Resenha: A Luneta Âmbar - Queria Estar Lendo

Resenha: A Luneta Âmbar

Publicado em 18 de ago. de 2020

Resenha: A Luneta Âmbar

A Bússola de Ouro e A Faca Sutil foram ótimas leituras para mim no ano passado e, apesar de as resenhas daqui terem sido feitas por uma antiga colunista, resolvi trazer pra cá minha opinião sobre o último livro das Fronteiras do Universo, A Luneta Âmbar, e como foi uma despedida doce e maravilhosa para a história que o Philip Pullman criou.

Essa resenha pode conter alguns spoilers pequenos dos livros anteriores.

Depois de todas as provações pelas quais Will e Lyra passaram em sua jornada entre mundos, entendendo mais sobre a faca sutil e suas propriedades, é chegada a hora das revelações e de uma aguardada grande guerra. A profecia que ronda o nome de Lyra parece prestes a se cumprir, e os mundos se fundem numa corrida contra o tempo pelo domínio de tudo ou pela mudança de tudo que se conhece.

Eu começo essa resenha dizendo o quanto fiquei fascinada por toda a construção de universo empregada por Pullman. O nível de grandiosidade e detalhes e o modo como tudo se encaixa e é importante no seu devido tempo mostram a perfeição que é a série Fronteiras do Universo; o quanto ela é impecável está tanto na simplicidade das coisas, como a existência dos dimons - que estão ali e simplesmente existem - ou na imensidão de detalhes maiores, como o Pó e sua importância para tudo.

Resenha: A Luneta Âmbar

A Luneta Âmbar é um livro grande, mais de 500 páginas, e serve como uma ponte entre os volumes anteriores e algo que está por vir. Uma mudança, um cataclismo, o fim ou o recomeço; não dá para saber ao certo, mas o tom da história te garante que algo vai acontecer. E mantém essa tensão durante todo o seu desenrolar.

Tudo que podemos dizer é que uma ação é boa porque ajuda alguém, ou que é má porque prejudica. As pessoas são complicadas demais para terem rótulos simples.

O começo foi um problema pra mim e por isso tirou uma estrela da nota final porque achei arrastado demais. A narrativa não é toda trabalhada na ação, os dois primeiros livros já me mostraram isso, mas aqui achei que as jornadas da Lyra e do Will - e dos demais personagens como a Sra. Coulter, lorde Asriel, Iorek e Mary - foram muito arrastadas até pro que já tinha me acostumado.

Não dificultou e nem tirou minha curiosidade, só demorou mais para engatar na jornada que esse livro trazia.

Fora isso, achei uma conclusão perfeita. Tem a dose certa de drama e ação, entrega um clímax carregado em revelações importantes e que fecham os problemas e as resoluções do que vinha acompanhando cada um dos personagens. As despedidas foram emotivas e trouxeram seu momento especial para cada nome conhecido da trilogia - com destaque especial para Iorek, o meu urso de armadura favorito.

Resenha: A Luneta Âmbar

Lyra e Will seguiram seus instintos e desejos e seus corações em todas as suas decisões e por isso eu sempre vou adorá-los como protagonistas. Duas crianças espertas e amedrontadas, mas que jamais se dobraram ao medo. Eles atravessam caminhos que ninguém ousaria fazê-lo pelo simples fato de saberem que precisam; eles se machucam pela jornada e por seus amigos, confrontam o horror em suas formas mais antigas para salvar quem amam. Acompanhá-los conforme entendiam as coisas sobre o mundo e sobre seus próprios destinos me emocionou bastante.

A Lyra, principalmente, foi uma querida que eu vou guardar no coração junto com muitas outras personagens femininas de obras juvenis. Ela é destemida e linguaruda no sentido de não se calar diante do que teme. É determinada e intrépida e entregou o seu melhor até o fim.

Outro arco que me surpreendeu foi o da Sra. Coulter. Não vou falar muito a respeito porque acho que a surpresa veio do inesperado mesmo, só digo que ela se provou a mesma personagem traiçoeira e manipuladora de antes - com um detalhe a mais em toda essa personalidade que levou sua história para um caminho que eu jamais vi vindo.

No geral, A Luneta Âmbar é um livro vagaroso, que leva seu tempo para chegar aos finalmentes - e, quando chega, aí entrega correria e reviravoltas e guerras e um mundo de possibilidades que ninguém imaginaria acontecendo. É um final doce e gentil para uma história sobre amor e coragem, e vai deixar saudade.

Sinopse: Will é o portador da faca sutil. Ele prometera ao pai, no leito de morte, que iria entregar a lâmina terrível ao Lorde Asriel. Está se aproximando uma guerra, a maior guerra de todos os tempos, e a lâmina é a única arma que pode render o inimigo. Um forasteiro num mundo estranho, Will começa sua jornada perigosa. Mas como pode cumprir a promessa quando Lyra, sua corajosa companheira, está desaparecida? Terceiro volume da trilogia Fronteiras do Universo.

Título original: The Ambar Spyglass
Autora: Philip Pullman
Editora: Objetiva
Tradução: Ana Deiró
Gênero: Fantasia | Scifi
Nota: 4

5 comentários:

  1. Oi, Denise

    Que bom que o livro te agradou depois do início vagaroso. Não é uma série que eu diria "nossa, super leria", mas quando assisti ao trailer da adaptação fui surpreendida bem positivamente e até fiquei um pouco interessada. Então sabe aquele livro que a gente não compraria, mas leria se ganhasse de presente? Então. hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Denise.
    Eu me decepcionei muito com essa trilogia. Não gostei da forma leviana como o autor tratou a questão da fé. Se soubesse que ele era ateu antes de ter começado a ler nem teria lido. Mas como uma história de fantasia é muito boa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Curto muito seus posts, são muito bem criativos e interessantes.. Sempre estou aqui lendo e compartilhando com minhas amigas...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Aurora Fontes

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise, eu gosto demais dessa trilogia, de todo o universo e todas as temas apresentadas. Mas dos três, o terceiro foi o menos preferido, assim bem arrastado tb! Agora deu saudades da Lyra e do Will!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a 1 e a 2 temporada da série,his dark material,estou aguardando anciosa a 3 temporada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo