Resenha: Romance Concreto - Queria Estar Lendo

Resenha: Romance Concreto

Publicado em 4 de mai. de 2020

Resenha: Romance Concreto

Romance Concreto é o primeiro livro da autora nacional Aimee Oliveira a ser publicado na Amazon, onde você pode comprá-lo e conhecer um pouco mais sobre o que acontece quando se une uma blogueira em decadência, um pedreiro e um chihuahua chamado Django.


Sinopse: O que um chiuaua não-adestrado, uma loja sendo demolida, o demolidor da loja em questão e Olivia Liveretti têm em comum? Isso mesmo: nada. Principalmente porque o tal demolidor se encontrava completamente coberto de cimento e grosserias. Sendo assim, quando esses quatro elementos se reúnem, numa tarde nublada de segunda-feira, algo estranho acontece. E continua acontecendo à medida que Olivia Liveretti passa a conhecer as razões pelas quais Jonas Caruso continua a demolir a sua querida loja de quinquilharias apesar de seus protestos. A “Kinki quinquilharias e afins” nunca mais será a mesma.

Olivia Liveretti está no auge dos seus vinte anos, e na decadência de sua carreira como blogueira. Há sete meses morando sozinha e bancando suas próprias contas, os jobs começam a ficar cada vez mais escassos e seus números nas redes sociais cada vez menores. Liv não vive mais seus dias de glamour e não faz ideia de como lidar com isso.

Além, é claro, de Django. Porque nada melhor do que ter um animalzinho fofo para te ajudar a superar uma crise. O problema é que essa fofura em questão não é adestrado e tem a mania de comer toda e qualquer pedrinha que encontra pelo chão. Foi assim que ela se deparou na frente da Kiki, a loja de quinquilharia onde sua vida como blogueira começou, com Django lambendo as botas de um homem tão alto quanto uma parede e sujo dos pés a cabeça com poeira.

Poeira de demolição, da demolição da Kiki, da demolição do seu passado. Estavam tentando destruir Olivia Liveretti. Mas eles não iam conseguir. Nem que para isso ela tivesse de mover céus e terra. Mas primeiro ela precisava conseguir mover Django, que apaixonado pelo seu novo amigo demolidor - cãozinho traidor! - não queria sair do lugar.

É nesse cenário que começa a se desenrolar a história de Olívia, Jonas e Django. Com um começo hostil e nada amigável, a relação dos dois vai se desenvolvendo desde ataques iniciais - por parte da Olivia, é claro - até a acusações de não saber como tratar bem o pequeno chihuahua. Como esses dois podem sair disso e acabarem vivendo um romance? Com uma dose de comédia, é claro!

Acontece que Olivia é uma personagem totalmente mimada e sem noção, do tipo que irrita mesmo e que me fez pensar que eu não sairia da página 20. Mas quando você se acostuma e conforme vai acompanhando o desenvolvimento da mesma, acaba se apegando a história e querendo saber no que tudo aquilo vai dar.

Jonas é uma personagem fofo e interessante, bom moço mesmo e com um coração de ouro. Mas para além da relação com os animais, não sei o quanto acabei conhecendo de fato o que ele tinha para entregar. Nesse quesito, Django é o personagem mais carismático e fácil de se apegar. Um serzinho muito pequeno, mas que carrega a história nas costas.

Me peguei desejando que os personagens pudessem ser um pouco mais velhos - acima dos 25, talvez - porque acredito que a narrativa poderia ter se desenrolado de uma maneira bem mais assertiva e interessante. Quanto aos protagonistas, preciso ressaltar a dificuldade que é lidar com Olivia. Embora ela cresça e melhore no decorrer da história, muito ainda ficou para ser aprendido.

Um ponto negativo para mim foi a tratativa com Melanina e o rumo que a história da mesma tomou. Entendo o que a autora queria passar sobre esse olhar e discurso vazio das redes sociais, mas me doeu um pouco o perfil da personagem escolhido para isso. A situação da Melanina me lembrou uma frase recorrente da internet e que muito me irrita, "descansa militante". Gostaria que a Aimee tivesse usado a mesma trama mas com uma personagem diferente, talvez.

A mensagem que o livro passa sobre o mundo das blogueiras e influenciadores digitais é muito interessante e pertinente. Sendo a blogueira que sou e tendo construído as amizades que construí nesse meio, me dói um pouco quando mostram apenas o lado negativo da "vida online". É preciso ter mais olho no olho, é verdade, mas construí minhas maiores amizades pela internet e valorizo muito isso. Acredito que a autora soube, ao final, dosar esses dois lados de uma maneira bem interessante. Principalmente na relação da Liv com a Thaíssa, que começou sendo sua fã e acabou como uma grande amiga.

Romance Concreto é um livro sobretudo engraçado, de uma leitura fluída com retratos de acontecimentos atuais e uma escrita fácil. Aimee consegue carregar o leitor com tranquilidade por sua narrativa, são visíveis os traços particulares da autora e o potencial que a mesma tem.

Título original: Romance Concreto
Autora: Aimee Oliveira
Editora: Amazon
Gênero: Romance | Chick lit
Nota: 3,5

6 comentários:

  1. Oii
    Parece ser um livro interessante pela proposta que a autora trouxe. E gostei pela maneira que ela trata esse mundo de acordo com sua resenha.

    Beijos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse tipo de leitura gostosinha e engraçada. Estou bem nesse clima, mas não gosto muito de personagens irritantes e chatas kkkk.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduarda tudo bem? Achei interessante que aborda o universo das blogueiras e os personagens parecem bem trabalhados! Só preciso me lembrar que a Olivia muda porque geralmente personagens assim podem me fazer desistir das leituras rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eduarda.
    Só pelo enredo esse não é um livro que me atraia. Se fosse ler seria por essa parte sobre os blogueiros. Mas ainda assim não sei se leria ele. Esse é o tipo de livro que eu só leria se nada mais me desse vontade de ler hehe, mas como não é o caso.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo