Resenha: Sombra e Ossos - Leigh Bardugo - Queria Estar Lendo

Resenha: Sombra e Ossos - Leigh Bardugo

Publicado em 2 de jan. de 2021

Resenha: Sombra e Ossos

Sombra e Ossos, o primeiro volume da Trilogia Grisha, é uma viagem fascinante por um mundo fantástico criativo e sombrio. Esse livro consagrou a Leigh Bardugo como uma das minhas autoras favoritas, e hoje vou contar porque!

Conheça mais do Grishaverso:

A história segue o ponto de vista de Alina Starkov, uma órfã refugiada, que serve o exército como cartógrafa. Ela foi criada ao lado de outro órfão, Maly, que viveu e cresceu como seu melhor amigo - mais velho, no entanto, ele se destacou como um incrível rastreador, galanteador e bem apessoado, enquanto Alina vive solitária e desajeitada nas sombras.

Quando seu regimento faz uma viagem pela Dobra das Sombras - o Não Mar, um lugar dominado por escuridão e por criaturas terríveis - Alina perde o controle ao ver Maly ser atacado, e é descoberto que a garota não é uma humana comum.
 
Ela especial, uma conjuradora de um tipo de poder que aquele mundo precisa desesperadamente. Alina é, então, levada até o Pequeno Palácio para ser treinada junto aos Grishas - a elite mágica de Ravka, os responsáveis por guardar e lutar por aquele mundo.

Os Grishas são liderados por Darkling, o conjurador das trevas, aquele que acredita e fará de tudo para guiar Alina até a extensão de seus poderes mágicos, já que ela é a única daquele mundo capaz de acabar com as sombras da Dobra, e assim, livrar Ravka do domínio daquelas energias sombrias.

Eu sempre tinha sido uma ninguém, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridão adensada.

O desenvolvimento desse livro é fantástico. Pelos olhos de Alina, convivemos com seus medos, com as ameaças e com o desconhecido. Assistimos o crescimento de uma garota franzina em uma jovem determinada. Leigh constrói não só um incrível crescimento da protagonista, como daqueles ao seu redor. Em determinado momento do livro, tudo vira de cabeça para baixo e o desespero das páginas chega até você.
 
Darkling é outro personagem bem explorado e trabalhado pela autora. O sombrio e misterioso conjurador das sombras é o responsável por guiar Alina até o palácio, e também o responsável por incentivá-la e acreditar em seus poderes.

Falar mais sobre ele é entregar demais sobre a história, mas basta dizer que o papel que ele cumpre é bem desenvolvido.

Resenha: Sombra e Ossos - Leigh Bardugo

A mitologia e universo mágico criados pela autora são o mais fascinante. O universo dos Grishas, as origens de seus poderes e de seus nomes e cargos e divisões entre poderes são riquíssimos. Bardugo construiu toda uma trama em cima da inspiração na Rússia czarista; costumes, cultura, arquitetura, geografia. Se você conhecer um pouco de História, vai encontrar familiaridade no Grishaverso.

Todo o conflito político e as tramoias dentro da corte são muito bem explorados, e dá a sensação de que está crescendo para se tornar algo muito maior, mais grandioso e perigoso para o mundo. A relação do Darkling com a Alina é essencial para o desenvolvimento de ambos os personagens - e digo relação não apenas nas faíscas românticas, mas também a questão dos seus poderes.

É tudo muito cativante. Acho que esse é o melhor termo para descrever Sombra e Ossos. Leigh Bardugo te fisga, e você não para de ler até chegar ao fim.

Essa história tem personagens secundários ricos em carisma - Genya e Zoya, dois mulherões! Uma pena que a participação da Zoya seja relegada a da "megera" porque a Alina tem que ser aquela "garota diferente das outras", mas dá para sentir a força da Zoya no pouco que ela aparece. Maly, que é muito importante para a Alina, pelo que significa para ela, pelo que um é capaz de fazer pelo outro, se torna uma peça central mais para a metade do livro.

Resenha: Sombra e Ossos - Leigh Bardugo

Com um final arrebatador, Sombra e Ossos se estabelece como uma das minhas fantasias favoritas, e abre alas para uma sequência que com certeza vai fazer tremer na base.

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Título original:
Shadow and Bone
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Planeta Minotauro
Tradução: Eric Novello
Gênero: Fantasia | YA
Nota: 4


14 comentários:

  1. Nossa preciso muito ler *-*
    Achei a história bem legal, mas que capa é essa gente, que desenhos são esses, é tudo tão lindo *-*
    Bom saber que é um livro com continuações, ADOOOOROOO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENIIIINA SIM, a capa! Confesso que, antes, eu nem sabia da história, só queria ter o livro pela capa. Ai conforme pesquisei me apaixonei por tudo e SANTA COMPRA, BATMAN!
      Leigh é uma das minhas autoras favoritas agora <3 JKASNBFUIASBUOGSUABGA
      O volume final sai agora em fevereiro, então olha que maravilha *----*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. EU PRECISO DESSE LIVRO MAIS QUE A VIDA!!!

    Já quero há um tempão!!!!!!! Mas a grana que é good nós not have.

    E essa Resenha, Denise? SÓ ME FEZ QUERER MAIS!!!! ESSE LIVRO PARECE SER PERFEITO <3

    Esperando eu deixar de ser pobre aqui e tiver dinheiro para comprar!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASJKFNASKGBASUGBSAUOSBGUOABUOGASB MENINA TU TEM MUITO QUE LER!
      Pena que ele tá sempre meio caro por ai D:
      Mas relaxa que uma hora ou outra surge promoção. Comprei ele por 20,00 um dia, foi o máximo!
      Que booom que gostou da resenha, sua linda! *---* acho que exagerei nos surtos, mas é o que a Leigh causa em mim com essa história maravilhosa.
      SURTE COMIGO QUANDO LER!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Oiss!

    Eu tenho esse livro e o segundo, comecei ele mês passado mas eu estava muito chata e em uma ressaca literária e acabei pausando o dito cujo! Vou pegar ele novamente claro, acho que em janeiro e tal, porque estava curtindo a história mas não me empolgando e nem avançando logo como é de costume, não estava andando =/

    Adorei sua resenha, já senti os feelings do livro, e vou amar também, com certeza! Dá pra notar a criatividade da autora e a personalidade muito legal dos personagens, acredito também que tudo vai se complicando cada vez mais *-*

    Eu recomendaria este livro mesmo não tendo terminado, porque sei que é ótimo, e também já presenteei amigas com ele e escolhi pro top comentarista então confio mesmo UHAUHSUH

    Beijo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá!
      Você tem o segundo, invejinha braba ç_ç pedi ele de amigo secreto porque desisti de esperar! Como o terceiro lança no começo do ano que vem já estarei preparada - ou não ASUHUHASUHASUHASUHASUH
      Ah sério? D: mas ler livro em ressaca é sempre uma complicação, entendo você. Desisti de várias obras até encontrar uma que me tirasse da ressaca - thank god por Magisterium. Espero que tu consiga ler num outro momento e se apaixonar, PORQUE A HISTÓRIA É MUITO ASJKUGBSAUIOGUOASGBUO
      Obrigada pela visita, flor!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas só de saber que o final é mind blowing e que é recheado de twists, já me interessou.
    Adoro quando o autor dá um tapa na cara dos leitores.
    Já quero!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teca!
      Menina, o final foi arrasador. Por isso tenho até medo dos próximos UHASUHUHASUHASUHAS se o primeiro já acabou assim!
      Se gosta desse tipo de leitura, Sombra e Ossos é uma ótima pedida pra ti *---*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Oi Denise!!!
    Não conhecia o livro e nem o autor.
    Menina, que capa é essa???!!!
    Entrou para a lista de ''irei ler'' em 2015.

    Beijos, Vic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vic!
      MENIIIINA CORRE LER AJKSFNAUSBUOABGOBASUAS Leigh é uma das melhores autoras que eu já li na vida! Ô narrativa maravilhosa *---* e que história!
      A capa é incrível né? E a capa do último volume então? Melhores capas do momento.
      Não vai se arrepender da leitura!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Luana7.3.21

    Oie! Você saberia me informar onde eu encontro esses livros para comprar?? Não acho em canto nenhum ://

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana! Se clicar naquele banner no fim da resenha, ele redireciona pra pré-venda do livro ;) essa edição não existe mais porque os direitos de publicação passaram pra editora Planeta, então estão relançando com capa e edição nova. Aqui ó, caso queira dar uma olhada: https://amzn.to/3sHIl1R

      Bjs!

      Excluir
  7. Adorei a resenha e realmente há muitas opiniões divididas em outros lugares sobre o livro. Eu quero muito ver a série mas sou muito mais fã da leitura, vou tentar ler o livro antes da série!!

    ResponderExcluir
  8. A algum tempo assisti a série que inclusive me apaixonei e fiquei impressionada ao saber que tinha o livro estou louca para ter a oportunidade de ler ainda mais depois da leitura dessa resenha 💖

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo