Resenha: PS.: Ainda amo você - Queria Estar Lendo

Resenha: PS.: Ainda amo você

Publicado em 14 de mai. de 2016


Minha querida Lara Jean Song está de volta para terminar a história que se iniciou em Para todos os garotos que já amei. PS.: Ainda amo você é um livro curtinho, absolutamente adorável e com ensinamentos sutis e muito intensos para o coração.
Sinopse: Depois da confusão no fim do ano, Lara Jean não sabe o que fazer com o seu coração. Tudo o que ela sabe é que ele ainda aponta para Peter. Quando os dois conseguem se acertar novamente, combinando e programando uma nova lista de "coisas que podem ou não fazer", eis que o destino prega uma peça em Lara Jean. Uma coisa terrível para a sua imagem vaza na internet, sua irmã mais velha precisa voltar para a Escócia e Lara Jean tem o terrível pressentimento de que vai perder Peter para a ex-namorada dele.
Quando Lara Jean e Peter se acertam, parece que tudo volta ao normal. Lembranças antigas e sentimentos amargos, no entanto, vão complicar o que soava tão simples à apaixonada garota. O fato de Peter não se afastar da ex-namorada, Genevieve - e principalmente estar sempre tão próximo dela, fazendo Lara Jean duvidar da sua colocação na vida dele - perturbam os pensamentos da garota. Com a sua irmã mais velha longe de novo e certa de que o terrível incidente envolvendo um momento íntimo da sua vida foi causado por Genevieve, Lara Jean se vê sem saída quanto a continuar aceitando isso. Ela precisa ter certeza de que é a primeira na vida de Peter, precisa entender porque ele ainda é tão próximo de Genevieve, mas tem medo de descobrir a verdade.
Às vezes, gosto tanto de você que não consigo suportar. É um sentimento que vai crescendo e crescendo dentro de mim, e parece que vou explodir. Gosto tanto de você que não sei o que fazer a respeito.

Outro dos garotos de suas cartas apaixonadas responde ao seu chamado, e por alguns capítulos, você vai ficar em total confusão quanto ao melhor para a Lara Jean. John chega de repente, mas é tão intenso e expressivo e incrivelmente adorável. Peter está sempre ali, mas não tanto quanto se espera. Quando está, é o rapaz meigo, compreensivo e absolutamente amoroso. O triângulo amoroso acontece tão repentinamente que você fica de cara gritando QUEM EU DEVERIA ESCOLHER?! Já que nem a protagonista sabe. Mas não é clichê, tampouco irritante. É algo que faz parte do desenvolvimento da história, uma consequência lá do primeiro livro que a autora desenrola muito bem.
- Me beije como se tivesse sentido minha falta. 
Lara Jean continua incrível. Ela é toda espontânea e sincera, curiosa e fofa, tão marcante e real quanto as melhores protagonistas de YA's que já li. É o tipo de garota que poderia estudar na sua escola, ser sua vizinha ou com quem você esbarra sem querer em uma lanchonete. Ela existe e vive da melhor maneira que pode, sentindo o máximo que consegue, e está satisfeita com isso. A relação dela com as irmãs, o pai e o namorado cresce muito. Com a família, é principalmente aquela sensação de conhecimento mútuo, de que eles se entendem melhor do que ninguém jamais conseguirá. Com a irmã caçula, Lara Jean é toda super-protetora, com a mais velha, ansiosa pelo seu retorno, e com o pai, amorosa e dedicada pela solidão dele.

Além da família, Lara Jean divide ótimos momentos com uma senhora chamada Stormy, no asilo onde LJ está trabalhando como voluntária. Stormy é uma mulher apaixonada pela vida e por viver cada minuto dela intensamente, e o embate dessa personalidade libertina com a ingênua e contida de Lara Jean tem um desenvolvimento interessante. As duas se adoram, mas veem o mundo de maneiras tão diferentes.
- Se apaixone por Peter se quiser, mas tome cuidado com seu coração. As coisas parecem que vão durar para sempre, mas não vão. O amor pode sumir, ou as pessoas, mesmo sem querer. Nada é garantido.

Com Peter, Lara Jean tem seus momentos mais apaixonantes. Os dois estão em outro nível de relacionamento agora, muito mais sobre se entender do que se amar. Eles já se amam, os dois sabem disso. Mas há coisas que existem entre o amor, problemas e situações que eles precisam resolver, e é através desses sentimentos que eles encontram caminhos para escapar das perturbações. Lara Jean e Peter são tão fofos! O tipo de casal que te causa rebuliços no coração, que te faz querer ter uma história de amor igual à deles.
- Você está planejando partir meu coração, Covey? 
- Não. E tenho certeza de que você não está planejando partir o meu. Ninguém nunca planeja. 
- Então coloque isso no contrato. Peter e Lara Jean prometem não partir o coração um do outro.

Chris, Genevieve, Kitty e John são outros que têm momentos maravilhosos. Chris é a melhor amiga de Lara Jean, toda trabalhada na rebeldia e na solidão por escolha. Amo o jeito revolto com que ela encara a vida e adoraria que a Jenny escrevesse uma história sobre ela; Genevieve é a "rival", completamente encarnada em seu papel de vilã, mas com traumas e medos reais que a tornam uma personagem carismática. Kitty é a caçula das irmãs Song e uma das melhores personagens da duologia! Amo cada cena dela interagindo com a Lara Jean - em determinado momento do livro, quando ela fica do lado da irmã entre uma briga, eu quase chorei - e com o pai, Kitty é uma criança se tornando adolescente que nunca quer deixar a infância para trás. John é o rapaz da outra carta de amor, e quero um livro só para ele também! PORQUE É TÃO FOFO O MOÇO JOHN. Tão cheio de vida e memórias e um futuro brilhante; ele merece um livro só dele, uma história de amor todinha dele. 
Tem uma palavra coreana que minha avó me ensinou. Jung. É a ligação entre duas pessoas que não pode ser rompida, mesmo quando o amor vira ódio.Você ainda alimenta sentimentos antigos por aquela pessoa; sempre vai sentir carinho por ela.
Entre escolhas erradas e momentos inesquecíveis, PS.: Ainda amo você caminha para o seu final com a promessa que existia desde a carta de amor enviada para todos os garotos que Lara Jean já tinha amado.


Título: PS.: Ainda amo você
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance, YA
Nota: 4

Saiba mais: Skoob | Buscapé | Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo