[Lançamento] Horror Noire: A representação negra no cinema de terror

  • 09:00
  • 6 de ago de 2019
  • [Lançamento] Horror Noire: A representação negra no cinema de terror

    Tem mais lançamento chegando na DarkSide Books, e dessa vez é uma não ficção. Horror Noire: a representação negra no cinema de terror nasceu de uma pesquisa feita pela Dra. Robin R. Means Coleman que analisou imagens, influências e impactos sociais dos negros no cinema de terror de 1890 até hoje.

    Essa ausência de personagens negras - e mesmo os estereótipos ligados a elas- em filmes de terror não deve ser novidade para ninguém que curte o gênero. Como boa fã de filmes trash, desde a pré-adolescência  existia aquela ideia de que uma pessoa negra em um filme de terror seria morta rapidinha - e não importa o que digam, ainda acho sacanagem o final de A Noite dos Mortos-Vivos. Por isso, fiquei bem empolgada quando vi o lançamento de Horror Noire, que além de falar de cinema, traz dados e informações importantes para repensarmos a construção de todos os tipos de narrativas.

    Partindo do principio que o Terror oferece um espaço para discutir a representação negativa e racista na mídia, a Dra. Robin R. Means Coleman analisa, de forma cronológica, grandes produções de Hollywood, assim como filmes de arte, blaxpoitation e as emergentes produções de horrorcore inspiradas na cultura de hip hop.

    [Lançamento] Horror Noire: A representação negra no cinema de terror

    É uma obra que instiga o leitor, e amante de terror, a racionalizar o gênero e debater o impacto que ele tem na sociedade e as produções como reflexo dela. Uma obra bastante interessante, especialmente com os debates que tem surgido com filmes como Corra! e Nós e a representação oferecida por Jordan Peele nas produções.

    Horror Noire também virou documentário, produzido pela Shudder, um streaming ainda não disponível no Brasil. Lançado esse ano, o documentário foi dirigido por Xavier Burgin e com produção executiva da própria autora e pesquisadora, a Dra. Robin R. Means Coleman, da educadora e escritora Tananarive Due, de Phil Nobile Jr, editor-chefe da revista Fangoria e Kelly Ryan, da Stage 3 Productions. Ele é produzido e co-escrito por Danielle Burrows e Ashlee Blackwell (que também aparece na edição nacional do livro, com um texto exclusivo).

    Horror Noire chega na DarkSide Books através da Coleção Dissecando, que é dedica a revelar os bastidores e a história de grandes produções audiovisuais - que já publicou livros como Sexta-feira 13: Arquivos de Crystal Lake, Twin Peaks: arquivos e memórias e De volta para o Futuro. Chega ao Brasil em capa dura e com galeria de fotos, daquele jeitinho que todos os dark lovers adoram.

    Você pode ler mais sobre o lançamento no blog da DarkSide Books.

    Lembrando que o livro será oficialmente lançado no dia 20 de agosto, mas você já pode comprar na pré-venda diretamente na loja da editora e que, comprando na pré-venda, além de ganhar frete grátis, você também garante postais exclusivos de filmes.

    1. Gostei da proposta desse lançamento Bibs, dá pra ver que a edição está linda como a Darkside sempre faz *-*
      Impossível falar sobre negros no terror e não lembrar de Corra!
      Bjs
      http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tem nem o que discutir da edição né? E a pesquisa parece ser muito boa, também. Impossível falar de terror hoje em dia e não mencionar Jordan Peele!

        bjs

        Excluir
    2. Oiii Bibs

      Não é meu tipo de livro, mas a edição da Darkside está um capricho só, como sempre

      Beijos, Ivy

      www.derepentenoultimolivro.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Ivy!
        A edição parece estar maravilhosa mesmo!

        bjs

        Excluir
    3. Oi Bibs eu achei o lançamento maravilhoso e quero conferir a mostra tb!

      Bjs, Mi

      O que tem na nossa estante

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Mi!
        Infelizmente eu não tenho como conferir a mostra, mas espero que você consiga e curta muitoooo. Tô louca para ler esse <3

        bjs

        Excluir

    Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!

    Tecnologia do Blogger.