5 motivos para conhecer o universo Grisha da Leigh Bardugo - Queria Estar Lendo

5 motivos para conhecer o universo Grisha da Leigh Bardugo

Publicado em 25 de fev. de 2021

5 motivos para conhecer o universo Grisha da Leigh Bardugo

Que Leigh Bardugo é dona da minha estante, coração e alma, isso já é fato. E com a notícia de que a série Shadow and Bone estreia na Netflix em Abril, achei sensato trazer um post com 5 motivos para conhecer o universo Grisha.

O universo. A Bardugo fez um trabalho primoroso criando seu mundo onde lendas, mitos e magia se envolvem com questões políticas, revoluções e gangues criminosas. Tanto a trilogia Grisha quanto Six of Crows - e King of Scars, sequencialmente -, são repletos de elementos muito bem construídos.

A construção de mundo é maravilhosa, rica e encantadora. Inspirada na Rússia czarista, com uma mitologia própria extremamente criativa, é daquele tipo de mundo fantástico que você se apaixona por cada detalhe. E quantos detalhes! Enquanto na trilogia Grisha ela explora mais a questão mágica e política, em Six of Crows temos um olhar sobre os "esquecidos" pelo lado fantástico, com guerra de gangues e traições.

Personagens. Eu saio no soco com quem diz que a trilogia Grisha é fraca e tem personagens ruins; ela não é tão intensa e impactante quanto seu sucessor, mas é uma história muito cativante e cheia de carisma, com personagens ótimos de acompanhar. Desde sua protagonista, Alina, vivendo entre a dúvida e o poder, aos coadjuvantes - como Maly, Nikolai, Zoya - e o antagonista, Darkling, um vilão que não deve pra ninguém.

5 motivos para conhecer o universo Grisha da Leigh Bardugo

Bardugo explora muito as personalidades diferentes e seus embates e, em Six of Crows, mostra uma evolução narrativa que é de arrancar o coração do peito. Seus protagonistas aqui são muito mais multifacetados, conturbados e perfeitamente caóticos como a gente bem ama. São anti-heróis e por isso tão fascinantes. Kaz e Inej são dois dos melhores personagens que já li na VIDA.

Romance. Porque nem só de gangues e guerra mágica vive meu coração, né? Na trilogia tem enemies to lovers, tem friends to lovers, tem hate to love - não é o ponto alto dela, mas tá ali pra quem ama esses tropes - e aí em Six of Crows é tão INTENSO E MARAVILHOSO que merece uma menção.

Ela entregou três casais principais muito fodas, com dilemas e questões morais e problemas independentes. Kaz e Inej são o puro suco do angst e eu me contorci e morri milhões de vezes lendo eles; Nina e Matthias são mais um drama de amor ao ódio que a gente ama tanto. E Wylas e Jesper, fofos, de desconhecidos e apaixonados como a gente tanto adora. Tem até Darklina pra quem gosta de um ship problemático mas cheio de química.

5 motivos para conhecer o universo Grisha da Leigh Bardugo

Reviravoltas. A trilogia Grisha tem seus momentos EITA muito bem orquestrados, do tipo que, mesmo dentro do clichê de Fantasia YA, consegue surpreender. Foram eles que me conquistaram tanto na história; com tudo que era esperado, Bardugo ainda enche a gente de choque por reviravoltas inesperadas - tipo o final do livro 2 que, na minha opinião, foi um dos que mais me fez surtar.

Six of Crows e King of Scars são bastante marcados por isso também - pelo amor de deus o final de Six of Crows eu só sabia GRITAR!

Expansão de universo. A Bardugo fez, tal como a Cassandra Clare, a melhor coisa que o universo Grisha pedia com o fim da trilogia: expandiu. Six of Crows é um sopro de ar fresco em quem estava cansade daquela vibe mais espadas/armas/magia e mostra uma gangue lidando com problemas de gangue. King of Scars foca muito mais em consequências - da guerra, de acordos políticos, até mesmo em deuses.

Além deles, tem também livros sobre lendas, histórias do mundo Grisha, sobre santos e deuses. É tudo muito grandioso e maravilhoso e eu mal posso esperar pra ver isso ganhando vida na série da Netflix.

E aí, foram motivos suficientes? Se não, tem resenha de todos os livros Grisha aqui no blog, então dá pra conhecer um pouco mais das histórias.

5 motivos para conhecer o universo Grisha da Leigh Bardugo

Motivo bônus: Nikolai Lantsov. E isso. Esse é o motivo.

9 comentários:

  1. Oi, Denise
    Desde que eu vi algumas resenhas da Lu sobre a autora, eu quero muito conhecê-la, mas ainda não deu tempo de começar um livro dela. Eu sempre estou colocando outros na frente e esse fica indo pra trás, mas vai acontecer, eu tenho fé. Agora que estou dando mais chances pra fantasia tenho certeza que vou gostar também.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aff só o último motivo é suficiente para embarcar nesse mundo. Eu já to chorosa que Rule of Wolves vai ser o último do universo...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Leigh Bardugo é minha escritora favorita e esses motivos estão maravilhosos. Precisamos recrutar mais leitores para esse universo fantástico. Minhas obras favoritas do universo é a duologia Six of Crows, e estou contando os dias para ler King of Scars.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Eu não consegui passar do segundo livro! Não gostei do casal até então, e estava achando cansativo e repetitivo. Acabei abandonando... estou aqui pensando se deveria dar uma nova chance antes do lançamento na Netflix, que com certeza vou querer ver pois sou curiosa kakkk... sem contar que muita gente fala bem da trilogia. Seus motivos foram interessantes, talvez eu dê uma chance mesmo.

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise,
    Essa pré-venda ta linda demais, né? Não comecei pela trilogia, li só Six of Crows por enquanto e quero conhecer mais, mas em outro momento, porque acho que não aproveitaria o tanto de informação que ela traz agora haha
    Adorei que vai ter série!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Eu adorei o post. Ainda não li nenhum livro dela mas há anos leio elogios a autora e suas histórias. Acho que com esse relançamento de Sombra e Ossos em breve irei conhece-la

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  7. Olá, Denise.
    Seu eu soubesse que iam relançar os livros com essa capa linda não tinha comprado os meus em um sebo hehe. Eu gosto muito da Trilogia Grisha mas quem me ganhou mesmo foi Six Of Crows. E na espera de que lancem os outros por aqui. Estou até com medo de criar expectativas com a série e acabar me decepcionando.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Qual devo ler primeiro? Grisha ou Six Of Crows?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cronologicamente, Grisha primeiro! Vale mais a pena pra você entender as referências e o que tá acontecendo com o mundo em Six of Crows.

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo