Resenha: The Falconer - Queria Estar Lendo

Resenha: The Falconer

Publicado em 8 de jun. de 2018

Resenha: The Falconer

The Falconer é o primeiro livro da trilogia escrita pela autora Elizabeth May. Situada em uma Escócia steampunk, essa história sobre uma guerra invisível entre o povo feérico e o mundo mortal roubou meu coração.

Aileana é uma dama da sociedade escocesa durante o dia - e uma caçadora quando a noite cai. Um ano atrás, sua mãe foi assassinada por um monstro, uma feérica poderosa e maligna que vem deixando um rastro de massacres por onde passa; Aileana passou a caçá-la desde então. 

Auxiliada por um feérico que pouco se importa com a própria raça, já que está em uma missão solitária particular para exterminar os seus inimigos, e através das próprias engenhosidades, Aileana vai acabar confrontando verdades que não esperava descobrir, em uma corrida contra o tempo para impedir que o mundo humano sucumba ao poder imortal.

Pense em uma história fodástica. Pensou? É essa.

The Falconer entrou para o meu hall de Ficções Fantásticas mais adorados; não só isso, mas também entrega uma história bem construída, personagens carismáticos, interações incríveis e uma das melhores protagonistas que a literatura já conheceu.

Resenha: The Falconer

Aileana é tudo de poder e humanidade. Depois do trauma de ver sua mãe ser assassinada nas mãos de um monstro até então inexistente - uma vez que os feéricos são invisíveis aos olhos humanos, só detectados por mecanismos encantados ou por raros mortais que possuem a Visão -, Aileana cai de cabeça nesse mundo frenético e sobrenatural, cheio de perigos e de coisas desconhecidas. E ela se arrisca para ter sua vingança.

Você acha que poderíamos existir sem momentos de vulnerabilidade? De arrependimento?

Movida por esse sentimento corrosivo e crescente, Aileana encontra aliança junto a Kiaran, um feérico milenar, de passado misterioso e de objetivos ainda mais secretos. Tudo que ela sabe sobre ele é que Kiaran está disposto a ajudá-la nas caçadas, a treiná-la para se tornar uma guerreira capaz e, principalmente, a deixar seu caminho livre quando o momento da vingança chegar. Em meio às investigações para encontrar a Baobhan Sìth - nome dado à raça da feérica que matou sua mãe -, Aeliana descobre um selo que vem mantendo o mundo mágico separado do mortal; e esse selo está prestes a se romper.

Como Falconer, está em seu sangue o dever de proteger os humanos da ameaça sobrenatural; como caçadora, está em seu coração a ânsia de impedir que mais monstruosidades se espalhem pelas ruas do seu mundo. Como Aeliana, está em seu espírito garantir que mais ninguém viva a dor que ela viveu.

Tudo se arrasta para o momento em que eles percebem que não sou a presa, afinal. Eu sou o predador.

Eu me apaixonei tanto por essa personagem que é até difícil falar mais a respeito. Aileana é forte, resiliente e determinada. Uma escocesa teimosa e bruta, aliás, sem farpas na língua quando se trata do que quer - pelo menos quando se trata de suas caçadas e de sua convivência com Kiaran e alguns outros personagens em específico.

Ela esconde todas essas características em suas andanças pela sociedade, mas os olhares das pessoas ao seu redor a veem como diferente; ela não faz parte da aristocracia, da normalidade e civilidade de Edimburgo. Ela não pertence aos bailes e aos vestidos; ela pertence às invenções, à engenharia, aos estudos, às artes milenares que Kiaran a ensinou a usar durante o combate. Lutando sempre para fazer o melhor para si mesma e para as pessoas com quem se importa, Aileana vai se ver muitas vezes confrontada entre o fácil e o correto. E isso pode acabar sendo sua ruína.

"Você me subestima," eu sussurro. "E esse é o seu erro."

Em relação ao núcleo aristocrático, muitas figuras carismáticas rodeiam a protagonista. Principalmente sua melhor amiga, Catherine, e o irmão dela, Gavin - que acaba de retornar para a Escócia e parece mais ligado a Aileana do que ela esperava.

Resenha: The Falconer

Não espere triângulos amorosos; graças aos céus, o livro desenvolve a parte romântica de maneira bem inesperada e satisfatória. Gavin é, sim, um pretendente, mas ele está ali muito mais como apoio e amigo e confidente do que como peça no desenvolvimento amoroso. Ele é uma gracinha de personagem, amigável e simpático e corajoso na medida do esperado.

As pessoas acham que é o amor, a ganância, a riqueza, mas vingança te dá vida. Fortalece. Queima tudo que você é.

Por falar em desenvolvimento amoroso; ah, Kiaran... Se meu coração não fosse de Jem Carstairs eu o daria pra você. Que feérico escocês cabeça-dura mais apaixonante!


Sabemos muito pouco sobre Kiaran, tal como a protagonista. Ele é um Daoine Sìth - uma das raças mais poderosas dentro do reino imortal -, e carrega esse poder nas caçadas. Também é um poço de segredos e sombras, mas está sempre presente para Aileana quando ela precisa. Não como um salvador, mas como um companheiro; ele não vai estender a mão para ajudá-la a levantar, vai incitá-la a fazê-lo porque sabe, tão bem quanto ela, que Aileana é capaz.

Seus olhos não têm profundidade, como se estivessem em um infinito de espaço, profundo e sombrio. Exceto por traços dourados, cinzas queimando no abismo sem fim.

O relacionamento dos dois é muito importante para a história; não só emocionalmente, mas também pelas informações que Kiaran possui a respeito do que Aileana está confrontando. De colegas de caçada para confidentes, amigos e amantes, a trama desenvolve suas interações a ponto de causar arrepios em quem está lendo. É impossível, absolutamente impossível não amar os dois.

Resenha: The Falconer

Quanto ao mundo criado pela autora - afinal, apesar de se passar na Escócia, temos um universo steampunk entremeado em uma guerra infinita entre magia e mortalidade -, é de encher os olhos; fui transportada para Edimburgo, para as paisagens frias e verdejantes e solitárias da Escócia, para cenários mágicos que ganhavam vida através da narrativa fluida de Elizabeth May. Se eu já considerava a Escócia um segundo lar graças a Outlander, agora ela é parte de mim.

"Aoram dhui," ele sussurra. "Eu vou adorá-la."

E a parte fantástica é, de fato, fantástica. Os feéricos são parte do desconhecido e por isso aterrorizantes. Não espere aquela coisa sensual e apaixonante de Corte de Espinhos e Rosas - com exceção de Kiaran e de Derrick, um pixie simpático que jurou lealdade a Aeliana (e com quem ela divide ótimas cenas cômicas) os imortais são medonhos. Toda essa ambientação deixa a história ainda mais interessante.

The Falconer é o livro perfeito para quem quer uma aventura inovadora e personagens intensos misturados à magia. Você vai terminar a leitura no chão, gritando e implorando por mais; e todo mundo sabe que só os melhores livros causam isso.

Sinopse: Lady Aileana Kameron, a única filha do marquês de Douglas, estava destinada a uma vida cuidadosamente planejada em torno dos eventos sociais de Edimburgo - até um feérico matar sua mãe. Agora é a temporada de inverno de 1844 e Aileana caça feéricos em segredo, entre a interminável rodada de bailes, chá e celebrações. Armada com pistolas de percussão e explosivos modificados, ela esquece sua fachada aristocrática todas as noites para caçar. Aileana está determinada a rastrear a feérica que matou sua mãe e a destruir qualquer criatura mágica que ouse atacar humanos em sua cidade. Contudo, o equilíbrio entre a alta sociedade e sua guerra privada é delicado, e conforme os feéricos se infiltram em sua rotina e o pai de Aileana retorna para casa, ela tem decisões a tomar. Quanto está disposta a perder - e até que ponto vai chegar para conseguir sua vingança?

Título original: The Falconer
Autora: Elizabeth May
Editora: Chronicle Books
Gênero: Fantasia | Romance | Steampunk
Nota: 5 +
Skoob

GOSTOU DO LIVRO E QUER AJUDAR A MANTER O BLOG? ENTÃO COMPRE PELOS NOSSOS LINKS!

11 comentários:

  1. Oie
    Sua empolgação me deixou curiosa. O enredo é curioso e gostei que se passa na Escócia, já quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI, Denise
    Eu nunca li nada steampunk, então fico um pouco curiosa para saber qual a diferença de um livro assim para tantos outros. Eu estou nessa vibe de ler mais fantasia (amém) e acho que me interessaria muito pela obra, mas se ela fosse em português, porque infelizmente meu inglês é uma grande bosta.
    Beijao
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise!
    Fiquei muito curiosa para ler, e nem é o meu estilo de livro. No começo da resenha estranhei o lance steampunk, mas logo seu texto me contagiou e deixou realmente curiosa. Só de saber que não tem um triângulo amoroso fico animada rs
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dê!
    Eu achei a capa desse livro maravilhosa <3 Sério, fazia um bom tempo que não gostava tanto de uma. Eu achei um pouco mistureba demais esse lance do steampunk e não sei se me agradou. Porém, nunca li nada desse jeito, então pode ser que eu goste e só tenha um pouco de preconceito sem nem saber o motivo. Sua resenha me fez repensar melhor isso e vou colocar na minha wishlist. Quem sabe eu me rendo.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Que linda essa capa. Não vejo muito falarem desse livro por aí, mas a história é muito interessante. Apesar de que em algumas partes me parece um pouco confuso, mas talvez é só impressão..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise! Vc sempre me apresentando boas fantasias! O mundo criado parece bem interessante e o desenvolvimento amoroso bem satisfatório e nada forçado! Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nizz!
    Mulher, se eu já queria ler esse livro desde seus surtos nos stories, agora é questão de honra comprar tudo na próxima leva da Amazon.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise, tudo bem? Acho que empolgação traduz teu sentimento nessa resenha, né! Eu adoro magia, me encantei com essa capa e já adorei os personagens! Confesso que gostaria de um romancezão (porque eu sou incorrigível mesmo), mas isso é detalhe, hehehe!
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não sei se tu chegou a falar e eu não prestei atenção, mas sabe me dizer se já foi publicado no Brasil? Por que só consegui achar ele em inglês e fiquei super curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  10. amg,por onde vc leu? não consegui encontrar pdf nem ler online...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony. Eu comprei o livro, tem as fotinhos ali no post!

      Bjs!

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo