The Truth About Alice (A Verdade Sobre Alice, em tradução livre e sem publicação no Brasil) é o livro de estreia de Jennifer Mathieu, autora do nosso queridinho Moxie (publicado aqui pela editora Verus). No história, quatro adolescentes nos deixam saber a verdade sobre Alice, a vadia da cidade responsável pela morte do garoto de ouro.
Sinopse: Todo mundo sabe que Alice dormiu com dois caras na mesma festa. Quando o quarterback, estrela do time de Healy High, Brandon Fitzsimons, morre em um acidente de carro, a culpa é de Alice, que estava trocando sextings com ele. Pergunte a qualquer um. Dizem por aí que Alice Franklin é uma vadia. Está escrito por toda a "cabine da vadia" no banheiro das garotas: "Alice fez sexo em troca das respostas do teste de matemática" e "Alice fez um aborto semestre passado". Após a morte de Brandon, os rumores começam a espiralar fora de controle. Nesse marcante romance de estreia, quatro estudantes de Healy High contam tudo que "sabem" sobre Alice -- e ao fazerem isso, revelam seus próprios segredos e motivações, pintando um retrato cru da realidade da vida adolescente. Mas nesse romance de Jennifer Mathieu, qual é exatamente a verdade sobre Alice? No fim, há apenas uma pessoa para quem perguntar: Alice.
Dizem por aí que Alice fez sexo com Brandon Fitzsimmons e Tommy Cray na mesma noite. Aliás, na mesma hora. Aquela vadia. Ela também é responsável pelo acidente de carro que matou Brandon, o melhor quarterback que o colégio de Healy já teve, já que ficou mandando mensagens vulgares para ele, distraindo-o do volante.
Antes, Alice Franklin era uma garota linda e quase popular. Hoje, ela é uma vadia e pária, hostilizada por todos na pequena cidade de Healy, com apenas 3000 habitantes. Todos parecem saber qual é a verdade sobre Alice. Mas será que sabem mesmo?
Quanto doeu? Foi como um milhão de cortes de papel no meu coração.
A história sobre o que aconteceu na fatídica festa em que Alice dormiu com dois caras e, depois, do acidente que matou Brandon, são reconstruídas a partir do relato de outros quatro adolescente: Elaine, a dona da festa e namorada ioiô de Brandon; Kelsie, a (ex)melhor amiga de Alice; Josh, o sobrevivente do acidente de carro; e Kurt, o garoto nerd e estranho que é secretamente apaixonado por Alice.
A partir dos fatos, segredos, mentiras e projeções dos quatro adolescente, reconstruímos a mancha na reputação de Alice. Com todo o bullying, slut-shaming, ostracismo e coração partido da adolescência.
Se você der tempo o suficiente para as pessoas, eventualmente elas vão fazer as coisas mais tristes do mundo.
Gostei muito do livro e da forma como ela escolheu construir a história. A "verdade" que todo mundo acha saber sobre Alice são formadas por rumores e experiências passadas e cada um tem um motivo diferente para acreditar e somar às mentiras, seja por algo que Alice fez no passado ou pela forma como se sentem a respeito dela.
Achei um relato honesto de como estamos dispostos a acreditar no que nos deixa mais confortável, sobre como todo mundo é o monstro de alguém, que todas histórias tem dois lados (as vezes muito mais) e o preço que muitas garotas pagam por terem desejos e não se deixarem manipular.
Era como a vez em que lemos O Diário de Anne Frank na sétima série e eu tive a impressão de que teria sido um nazista naquela época, porque não teria coragem de ser qualquer outra coisa. Eu sei que todo mundo quer acreditar que teria sido corajosa e que teriam sido as pessoas que esconderam Anne no sótão e que teriam matado Hitler com as próprias mãos. Mas claramente se todo mundo pensa dessa forma e na realidade só algumas pessoas realmente fizeram isso naquela época, não sou eu a honesta?
Oi, Bianca
ResponderExcluirEu tenho Moxie aqui, mas nunca que pego pra ler. Fiquei bem interessada na história e acho que seria mesmo uma boa se o livro fosse publicado por aqui. Hoje em dia, com as redes sociais, todo mundo acha que sabe da vida de todo mundo e a destruição da vida de alguém está na distância de um click, então gostei que o livro aborda essa questão do hate baseado em mentiras, boatos e afins. Super atual.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi Bianca! Puxa, pela resenha eu já fiquei com dó da Alice! E seria bom ver esse livro pro aqui, eu leria!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante