Resenha: Sol e Tormenta - Leigh Bardugo - Queria Estar Lendo

Resenha: Sol e Tormenta - Leigh Bardugo

Publicado em 1 de jan. de 2021

Resenha: Sol e Tormenta

Sol e Tormenta é o segundo volume da Trilogia Grisha, da autora Leigh Bardugo - que definitivamente não cai na maldição de sequências, entregando um livro enérgico, poderoso e arrebatador, tanto quanto seu primeiro título.

Esta resenha pode conter alguns spoilers de Sombra e Ossos.

Depois do fim do primeiro livro, Alina está se escondendo em terras desconhecidas, contando com a companhia e proteção de Maly. Eles estão sendo caçados pelo Darkling e não demora muito para que toda aquela fuga acabe falhando terrivelmente.
 
A bordo de um navio desconhecido liderado por um corsário bastante imprevisível, Alina descobre que o Darkling tem planos grandiosos e ainda mais perigosos para conquistar Ravka e tirar o rei de seu trono. Com alguns contratempos e mind fucks inesperados, Alina acaba se livrando da prisão do Darkling e voltando para sua terra natal determinada a derrotar seu inimigo. Os problemas de assumir o comando de uma guerra, no entanto, se mostrarão maiores do que Alina poderia imaginar.
 
Ok, fiz um resumo de merda sobre o que se trata o livro porque falar dele sem citar os muitos spoilers é uma tarefa complicada! Mas a trama é essa: Alina aceita lutar contra o inimigo, mas esse compromisso vai trazer muitas consequências.
 
A Alina do primeiro livro se distanciou muito da Alina desse segundo volume, tanto pela evolução da sua força e determinação quanto pelas dúvidas e pelas hesitações que acompanham o crescimento do seu poder. Porque ela precisa ficar mais forte para derrotar o Darkling, e quer isso. Ela quer livrar Ravka da ameaça e dar a liberdade das trevas ao seu mundo. Mas todas essas escolhas têm consequências e a principal delas é a solidão que começa a inflar ao seu redor. Ninguém parece estar próximo o suficiente da Conjuradora. 
 
Resenha: Sol e Tormenta

A melancolia e o desespero da personagem foram muito bem construídos pela autora. Você consegue entender o que se passa com ela com uma facilidade absurda. Não é só uma mocinha lutando por um bem maior, ela é uma garota assustada com o próprio poder, mas ansiosa por usá-lo. Uma órfã solitária buscando conciliar suas escolhas ao cenário caótico em que se encontra. Uma menina apaixonada tentando se segurar ao amor que sente pelo rastreador, mas vendo esse sentimento escorregar porque nenhum dos dois é o mesmo de antes.
 
"Não, Alina. Você veio para cá por Ravka. Pelo pássaro de fogo. Para liderar o segundo Exército." Ele bateu com um dedo no sol sobre o seu coração. "Eu vim aqui por você. Você é minha bandeira. Você é minha nação."
 
Nikolai foi um dos novos personagens que chegou chegando! Me apaixonei pelo príncipe desde o primeiro momento em que ele apareceu e suspeitei que tanto amor não devia ser a toa; CLARO QUE EU NÃO ESTAVA ERRADA ASJKFIBASUOGBASUOGBSAUO Nikolai é amor é vida é a pessoa mais egocêntrica e querida que eu já li em muito tempo!
 
O humor dele é maravilhoso e o fato de ser um príncipe buscando o bem do seu reino acima de tudo me conquistou por completo. Ele tem seus momentos de fraqueza, claro, e a Leigh descreve isso muito bem pelos olhos da Alina. Como num momento ele é o cara sarcástico e no outro ele é só o segundo filho do rei sem direitos sobre o trono tentando conseguir algo impossível.

"Sua majestade." 
"Nikolai", ele corrigiu. "Mas também respondo se me chamarem de 'querido' ou 'lindão'.
 
Ele tem uma química especial com a Alina e me fez shippá-los por várias cenas e durante vários capítulos. Nikolina tem tudo pra ser endgame!

Quanto ao Darkling, os conflitos foram incríveis. Mais e mais ele se mostra um cara obcecado pelo poder e sedento por mostrar esse poder, e se torna um oposto a Alina por isso. A química ainda é MUITO FORTE.
 
Não só Nikolai como os gêmeos Tolya e Tamar me conquistaram absurdamente, e o Maly segue um personagem com um desenvolvimento muito bom e uma história paralela bem interessante.

Resenha: Sol e Tormenta
 
Adorei a sequência final e a batalha e como a Alina foi poderosa em suas decisões. Mostrou toda a crescente que foi prometida e ainda terminou de um jeito pra cair o c* da bunda.
 
Se ainda não começou a Trilogia Grisha CORRE PORQUE TÁ PERDENDO COISA BOA.

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
 
Título original: Siege and Storm
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Tradução: Eric Novello
Gênero: Fantasia | YA
Nota: 5

Se você gostou de Sol e Tormenta, pode se interessar pela série Trono de Vidro, da autora Sarah J. Maas.


8 comentários:

  1. Que capa mais liiinda! Nossa, só isso já da uma vontade gigante de abrir o livro e mergulhar nele né haha ainda não li o primeiro volume dessa série, mas pela leve quantidade de surtos acho que esse livro neem é bom hahahaha e isso que o 2° não costuma ser melhor que o 1°, então é sinal de que a autora escreveu uma obra ótima mesmo! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      A capa é maravilhosa né? As artes da trilogia estão no meu pódio de 'capas favoritas' pra sempre! ASUHASUHUHASUHASUHASUHAS uma capa maravilhosa sempre ajuda, realmente.
      E ai você descobre que o conteúdo do livro é tão bom quanto e <3
      Menina, pois é! O primeiro é excelente, o segundo é ótimo e o terceiro é ARRASADOR. Leigh tá de parabéns *----*
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Gente, a capa é maravilhosa!
    E esse ship aí parece sensacional!

    Tentarei comprar, porém estou com uma ressaca literária e NÃO CONSIGO LER NADA!!!!*chora*

    Amei a resenha, Dê <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SHIP É MINHA VIDA ASJKFASUOBGAUOBGSUOGA I CAN'T EVEN
      A ressaca não passou ainda? DDDDD: é difícil quando essa nuvem sombria está sobre nós, mas tomara que ela se vá logo ç_ç
      Obrigada pelo comentário, flor!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Nossa, mas uma série que fiquei com vontade de ler por causa da sua resenha. Achei as capas dos livros muito lindas e parece que vou gostar da história. E quando o segundo livro é bom assim como você diz significa que vale a pena mesmo, pois os livros do meio costumam ser chatinhos... Anotada a Trilogia para compra.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom que a resenha te deixou curiosa! *O* essa trilogia é mara mara mara MESMO, indico loucamente.
      Pois é, livro do meio usualmente é zzzZZ mas Sol e Tormenta está beem longe disso. Só não supera o terceiro porque aquele final foi destruidor, positivamente falando, claro.
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Oi Denise!

    Primeiramente gostei muitooooo da resenha, tentei dar uns migués nos spoilers e não estragou minha futura leitura não, muito bom!

    Preciso continuar o primeiro livro urgentemente, SOCORRO, porque o segundo pareceu arrematador. Novos personagens, a evolução dos já presentes no primeiro livro. Uma pena que o darkling ficou chato, eu acho ele TÃO MAIS TÃO SECQUISSYH :X

    Agora é esperar pra ler, devorar o primeiro e pegar o segundo (que ja tenho!)
    Pra finalizar, as capas são perfeitas né??

    Beijooooooo super curti a resenha!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Controlei os spoilers o máximo que consegui, bom saber que não escapou nenhum!
      ASJKUIBGAUOGBAUOGASUOA MENINA VOCÊ PRECISA. O segundo livro pega tudo do primeiro que estava maravilhoso e deixa melhor ainda. E a nova trama, os novos personagens, NIKOLAJ ASKJFABUIGBAUOABUOASGBUOSGBAUASGB
      Pois é, o Darkling... Eu não simpatizava muito com ele no primeiro, mas nesse, argh G_G morre, diabo.
      As capas são um show a parte, eu baaabo demais nelas o_o
      Obrigada pela visita!

      Beijos,
      Denise Flaibam.
      http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo