Resenha: A Maldição do Titã - Rick Riordan - Queria Estar Lendo

Resenha: A Maldição do Titã - Rick Riordan

Publicado em 2 de abr. de 2021

Resenha: A Maldição do Titã - Rick Riordan

A Maldição do Titã é o terceiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, do autor Rick Riordan. É também minha terceira re-aventura na Maratona Riordanverso, o que só ajudou a provar que sim, esse é meu livro favorito da série.

Conheça o começo da série:

Esta resenha tem spoilers dos livros anteriores.

Percy Jackson está em uma missão de resgate. Grover encontrou dois meio-sangues precisando de ajuda, e Percy, Annabeth e Thalia - liberta do pinheiro - vão até lá ajudar. Claro que tudo dá errado e eles são atacados por monstros, o que coloca as Caçadoras de Ártemis em seu caminho para salvar suas peles.

Quando um dos membros do grupo desaparece, cabe a Percy e seus amigos, mais uma vez, tentar entender e resgatar essa pessoa antes que uma nova profecia terrível se cumpra. As forças de Cronos estão crescendo, e o tempo corre contra nossos heróis em sua nova jornada atravessando os Estados Unidos.

A Maldição do Titã tem tudo que O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros apresentou. O carisma de todos os personagens, as reviravoltas, as aparições surpresas. Mas também tem uma carga dramática maior; Percy está crescendo e, com a idade, vem momentos mais complicados, escolhas mais maduras e consequências mais perigosas.

- Para salvar um amigo, você sacrificaria o mundo. Para o herói da profecia, isso seria muito, muito perigoso.

O filho de Poseidon tem que se preocupar com muita coisa. Uma grande profecia que diz que ele - ou Thalia - pode ser o fim dos deuses, o desaparecimento de uma pessoa querida, a jornada absurda para recuperá-la e salvar uma deusa. Todo o plot de A Maldição do Titã é bem mais complexo e até mais melancólico, mas mantém o bom humor para equilibrar com isso.

Junto de Percy, os nomes conhecidos se destacam em suas histórias paralelas, mas a beleza do livro está nos novos rostos. Thalia, recém-libertada da árvore que a mantinha viva, é pura energia caótica. A filha de Zeus passou por maus bocados e, sem querer, ela e Percy acabam competindo pela liderança. Afinal de contas, ambos podem ser a criança da grande profecia. Ambos carregam o fardo de serem filhos de um dos Três Grandes.

Resenha: A Maldição do Titã - Rick Riordan

Thalia é minha favorita desde sempre por causa da personalidade porradeira, mas também por ser bastante frágil e amedrontada. Ela esconde isso com sua revolta, mas é só mais uma adolescente tendo que lidar com uma guerra de imortais, no fim das contas. Uma que perdeu o melhor amigo (e, cof cof, grande amor) para o lado maligno e vingativo, e que está fazendo de tudo para sobreviver.

Além deles, as Caçadoras de Ártemis são um show à parte. Zoë Doce-Amarga, líder da expedição para encontrar a deusa desaparecida, é uma garota fria e firme em seu papel. Ela mostra sua verdadeira idade (uma vez que as Caçadoras são imortais) através das falas rebuscadas e dos trejeitos régios, e mostra coragem e o coração de ouro conforme a aventura se aproxima de caminhos mais perigosos.

Por fim, outro destaque fica para os semideuses resgatados no começo da história: Bianca e Nico Di Angelo. Não sabemos muito sobre eles e suas origens, mas as coisas começam a se revelar conforme a história avança, e aí dá pra entender o tamanho da importância deles em tudo. Nico é meu queridinho neném precioso eu morreria para protegê-lo, e Bianca guarda grandes momentos no desenrolar da trama desse livro.

Se você nunca foi atingido por um burrito voador, considere-se uma pessoa de sorte. Em termos de projéteis letais, está lado a lado com as granadas e as bolas de canhão.

A Maldição do Titã é um passo da série em direção a uma história mais madura, ainda que mantenha o bom humor e o sarcasmo característico do tio Rick. Sua releitura dos mitos que aparecem nesse livro é, mais uma vez, brilhante - com destaque para um ser brilhante mesmo que é o Apolo. Eu gaitei com a primeira aparição dele na história!

Resenha: A Maldição do Titã - Rick Riordan

Luke tem seus momentos e dá pra ver o preço que a aliança com Cronos está cobrando dele; o quanto a vingança o está afetando.

Do começo ao fim, é um livro para te fazer rir e, surpreendentemente, arrancar algumas lágrimas com um final que mostra o peso e as consequências da guerra que está para se erguer. Eu terminei essa releitura ainda mais apaixonada pela história e por esse volume em questão, e ansiosa para os próximos dois para terminar a série.

Sinopse: Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.

Título original: The Titan's Curse
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Tradução: Raquel Zampil
Gênero: Fantasia | Infanto-juvenil
Nota: 5+

6 comentários:

  1. Oi Denise,
    Que saudade dessa saga e dos personagens! Nico é muito o amor da minha vida também, e lembro muito dos surtos com a Thalia <3 adoro os títulos dos capítulos hahaha
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  2. GATILHO ESSE LIVRO! Meu deus a minha Bianca... Nico coitado. Aff só dor e sofrimento esse volume
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Nossa, PJO me lembra de uma época tão gostosa da minha vida de leitora - o comecinho. Tem bastante tempo que li, mas lembro que não curtia muito a Thalia AHAH nem mesmo lembro o motivo...

    Um abraço,
    https://asabelhices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Denise.
    Eu doei meus livros da série no mês passado por falta de espaço, mas pretendo comprar os e-books logo. E vou reler porque apesar de lembrar da história como um todo não lembro os detalhes nem o que acontece em cada livro em si.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Eu li apenas até esse volume, mas estou planejando reler tudo. Toda vez que vejo algo da série, sinto como se fosse um chamado para eu continuar haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise! Eu preciso muito ler os livros deste autor, a premissa é do tipo que gosto muito e tenho certeza que vou me apaixonar. E olha que tenho o box aqui faz um tempão. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo