Dicas de sobrevivência para a Bienal do Livro - Queria Estar Lendo

Dicas de sobrevivência para a Bienal do Livro

Publicado em 29 de jun. de 2022

Dicas de sobrevivência para a Bienal do Livro

Pessoas do nosso coração, aquele evento literário maravilhoso chamado Bienal do Livro está chegando! Então, considerando a quantidade de vezes que já participamos da feira, resolvemos fazer uma listinha. Hoje é dia de listar algumas dicas de sobrevivência para a Bienal!

Experiência de vida é assim. A gente passa uns perrengues e aí faz post pra ajudar outras pessoas a não passar pelos mesmos perrengues.

A Bienal do Livro é um evento fantástico pra muita gente. Para nós, são os melhores dias da vida dos leitores e a gente tem mais é que aproveitar completamente. Tivemos momentos maravilhosos e encontros com pessoas lindas em todas as edições que participamos. E ficamos muito felizes em ter esses momento para nos encontrarmos pessoalmente e encontrar outras pessoas que gostam tanto de livros e cultura pop como a gente.

Passamos dois anos difíceis de pandemia. Então é bom lembrar que a Bienal do Livro vai acontecer seguindo normas de segurança e de higiene. Também falaremos um pouquinho disso. Antes da pandemia, era difícil termos controle e cuidado com algumas coisas que se tornaram essenciais pós-COVID.

Como se preparar para a Bienal do Livro


Então aqui vai algumas dicas que gostaríamos de ter recebido antes de descobrir a necessidades delas na base do susto mesmo:

Sapatos confortáveis

Use sapatos confortáveis porque você vai andar. Muito. A Bienal de São Paulo não é tão grande quanto a do RJ. Mas é tão exaustiva quanto. A organização do evento já avisou que vai ter controle sobre a quantidade de público. Mas é Bienal, né. E os eventos têm sim enchido de gente desde que a situação pandêmica se "normalizou". O importante é você estar confortável enquanto passeia entre os estandes. A melhor opção é usar tênis. Mas sapatos fechados que sejam bastante macios e gostosinhos de usar também são legais pra considerar. Use conforto, é isto.

Hidrate-se!

Beba bastante água. O tempo todo! Parece propaganda de Carnaval, mas é de Bienal também. Não vai achando que tu aguenta o dia todo só dando uns golinhos. Leva a garrafinha pra encher nos bebedouros e vai esvaziando. E se você for como a gente e perder garrafinha/achar a água do bebedouro quente, procure algum quiosque e compre lá. Se acontecer de encontrar a Americanas, melhor ainda! O valor sai pela metade dos outros locais ali dentro.

Álcool em gel

Parece um pouco óbvio depois dessa pandemia, mas sempre é válido lembrar. Álcool em gel é essencial. Compra um potinho pequeno, que dá para levar na bolsa, e tenha com você sempre. Vai ser inevitável tocar nos livros, nos estandes, se escorar em parede, sentar em lugares. Então, sempre que fizer isso, lembra de higienizar as mãos depois. Também é legal levar lenços umedecidos para higienizar embalagens plásticas, tampos de mesas, etc.

Dicas de sobrevivência para a Bienal do Livro

Use máscara

Vai ser obrigatório. Mas o lembrete é importante. Use máscara! A Bienal do Livro acontece num ambiente arejado, mas fechado. Respeite as pessoas ao seu redor. Use máscara.

Saiba o peso da sua mala

Se você vai para a bienal de ônibus ou de avião, é sempre bom ter em mente o peso da sua mala. Para saber a quantidade de livros que pode levar embora. Em 2017, eu e a Denise ficamos com medo de ter que pagar por peso extra. Então usamos o site da Amazon para saber o peso dos livros e fazer as nossas contas, baseadas no peso da mala de ida, que fica marcado na etiqueta da companhia aérea. Estávamos bem paranoicas e até deixamos de comprar alguns livros com medo de passar. É sempre bom ficar ligado nisso para não acabar com uma surpresa na hora de ir embora.

Lanchinhos

Acho que todo mundo fala isso, né? As coisas são muito caras dentro da bienal. Então levar lanchinhos de casa vai ajudar a sobrar mais dinheiro para livros! Mas sempre lembre-se de escolher coisas que não estragam fácil (deixa os sanduíches de queijo, qualquer coisa com maionese/margarina/manteiga fora da bolsa) porque ninguém quer passar a bienal com intoxicação alimentar, né? E comer é tão importante quanto beber água. Não vai achando que dá pra adiar muito o almoço (ou pular ele), porque depois você passa mal esperando na fila de autógrafos e azamiga tem que sair correndo pra abanar você, dar comida e água forçada goela abaixo *cofolhaadenisecof*

Pegue o mapa do evento

Nas estações de informação eles sempre dão um mapa do evento, com o nome das ruas e o número dos estantes e o nome das editoras titulares dos estantes. Se você quer MUITO visitar uma, pegue o número do estande na fanpage delas. Eles sempre informam. Aliás você pode até imprimir o mapa em casa, que fica disponível no site da Bienal. A gente encontra um povo bem perdido pelos corredores, então se você tiver o mapa em mão, ao menos vai ter onde se apoiar para descobrir o caminho. Os mapas são excelentes e eu costumo circular os lugares onde vamos passar mais tempo. Se você vai para mais de um dia de evento, vai acabar decorando!

Se prepare para as filas

Principalmente se for em fim de semana. Se for no segundo fim de semana, então, faz aquela reza antes de entrar no evento. A Bienal do Livro é conhecida por suas filas. Principalmente a de São Paulo. Então é bem natural você olhar ao redor e ver gente esperando até para entrar em estande. Nos fins de semana, acaba que pra tudo tem uma fila de espera. Até banheiro! Se você nunca foi a uma Bienal do Livro, vai preparado porque é bem normal e acontece sempre. Não deixa isso te estressar e nem tirar sua diversão. Tenha em mente que você vai esperar um pouquinho mais pra fazer alguma coisa, mas vai valer muito a pena!

Dicas de sobrevivência para a Bienal do Livro

Pesquise os preços

Vá com uma listinha de livros que você quer comprar e tenha em mente os preços de internet deles. A Bienal do Livro tem ótimos descontos. Mas também é um ótimo lugar pra dar facada no seu bolso. E é aquela tentação de comprar o livro ali naquele momento e pagar muito caro que você pode acabar se arrependendo depois. Principalmente quando abre a Internet no hotel/apartamento e vê o livro que pagou 50 reais por 20. Então vá com alguma liberdade de compra. Mas se tiver alguns títulos em mente já saiba mais ou menos quanto estão custando. Pode valer a pena se segurar lá pra comprar mais títulos online.

Fique atento(a) aos descontos progressivos e às promoções.

Muitas editoras costumam anunciar promoções e descontos progressivos nas redes sociais. Coisas como "na compra de 4 livros, você ganha x % de desconto" ou brindes exclusivos da Bienal do Livro. Se atente às redes sociais das editoras e não tenha medo de perguntar para o pessoal que está no estande ajudando! Eles sabem de tudo. A gente descobriu muitos descontos progressivos e maravilhosos conversando com quem estava vendendo.

Quem aí também vai participar da Bienal do Livro deste ano? A Nizz vai estar lá na sexta-feira, dia 08 de Julho!


9 comentários:

  1. Oi meninas!
    CARAMBA QUE INVEJA. QUERIA IR T.T Eu me organizei, mas infelizmente não rolou. Acabei saindo do emprego e fiquei sem condições de ir. Mas to sofrendo bastante. Tem muito autores que eu queria conhecer esse ano T.T
    Ótimas dicas. Espero que vocês tenham um bom evento.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse ano será minha primeira Bienal. Planejo ir dia 7 e dia 11. Dia 7 vou pra andar, comprar, abraçar autores e ver se conheço gente. Dia 11, vou pela loucura, porque amigos meus do interior vão, porque vai estar cheio e vai ser loucura. No dia 11, meu filho pequeno vai comigo. Já estou providenciando crachá de identificação pra ele com os meus dados e ele vai ficar colado em mim, mas o medo é gigante. Essa semana já vou providenciar os lanchinhos. Não estou pretendendo gastar muito com livros, mas sei que na hora vou acabar gastando um pouco mais.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAA MELHOR ÉPOCA <3

    ResponderExcluir
  4. Queria muito ir, mas infelizmente acho que não vai dar...
    Mas amei o post, é de utilidade pública XD

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!
    Que delícia participar de uma Bienal, não é?
    Um dia ainda concretizo esse sonho...
    As dicas são importantíssimas para quem vai pela primeira vez.
    Gostaria de saber como é para os portadorres de necessidades especias... será que tem algum direito garantido.
    Sucesso para vocês e tragam muitas fotos, novidades e livros.
    “A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Meninas, se tem coisas que não tenho vergonha é de sentar no chão e levar um monte de lanche na bolsa. É como eu digo: vergonha é matar e roubar; o resto é lucro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Curti as dicas de vocês, so queria que tivesse uma bienal enorme onde moro, aqui não tem quase nada. Um dia tomo coragem e vou para outros estados para acompanhar o evento.

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas!
    Queria muito ter ido na bienal, parece ter sido incrível.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo