O Mês das Mulheres - Queria Estar Lendo

O Mês das Mulheres

Publicado em 1 de mar. de 2016

Valem a pena serem lidas: [da esquerda para a direita] Alice Walker (A Cor Púrpura), Margaret Mitchell (E o Vento Levou), Virgínia Woolf (Sra. Dalloway) e Cora Coralina  (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais)

Todos sabem que dia 08 de março é o dia Internacional da Mulher. Mas ele não serve apenas para você ganhar flores e "parabéns por ser mulher". Dia 08 de março marca um dia para a visibilidade e para a luta pela igualdade de gênero. Então ao invés de vir aqui e parabenizar todas nós por sermos mulheres (desculpa, mas isso não faz muito sentido pra mim) o Queria Estar Lendo decidiu dedicar o mês inteiro de março a nossa menina dos olhos, nosso projeto Mês das Mulheres, voltado especialmente para as #MulheresdaLiteratura.

Nesse mês vamos falar apenas delas: mulheres. Personagens femininas que inspiram, filmes/séries/livros que trazem o universo feminino sem esteriótipos, que serve para empoderar! Vamos discutir o papel da mulher no mercado literário, vamos fazer textão sim! Sobre muitas coisas. E quem quiser acompanhar e se juntar a gente nessa, pode usar as hashtags #MêsdasMulheres e #MulheresnaLiteratura, marcar o blog ou mesmo avisar a gente se estiver com um projeto parecido (ou aderir ao nosso) que ficaremos mais do que felizes em ler e divulgar!

Para quem quiser participar conosco, o mês não é apenas para falarmos por aqui. Veja as atividades que preparamos e mais um projeto bem bacana para aderir o ano todo!


Não vamos só indicar livros bons, mas também vamos sortear! Então fiquem atentas, porque teremos mais de um sorteio de livros tanto no nosso blog como na página no facebook! Serão pelo menos 3 deles, não vai ficar de fora né?

Desafio Queria Estar Lendo Eu e as #MulheresdaLiteratura
Entre os dias 1 e 31 de março estará acontecendo o Desafio Eu e as #MulheresdaLiteratura, que consiste em indicar um livro por dia que siga os critérios da lista que publicamos aqui. Mas caso você preferir, pode publicar tudo de uma vez, por blocos ou como ficar melhor! O importante é participar, espalhar a hashtag por ai e indicar as mulheres maravilhosas da literatura nacional e internacional!

I Evento Eu e as #MulheresdaLiteratura (10 em 10)
Esse evento online juntou 10 autoras maravilhosas por 10 horas no dias 12 de março para brincadeiras e bate papo valendo diversos brindes! Para participar é só clicar aqui e confirmar a presença!


O Mês das Mulheres
Arte por: Kaol Porfírio
II Hangout Fight Like a Girl: Romantização da Violência contra a Mulher
Vai ter hangout sim!
No dia 19/03 vai acontecer o segundo hangout fight like a girl. No ano passado aconteceu o primeiro, com a participação de 5 autores nacionais. Dessa vez o foco é a romantização da violência contra a mulher na literatura contemporânea, que tem se espalhado rapidamente, e vai contar com a presença da Claudia Sobreira Lemes (Eu Vejo Kate, editora Empíreo, 2015), Paula Febb (Metástase, 2015) e Bárbara Morais (Trilogia Anômalos, editora Gutenberg, 2013). 
Aos participantes do evento que deixarem sua pergunta aqui, era sorteio de livro!

Projeto Leia Mulheres
Esse projeto já rola desde 2014, uma proposta da autora Joanna Walsh para ler-se mais mulheres (lançado com a hashtag #readwomen2014) e descobrimos só depois de começar a divulgar o mês das mulheres, mas achamos super válido! Consiste em ler mais mulheres e aumentar a visibilidade das autoras! Nós já estamos comprometidas. Saiba mais aqui.

Um comentário:

  1. O blog está de parabéns pela iniciativa de homenagear as mulheres na (e da) literatura. Acho que já muitos paradigmas já foram quebrados, no sentido de desconstruir os esteriótipos de sexo frágil, de "literatura de mulherzinha" e etc, mas muito é necessário fazer ainda.
    Porque existem ótimas autoras de literatura policial e de terror, por exemplo, e o Brasil vem se destacando com boas revelações de autoras que prometem.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo