Resenha: #MeuAmigoSecreto - feminismo além das redes #MulheresDaLiteratura - Queria Estar Lendo

Resenha: #MeuAmigoSecreto - feminismo além das redes #MulheresDaLiteratura

Publicado em 31 de mar. de 2017



#MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes é de autoria do Coletivo Não Me Kahlo, faz parte da Coleção Hashtag e foi publicado pela editora Coleções de Janeiro.

Talvez você não conheça o livro ou sequer soubesse da existência do mesmo, mas com certeza você ouviu falar da hashtag #meuamigosecreto que surgiu no final do ano de 2015 e relatava casos de abusos e assédios sofridos pelas mulheres. O assunto repercutiu em diversas redes sociais e foi, em alguns casos, aplicado em tom de deboche em um sentido reverso, como acontece sempre que se fala sobre feminismo, em uma tentativa de desqualificar a discussão. O mesmo já havia ocorrido com a hashtag #meuprimeiroassédio.

Por essa razão, quando falamos do nosso corpo, entendemos que ele é parte da nossa luta. Amar o próprio corpo, principalmente o corpo que subverte o padrão estético vigente, é um ato político.

Saindo do mundo virtual e do ciberativismo (ativismo na internet), o Coletivo Não Me Kahlo trouxe para as páginas artigos que apresentam temas importantes do feminismo, relacionando os mesmos a alguns tweets da hashtag. Assuntos como violência contra a mulher, empoderamento feminino, padrão de beleza, machismo no mundo geek e feminismo negro são discutidos em textos claros, repletos de informações e dados - muitos deles assustadores - e com uma chamada muito forte à reflexão.



A leitura é fácil e bem pontuada, ideal para aqueles que gostariam de começar a ler sobre o feminismo e até mesmo para aqueles que discordam da causa, pois os textos apresentam e discutem os temas de maneira reflexiva e de fácil compreensão. Muitos padrões e situações recorrentes do cotidiano são analisados e postos sob uma nova luz.

Um ponto importante do livro é a abrangência dos temas discutidos, o que mostra como o feminismo não é e não deve ser limitado a apenas uma esfera. Ao não focar em apenas determinada área, o Coletivo Não Me Kahlo possibilita que o leitor identifique situações do seu dia-a-dia que se encaixem naquilo sendo tratado, mas também que ele visualize e tome conhecimento de tantos outros acontecimentos que, ainda que não façam parte do seu universo particular, fazem parte do seu universo social.

Assim, embora exista muita resistência à luta feminista, estamos firmes, fortes e empenhadas nessa empreitada. Devemos, então, ser gratas às mulheres que vieram antes de nós por tudo que alcançaram, e às que estão aqui e às que virão, é preciso enfatizar que ainda há muito a ser feito. Não porque queremos fazer parte de uma militância política, mas porque precisamos.

Ler #MeuAmigoSecreto foi como tirar um pano da frente dos olhos e enxergar o mundo com maior clareza, alcance e profundidade. Fez entender determinados aspectos da nossa sociedade e refletir sobre eles, analisando desde suas situações iniciais até o modo como eles se apresentam hoje e como ocorreu essa evolução. Mais do que qualquer outra coisa, ler #MeuAmigoSecreto me fez perceber meus próprios erros e falhas, e que existe uma longa jornada a se seguir em busca de uma sociedade justa e com igualdade para todos, mas que eu estou no caminho.


Título original: #MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes
Autora: Coletivo Não Me Kahlo
Editora: Edições de Janeiro
Gênero: Feminismo; Ciências Sociais
Nota: 5
Saiba Mais: Skoob | Amazon | Buscapé


6 comentários:

  1. Oi, Eduarda!
    Eu lembro dessa hashtag e colaborei bastante com ela. Eu acho o cúmulo como as pessoas acham normal algumas coisas que foram expostas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, obrigada por comentar!
      Também compartilhei muitas coisas na hashtag, é incrível como o machismo e os preconceitos estão tão enraizados na nossa sociedade e cultura que assédio possa passar por algo normal.
      Indico muito a leitura, tenho certeza de que tu vai gostar.

      Att.,
      Eduarda Henker
      Queria Estar Lendo

      Excluir
  2. Olá Eduarda!
    Eu gostei muito da premissa do livro e da sua resenha. Acho que este assunto ainda tem muito a ser debatido, quem sabe até mesmo nas escolas. Devemos preparar nossos filhos para serem diferentes, mais receptivos ao diferente e a terem mais empatia, para com o próximo. Eu lembro do lance da hashtag e acho que ainda temos muito que lutar para que algum dia possamos viver mais tranquilas como mulheres.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liah, concordo contigo ainda temos muito pelo que lutar. A luta é enorme mas continuamos firmes e fortes nela!

      Att.,
      Eduarda

      Excluir
  3. Oi Eduarda! Eu estava por fora dessa hastag, não sabia! Mas achei a ideia sensacional. Acho que é um tipo de livro necessário a todos, com um tema sempre atual! Já coloquei na lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, :)
      Ela rolou no fim de 2015, repercutiu bastante nas redes. Virou matéria no G1 e tudo. O livro saiu logo depois. Indico muito a leitura, viu!

      Att.,
      Eduarda

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo