Resenha: Now a major motion picture - Queria Estar Lendo

Resenha: Now a major motion picture

Publicado em 18 de jun. de 2020

Resenha: Now a major motion picture

É uma verdade universalmente conhecida que toda fangirl um dia já sonhou em acompanhar os bastidores da adaptação de seu livro favorito para o cinema. Now a major motion picture, da autora Cori McCarthy, apresenta Iris Throne em seus dias na Irlanda visitando o set de Elementia

Sinopse: Iris Thorne quer seguir seu próprio caminho. Isso é mais fácil dizer do que fazer quando você é neta de M. E. Thorne, famosa autora da série Elementia, aclamada como a resposta feminista a O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien. E com uma grande adaptação cinematográfica dos livros de sua avó chegando, Iris pode dizer adeus ao seu sonho de fazer o seu próprio caminho na indústria da música. Quando ela e seu irmão são convidados para o set de filmagens na Irlanda, Íris tem certeza de que a viagem será um pesadelo. Exceto pelo fato de que não pode negar a beleza do campo irlandês. E esbarrar com o elenco quente e jovem também não é horrível, especialmente o ator principal, o irritantemente encantador Eamon O'Brien. Iris até acha a diretora apaixonada uma inspiração. Mas quando as filmagens sofrem risco de serem canceladas, tudo o que Iris pensou que sabia sobre Elementia - e ela mesma - está em questão. Fazer um filme para a tela grande ajudará Iris a ver o tudo com novos olhos?

É uma verdade, conhecida apenas por Iris, que ela detesta Elementia e tudo o que a série de livros escrita por sua avó - M. E. Thorne - significa. Estar no set de filmagem com seu irmão caçula é como ver um pesadelo tomando forma. Forma de orelhas pontudas de elfos, vestidos de princesas e monstros aos quais ela nem consegue entender. 

Para Iris é irracional tentar entender o que os livros escritos por sua avó podem significar para todas aquelas pessoas, o quanto elas amam a história contada e os personagens que ali vivem. O apelo de ser "a resposta feminista a J. R. R. Tolkien" é algo que ela não compreende. Afinal, que força pode haver em livros tão fantasiosos, cheios de monstros e magia?

A história escrita por Cori McCarthy vai muito além da premissa engraçada e fofinha que me fez comprar o livro assim que o vi. Os elementos que tanto amo, como a Irlanda, o universo da fantasia e de fandons e o romance com um ator em um set de filmagem, foram um background para a verdadeira história que estava se desenvolvendo. 

Now a major motion picture é um livro sobre família, sobre encontrar seu lugar no mundo - suas pessoas no mundo - e pertencer. É uma história que te faz entender que crescer é saber enfrentar seus medos e também é saber pedir ajuda, que a força vem de lugares que nem imaginamos e que todos somos fortes quando precisamos.

Coragem é simples. Primeiro, seja honesto. Segundo, não recue.

Iris inicia sua viagem a Irlanda como uma jovem um tanto quanto revoltada e mimada, pronta para odiar aquela aventura e tudo que ela significava. É seu amor pelo irmão mais novo, Ryder, que a força a se abrir para o mundo e se deixar arrebatar. Ryder, por sinal, é uma criança especial. Me peguei querendo colocá-lo de castigo muitas vezes, e em tantas outras só queria poder abraça-lo e dizer que tudo ficaria bem. Porque Ryder precisa de alguém que faça isso por ele, ele merece isso.

Resenha: Now a major motion picture

Talvez por isso o garoto tenha se apegado a Eamon logo de cara. Designado a dar vida a um dos personagens mais importante dos livros logo em seu primeiro papel como ator, o jovem irlandês se conecta com Ryder imediatamente. Para o desespero de Iris, que a última coisa que precisa é ter seu irmãozinho vendo em Eamon um melhor amigo. Principalmente porque ela tinha certeza que ele era o pior tipo de pessoa que podia existir: um fã fanático de Elementia.

Os olhos de Eamon estavam um pouco mais ferozes que o normal, e eu gosto disso. "Oh Jesus, você será minha namorada, Iris?" A mãe de Eamon pigarreou e ele acrescentou: "Por favor?"

A relação de Iris com Elementia e seus fãs é muito conturbada, para além da incompreensão. Ela detesta suas atitudes invasivas, não consegue entender suas paixões alucinadas e morre de medo do que eles podem vir a fazer. Desde muito cedo a garota foi envenenada pelo pai quanto aos livros, e o mundo acabou provando que ele poderia estar certo.

Por isso, transpor as barreiras do seu preconceito e de seus medos e se permitir conhecer as pessoas do set é uma luta que Iris nem ao menos sabe se faz questão de lutar. Mas a cada dia que passa junto a aquelas pessoas, ela percebe que mesmo quando usam orelhas pontudas e roupas ridículas eles podem ser mais humanos e amigáveis que a maioria das pessoas que ela conhece e se importa.

A conexão que se estabelece entre ela e Cate, a diretora do filme e fã apaixonada, é algo muito forte e representativo. As lições que Iris aprende direta e indiretamente fazem dela uma mulher melhor, uma pessoa melhor. É em Cate que reside todo o carinho maternal e de figura a ser admirada, que Iris tanto necessita. Assim como é Cate a responsável pela maiores broncas e puxões de orelha.

É isso que as mulheres devem fazer uma pela outra. Nós somos um continente. Nós ficamos juntas. Todas nos levantamos ou todas caímos.

Cori McCarthy acerta em cheio na criação de seus personagens e como conduz suas histórias. Julian é o perfeito galã que na verdade vai muito além da beleza. Shoshanna tem dilemas que fazem com que ela seja muito além de uma cota para representatividade. Eamon é o garoto de ouro que toda boa comédia romântica merece e vai roubar seu coração na primeira chance que tiver. Toda a equipe, o cast e os personagens que cercam essa história agregam a ela de uma maneira a te fazer mergulhar nesse universo e se sentir fazendo parte dele.

Now a major motion picture é um romance fofo e engraçado, que fala sobre família, crescimento, sobre perdoar e aprender. Que fala principalmente sobre a força em ser você mesmo e não se envergonhar disso. Sobre como podemos encontrar amor e pertencimento nos lugares mais diversos, até mesmo nas páginas de um livro.

Título original: Now a major motion picture
Autora: Cori McCarthy
Editora: Sourcebooks Fire
Gênero: YA
Nota: 5

2 comentários:

  1. Oii
    Não conhecia esse livro mas pela sua resenha ele parece ser muito bom, fiquei com muita vontade de ler e já deixei anotado aqui.

    Beijinhos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Duda
    A Iris me lembrou um pouco a personalidade de pessoas que são bem racionais e um tanto críticas com as coisas sabe? Mas eu gostei bastante dela! Amo de palco de fundo esse desenvolvimento familiar, é o que me prende nos YA's. Porém, o que eu não gosto muito é a questão dos bastidores de fangirl, esse negócio de citar uma série sendo feita como palco de fundo, porque isso me irrita demais nos livros. Muitas referências que me cansam ao longo da narrativa, mesmo assim vou colocar na lista. Não sei se tem aqui no br, mas vou procurar!
    beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo