Controle Remoto: Moxie - Queria Estar Lendo

Controle Remoto: Moxie

Publicado em 12 de mar. de 2021

Controle Remoto: Moxie

Moxie, o novo filme adolescente da Netflix, é uma adaptação do romance de mesmo nome de Jennifer Mathieu. No filme, uma garota cria a zine anônima Moxie como uma forma de unir as garotas de seu colégio e resistir as situações machistas e os abusos dos garotos.

Vivian só quer passar despercebida na escola até finalmente chegar na faculdade. Porém, quando Lucy, uma garota nova chega a escola e começa a expor as situações machistas do dia a dia, Vivian começa a se questionar sobre o que vem aceitando até agora.

Depois que uma lista que ranqueia as garotas do colégio é liberada e Vivian se encontra nela, a ira finalmente faz a garota até então comportada se rebelar. Inspirada no passado da mãe, uma riot grrrl dos anos 90. Viv cria a Moxie, uma zine anônima que busca informar e unir as garotas de seu colégio de maneira que possam combater os abusos e duplos padrões que vivem diariamente.

http://www.queriaestarlendo.com.br/search?q=jennifer+mathieu

Eu já sou 100% fã do livro, mas o filme conseguiu ser até melhor que ele em alguns pontos. Embora eu esperava um pouquinho mais do confronto entre Viv e Seth - seu interesse romântico - no filme, já que teve ótimos pontos no livro que falavam sobre o machismo afetando a vida dos garotos e toda a história do "nem todos os homens", o filme conseguiu surpreender em pontos tão importantes quanto.

Na adaptação de Amy Pohler, o feminismo ficou mais interseccional. Ainda que seja um tanto quanto superficial, afinal de contas ele tem pouco mais de 1 hora e meia, vejo que ele pode servir como um ponto de partida para diálogos importantes sobre feminismo e identidade de gênero, raça e sexualidade, por exemplo.

Moxie nunca se propôs a dar respostas, mas a abrir diálogos e introduzir o básico sobre feminismo para um público jovem e acho que o filme conseguiu fazer bem isso. Especialmente ao manter as personagens em diferentes estágios a cerca do feminismo e de suas pautas. 

http://www.queriaestarlendo.com.br/search?q=jennifer+mathieu

Ele traz garotas que são bem diferentes entre si: Viv, a garota branca criada por uma mãe feminista que está descobrindo o poder de ter uma voz; Lucy, a garota negra que se depara com um ambiente hostil e percebe a falta de vontade dos adultos em ajudá-la; Claudia, a menina filha de imigrantes que precisa lidar com a pressão dos pais para ser uma boa aluna e dos amigos para "se importar" mais, etc.

E quando o filme - e o livro - nos mostram garotas diferentes entre si, com diferentes entendimentos, se unindo e adotando o feminismo, ele nos diz: não importa quem você é, o feminismo é para você também.

Independente das vertentes excludentes do movimento - que, sinceramente, vergonha! -, Moxie abraça as garotas e diz que juntas nossa voz pode ser ouvida, seja no que diz respeito ao código de vestuário ou mesmo estupro.

http://www.queriaestarlendo.com.br/search?q=jennifer+mathieu

Fiquei tão emocionada com o filme quanto fiquei com o livro e espero que esse seja um ponto de partida para discutir cada vez mais o tema feminismo, juventude e intersecções. Que a gente possa parar de entender o feminismo branco como "universal" e começar a falar de como a mesma pauta pode significar diferentes coisas para diferentes grupos de mulheres.

Enfim, é um filme jovem, divertido e atual. Ideal para começar conversas e pensar no que vem pela frente. E se você ainda não conhece Moxie, dá uma olhada no trailer:

6 comentários:

  1. Oi Bianca, tudo bem? Eu adorei o filme, mesmo com algumas questões que não me desceram bem como a do estupro. Não li o livro, mas fiquei com vontade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bibs
    Eu já tinha conferido a resenha da Mi, e ela gostou muito. Depois conferi seus surtos no instagram então acredito que apesar das suas ressalvas, o filme consegue conquistar o espectador e mostrar os pontos temáticos abordados. Infelizmente não assisti mas está na minha lista!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Bibs,
    Eu assisti e gostei muuuuito! Divertido, necessário, inspirador... não cheguei a ler a obriga original, mas como filme, a história super funcionou!
    Acho que é o tipo de obra que todos devem conhecer.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie!!

    Ainda não vi o filme ou livro, mas acho que vale a pena, hein? E algumas coisas que são necessárias, né!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Oi! O livro é bom demais e esta adaptação está me chamando atenção, vai ser uma das poucas que vou conferir, pois sempre fujo quando gosto da obra escrita. Que bom ter sido uma boa experiência para você. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Eu dei uma olhada no trailer e me dei vontade de assistir na hora, mas vou esperar para ler o livro haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo