem lutar.

- Vocês devem ser tão fortes quanto esta prisão, tão fortes quanto a pedra e o oceano que as cercam. Vocês são concreto e arame farpado. Vocês são feitas de ferro.

Nomeadas de acordo com seus trejeitos e com a maneira com que se portam na ilha, essas mulheres se tornam um espelho do que Serina pode se tornar caso se dobre ao que são forçadas a fazer para sobreviver ali. O mais interessante no arco dessa protagonista é como ela reage a esse novo mundo; um mundo distante da graça, onde é forçada a outro tipo de obediência. Ver a chama da rebelião nascer em Serina foi de uma emoção indescritível.

- Meu pai costumava dizer que a opressão não é um estado final. É um peso que se carrega até que não se possa mais. E ele então é removido. Não sem esforço, não sem dor. Mas meu pai acreditava que toda opressão, sempre, sempre seria combatida e superada.

A obra desenvolve dois núcleos de romance para suas personagens principais, mas eles não tomam grande tempo na narrativa - o que é maravilhoso, considerando toda a trama. Para Serina, é oferecido um personagem gentil, diferente da crueldade e da selvageria que ela experimenta na ilha. Para Nomi, dois opostos da realeza, que faz nascer dúvidas a respeito de todas as suas escolhas.

Em relação à edição, este exemplar ainda é um ARC - mas não acho que tenha algo para mudar. A tradução e a revisão estão nos trinques. Corre pra garantir o seu porque, na moral, ESSE LIVRO PRECISA SER LIDO POR TODO MUNDO!

Graça e Fúria é a pedida perfeita para quem gosta de histórias épicas sobre personagens femininas poderosas. É um livro intenso, com um final devastador para ficar no chão exigindo mais e mais. Essa obra entrou para o hall das minhas favoritas do ano - e vocês vão me ouvir falar nela por muito tempo.

Título original: Grace and Fury
Autora: Tracy Banghart
Editora: Seguinte
Gênero: Fantasia | Romance
Nota: 5 +
Skoob

GOSTOU DO LIVRO E QUER AJUDAR A MANTER O BLOG? ENTÃO COMPRE PELO NOSSO LINK!

22 comentários:

  1. Uma temática bem interessante, já quero ler :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monyque! É maravilhoso, vale a pena :D

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Denise, eu não conhecia o livro e nem a autora, mas QUE HISTÓRIA! Imagino que deve ser um livro que transborde angústia por ser ouvida, tratada de forma mais humana, empoderamento, revolução! eu adoro esse tipo de livro, denso, mas sempre me angustio com os personagens, quero ajudar e transformar o que estão vivendo.
    Gostei dessa indicação!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!
      NUM É? Eu tava ansiosa pra ler, e melhor coisa que existe é quando a expectativa é superada positivamente né? A autora conseguiu equilibrar muito bem a temática pesada nessa narrativa leve, com aquela carinha de YA que a gente conhece.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oieeeee,

    Amei sua resenha e pontos colocados sobre o livro. Li essa história e fiquei apaixonado por cada um dos detalhes dela. É uma história que jovens q adultos merecem lê-las <3

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O livro é maravilhoso mesmo, e espero que seja um sucesso - porque merece!

      Beijos.

      Excluir
  4. Oie
    Vi algumas pessoas recebendo este livro, mas é primeira resenha que leio e já gostei. Gosto deste tipo de enredo com mulheres fortes. Já quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nessa!
      O livro tá ganhando várias resenhas maravilhosas - e merece todas elas. Fico muito feliz que tu curtiu a do blog *-*

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Denise
    Eu amei a capa quando vi e agora fiquei ansiosa para ler essa história. São poucos livros que leio que falam sobre empoderamento feminino e a força que a mulher precisa exercer pra conseguir deixar de ser sub-julgada em uma sociedade totalmente patriarcal e machista, e ver isso em uma história de fantasia me chama muito atenção, mesmo que o gênero não seja o melhor pra mim.
    Tomara que eu consiga ler!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Eu tô amando que as obras de fantasia atualmente tão dando um enfoque muito grande pra essa coisa de dar força às personagens femininas (e não somente força física), encontrar sua voz e tudo mais. Graça e Fúria é um exemplo muito grande disso <3
      Tomara que tu consiga ler!

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Dê!
    Eu simplesmente amei o gif que você colocou quando falou do final do livro hahaha dei até um risada aqui. Eu não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada depois de ler sua resenha. Uma fantasia bem girl power? Já foi pra lista!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Aquele gif foi euzinha total com aquele fim UHASUHASUHASUH achei que a trama ia pra um lado ai PLOT TWIST NA MINHA FUÇA.
      Tu vai adorar a história!

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Nizz!
    Menina, geralmente eu fujo de livros hypados demais mas esse está me chamando atenção e muito! Só tenho medo de me decepcionar porque né.. tem sempre essa possibilidade.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Confia que tu vai curtir bastante. Tem tudo o que a gente mais ama em histórias do tipo <3

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi
    estou vendo bastante divulgação dele e estou bem curiosa, menina pelo que falou parece ser uma história incrível, e que sociedade horrível para se viver, elas precisam ser fortes realmente para sobreviver.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      É impossível ler e não querer sair chutando a cara de todos os personagens masculinos da história, a sociedade em que elas vivem é assombrosa e revoltante. A obra é muito, muito boa mesmo!

      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Denise

    Acompanhei suas postagens no IG sobre a história e agora sua resenha toda empolgada fez a vontade de ler crescer ainda mais. Eu fiquei torcendo aqui pra receber essa ARC, mas não acho que vão mandar. Não gosto nadinha dessa capa, mas honestamente essa trama chama muito minha atenção por tudo que ela representa e aborda. Tomara que ele entre em promoção no Amazon Day!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami!
      Eu estava esperando uma história boa, mas ganhei uma das melhores do ano e da vida, menina do céu! Eu curti bastante a capa, apesar das polêmicas :P sou bem do contra nessas horas UHUHASUHASUHASUHAS
      Tomara que tu ache em promoção!

      Beijos.

      Excluir
  10. Oi Denise,
    Sempre ótimo sentir sua animação nas resenhas.
    Como sempre, já era tarde demais quando vi que podia solicitar a prova kkkkk, mas amei ler sua resenha e conhecer o universo que a autora criou. Fiquei bem empolgada em relação as protagonistas e é o ponto principal para minha curiosidade.

    Eu gostei da capa, to xonada nesse vestido haha

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Tenho certeza que tu vai conseguir ler em breve, e tô ansiosa pra ver sua opinião! Os arcos de ambas as protagonistas são MARAVILHOSOS, apaixonei total.
      A arte é linda demais né? Eu curti bastante e combina com a história.

      Beijos!

      Excluir
  11. Oiii Denise

    Ah meu Deus eu preciso desse livro. Tb amei ver a chegada dele em português, a história ja prometia desde a sinopse e a resenha me deixou ainda mais louca por ele, adoro fantasias épicas com personagens femininos fortes, cativantes. Quero ler logo com certeza.
    Só tenho um porém com o livro: sinceramente acho que a editora poderia ter mantido a capa original (mais adulta e mais bonita), achei que essa não fez jus à grande história que apresenta.

    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Com absoluta certeza o hype valeu super a pena. Eu ainda tô no chão sempre que lembro dessa história ASJKNFASUOGBAUOGASGUOAS
      Cara, eu curti bastante as capas. Achei bem na vibe YA e a representação das personagens ficou boa, a meu ver. Mas faz parte desgostar também.

      Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo