Variedades: 7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler - Queria Estar Lendo

Variedades: 7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler

Publicado em 18 de dez. de 2015

7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler


Dia desses eu me peguei olhando meus livros pensando em tudo que eu havia lido quando adolescente e em tudo que eles me ensinaram. Então pensei em tudo que li depois depois que entrei pra faculdade que comecei a encarar a "vida adulta" e percebi que muita coisa teria feito muito mais sentido se eu tivesse lido antes.

Então decidi listar os 7 livros que todo adolescente deveria ler com base nos livros que eu gostaria de ter lido nessa época, livros que teria me ensinado algumas coisas antes e livros que eu teria apreciado de uma outra forma se ainda tivesse meus 15 anos....


7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler

1 - Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Apesar de não gostar da escrita da Suzanne e de preferir os filmes aos livros, Jogos Vorazes faz a história se repetir; voltamos aos tempos do pão e circo e reprimimos com violência as minorias -- mesmo que em termos populacionais, elas sejam maioria. É um livro que ensina a combater injustiças, a buscar informação, a respeitar o próximo e a prezar pela liberdade -- sua e dos demais a sua volta.

7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler

2 - Estilhaça-me - Tahareh Mafi

Também uma trilogia distópica. Uma coisa que eu vejo muito as pessoas focarem esse livro é na guerra, mas o foco dele não é a guerra, não é o no que o mundo se transformou ou para onde caminha. O foco é a Juliette, a protagonista. É uma história sobre não temer a si mesma, não duvidar das suas capacidade, confiar em você, aceitar-se e salvar a si mesma. É uma história focada em você, em crescimento pessoal. E eu acho extremamente importante aprender quem você quer ser, quem você é, além do que as pessoas falam sobre você, especialmente na adolescência. É o período mais curto das nossas vidas e, de muitas formas, o mais significativo. Ele é intenso e eu gostaria que alguém pudesse ter me ensinando tudo que a Juliette me ensinou, quando minhas dúvidas e emoções ainda estavam tão a flor da pele.

7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler

3 - Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Aceitação é um tema que acho super importante ser tratado durante a adolescência, porque a verdade é que passamos muito tempo de nossas vidas tentando ser aceitos por outros e isso se intensifica muito na adolescência. Tanto garotos quanto garotas querem ser atraentes e interessantes e bem quistos por aqueles que amam e/ou desejam. E acredito que isso nos leve a extremos, especialmente quando não temos um sistema de apoio a nossa volta, especialmente quando somos bombardeados com expectativas irreais sobre os nossos corpos, personalidades e estilo. Garotas de Vidro aborda muito os problemas com auto-imagem, doenças mentais, negligência dos pais e amor próprio.


7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler

4 - Cidades de Papel - John Green

Quando eu olho para a minha adolescência e penso sobre ela, eu percebo que eu esperava muito mais do que "normal" dela. Eu esperava aventuras que estavam longe da minha realidade e acredito que Cidades de Papel nos faça apreciar as pequenas coisas da vida. Você não precisa viver aventuras mirabolantes para ter uma vida extraordinária e não há nada de errado em ser "normal", especialmente porque o "normal" não é comum a todos, então abrace o seu! Não há nada de errado em ser quem você é e gostar das coisas que você gosta e sonhar com as coisas que você sonha.

7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler

5 - Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Peguei pesado? Meh.
Admirável Mundo Novo mostra um mundo onde todos são jovens e bonitos e felizes sempre. Ele é uma crítica ao consumo da felicidade -- um mito que perpetua na nossa sociedade sobre como seremos felizes consumindo objetos, ideias e tantas outras coisas e que é, na verdade, uma "evolução" do mito da igualdade que nasceu com a industrialização.
Essa crítica eu só fui entender quando comecei meu TCC e conheci o sr. Jean Baudrillard, mas acho válido ter essa visão desde cedo. Entender o seu poder de consumo e os reais motivos para fazê-lo torna você um consumidor consciente e é isso que está faltando hoje na nossa sociedade.

7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler

6 - A Cidade do Sol - Khaled Hosseine

Com o feminismo tão em foco eu não deixaria de mencionar um livro que foque tanto na destruição que o machismo é capaz de trazer ao mundo.
O Oriente Médio é, ainda, um forte representante quando queremos falar da nocividade do machismo e A Cidade do Sol (assim como os outros livros do autor) fazem um excelente trabalho entre separar o que é cultural e religioso, do que é opressão. O livro ainda traz duas protagonistas fortes, lutando a sua maneira para sobreviverem no mundo hostil que o Talibã criou para elas. 
Acredito que quando tentamos construir um mundo melhor, precisamos falar de igualdade e respeito, e nada melhor para você entender isso do que a empatia, se colocar no lugar dos personagens e sentir o que eles sentiram -- que é exatamente o que você tem quando lê o livro.


Bônus - Por Jorge Castro, autor da Saga Navilly Wood

7 Livros que Todo Adolescente Deveria Ler

7 - A Vida na Porta da Geladeira, Alice Kuipers

Porque o livro ensina que é importante dar tempo a quem você ama. A não colocar os compromissos acima de quem importa pra você, porque você nunca sabe quando vai ser a última oportunidade de ver e conversar com aquela pessoa. O livro também é escrito todo por meio de bilhetes trocados por mãe e filha, que quase não se veem.


E vocês, quais os livros que acham que todo adolescente deveria ler?

8 comentários:

  1. Olá :)
    Adorei sua lista! Mas realmente pegou pesado em "Admirável Mundo Novo", confesso que não conhecia " A Vida na Porta da Geladeira" parece bem lindo!

    Beijão,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post! Tem alguns livros que deveriam ser leituras obrigatórias, não é mesmo? Apesar de que muita gente diz que os livros que a gente lê (YA, distopias, romances, etc) são "só besteira", eles realmente nos ensinam muitas coisas se forem lidos na época certa. Jogos Vorazes com certeza me ensinou muita coisa, por exemplo. Afinal, não é sempre que vemos uma personagem feminina lutando e salvando o mundo (no meu caso, foi o meu primeiro contato com algo desse tipo na época que eu li). Extraordinário, A Lista Negra e Amor Amargo definitivamente deveriam ser paradidáticos escolares. Não tenho nenhum preconceito com livros clássicos nem nada do tipo, mas, falando por experiência própria (eu estou no ensino médio. Termino ano que vem), livros mais atuais e modernos fariam os adolescentes aproveitarem muito mais a leitura. Eu tenho certeza que eu aprendi muito mais coisas lendo A Lista Negra do que O Velho da Horta (Mais uma vez, não tenho preconceito com clássicos. Mas juro que esse eu nem entendi, sendo bem sincera).

    Desculpa pelo textão! Me empolguei aqui dando minha opinião, né? haha
    Beijos,
    Ana.
    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Bibs, tudo bom? É minha primeira vez aqui :)
    De todos os livros que você colocou aqui o único que li foi Cidades de Papel.
    Mesmo não tendo gostado muito de Cidades de Papel eu entendo o que você quis dizer com ele. Acho que todo adolescente sonha, principalmente quando entra nessa fase, pensa que tudo vai ser diferente, que vai ser popular, ter vários namorados e etc, mas nem é bem assim que acontece e Cidades de Papel fala exatamente sobre isso a apreciar o fato de ser normal. Acho que não apenas adolescentes deveriam ler, mas qualquer pessoa :)
    Gostei bastante desse post e bateu até aquela vontade de terminar de ler a trilogia Estilhaça-me :) Amei e já estou seguindo!
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  4. Que dicas maravilhosas!

    Bibs, arrasou!

    Desses eu só li o 1º e o 4º :( Vou correr atrás e ler os outros.

    Beijão :*

    --

    http://surtandocompalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Adorei sua lista, acho que ainda incluiria 'A Lista Negra'.
    Esse 'A Vida na Porta da Geladeira', sempre vejo pelo Tumblr haha

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Oie Bibs!

    Super concordo com a sua listinha, também acho bons livros pra ler na adolescência ou na fase adulta mesmo hahaha. Como já citaram nos comentários, A Lista Negra é uma ótima pedida!

    Da sua lista, só li jogos vorazes, e ja estou velha, SOCORR.. mas pretendo muito ler Garotas de Vidro, Cidade do Sol (minha mae leu e amou) e a trilogia de Estilhaça-me (vou ler em fevereiro \o\). João Verde eu não ligo, não sinto vontade de ler os livros dele :(

    Beijos bibs, ótimas dicas!!!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Caraca, em que mundo eu vivo que nunca li nenhum dos livros citados !!!? kk Já tinha ouvido falar em alguns, e me deu muita vontade de ler A cidade do Sol e Admirável Mundo Novo.
    Sob o Sol da Índia (Julia Gregson), Luz do dia (Jamie M. Saul) e As cinco pessoas que você encontra no céu (Mitch Albom), são livros que li na minha adolescência e que com certeza eu acrescentaria na lista rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7.11.22

    Pra fala a verdade eu só conheço dois desses livros ( cidade de papel e jogos vorazes).Mas os outros parecem ser bem legais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo