Resenha: Garotas de Neve e Vidro - Melissa Bashardoust - Queria Estar Lendo

Resenha: Garotas de Neve e Vidro - Melissa Bashardoust

Publicado em 13 de ago. de 2021

Resenha: Garotas de Neve e Vidro - Melissa Bashardoust

Garotas de Neve e Vidro foi minha segunda leitura concluída na MLI2021 e uma grande e agradável surpresa! A fantasia única de Melissa Bashardoust é uma releitura de A Branca de Neve com romance sáfico e uma relação familiar especial.

Se você gosta de histórias como essa, vai curtir:

A história se divide entre dois pontos de vista. Lynet, a princesa de um reino amaldiçoado a permanecer sob neve e inverno para sempre por causa de uma antiga rainha. E Mina, sua madrasta. Enquanto os pontos de vista de Lynet se passam na atualidade, os de Mina mostram o caminho que a levou a se tornar a rainha de Primavera Branca.

Ambas as personagens têm uma conexão com magia e neve e vidro e, aos poucos, a autora tece a releitura do clássico conto de fada com foco em amor entre mãe e filha, ressentimento, inveja e desejo de ter controle sobre suas próprias escolhas.

- O que era a vida de uma rainha em comparação com a lenda criada para ela após sua morte?

Garotas de Neve e Vidro é um livro curioso, rápido e extremamente cativante. Apesar de reler um dos meus contos de fadas menos favoritos, foi com alegria que eu peguei uma história recheada de personagens femininas fortes e um desenvolvimento primoroso em cima de suas tramas individuais.

Lynet e Mina são muito diferentes, mas dividem semelhanças que as tornam tão essenciais uma para a outra - e para a trama principal.

A princesa do reino gelado é uma adolescente fiel ao pai, que carrega a imagem da rainha morta - com quem Lynet se parece à imagem e semelhança - de maneira melancólica e apaixonada ao extremo. Para o rei, Lynet é o símbolo da mãe que se foi e do reino que deve governar futuramente. Ela deve ser tudo que a rainha não pode ser. Deve representar o papel da maneira com que ele sonha desde sempre.

Lynet, por outro lado, busca liberdade nos poucos momentos em que encontra. Escalando árvores, espionando a cirurgiã da corte - por quem seu interesse cresce ao finalmente conhecê-la e entendê-la melhor - e nos momentos em que consegue com a madrasta, que, mesmo fria e distante, é a figura materna que ela nunca teve.

O romance entre a Lynet e a cirurgiã, Nadia, é sutil e se desenvolve com o tempo. É fofo de acompanhar e adiciona uma camada extra à personalidade até então vazia de experiência que Lynet tinha.

Eu gostei muito dos conflitos que a Lynet teve no desenrolar da história. As discussões sobre legado e servir a um propósito para outras pessoas, deixando para trás quem você realmente é nesse caminho. Ela foi uma personagem interessante e complexa, assim como a madrasta; tomou algumas decisões meio estúpidas, mas eu dou a carta de perdão pela inexperiência da personagem.

Mina, por outro lado, que personagem incrível do começo ao fim! Nos seus capítulos, conhecemos seu passado marcado por solidão, por ser filha de um mago - e um mago que pouco faz por ela - e a marca que a magia deixou em sua vida.

Mesmo em suas memórias, Lynet sempre via Mina como uma chama, feroz, indomável e régia.

No presente, ela é régia e fria, mas carrega tanta emoção quanto antes. Mina pode ser uma personagem gelada, mas os motivos por trás disso são extremamente bem desenhados na trama. Seu afastamento de Lynet, a maneira com que ela trata o rei - seu marido - e o caçador, a amargura que carrega pelo pai. Tudo isso faz muito sentido quanto mais conhecemos de Mina.

Sua relação com a Lynet foi a melhor coisa do livro, disparado. É um relacionamento de mãe e filha, mas marcado por rancor e solidão. É uma família que precisa muito conversar, mas que não encontra tempo para isso nos conflitos que surgem. Você torce para que tudo dê certo, mas não dá para saber exatamente os rumos que a história vai tomar.

Resenha: Garotas de Neve e Vidro - Melissa Bashardoust

O espaço que a autora usa para falar sobre a toxidade das relações das personagens com os personagens masculinos é excelente. O rei, pai de Lynet, é nocivo tanto para a filha quanto para a recente esposa; ainda que não de maneira consciente, ele se prende tanto à figura morta da rainha - que a gente nem sabe se realmente era como ele diz ser - que deposita expectativas sufocantes em sua filha por isso. E, com medo de perdê-la para a presença da madrasta, proíbe as duas de se aproximarem tanto quanto deveriam. Cria uma ruptura entre as personagens que poderia ter sido tão saudável para as duas.

Já Gregory, pai de Mina e mago da corte, é um abusivo ridículo de grau maior. Criou a filha com a ideia de que o abandono da mãe e sua condição, relacionada com a magia, jamais permitiriam que Mina entendesse o que é amar e ser amada. O quanto isso a afeta no decorrer da história é uma prova da toxidade da relação com o pai.

A releitura em si ficou bem cativante. Como alguém que não gosta de Branca de Neve, eu amei todas as referências e a maneira com que a autora conseguiu inserir tudo do conto original aqui, do começo ao fim.

A única coisa que eu não gostei no livro foi da tradução - ou da edição dela. Achei que muitas sentenças ficaram estranhas ou mal acabadas, repetição de palavras sem necessidade. Enfim, parece que tirou um pouco o tom da narrativa.

Garotas de Neve e Vidro é uma fantasia única sobre família, legado e sobre amor - todos os tipos dele. Eu me surpreendi do começo ao fim e terminei querendo ler mais histórias da autora.

Sinopse: Mina é filha de um mago cruel e sua mãe está morta. Aos dezesseis anos, seu coração nunca bateu apaixonado por ninguém – na verdade, ele jamais bateu de forma alguma, e Mina sempre achou esse silêncio normal. Ela nunca suspeitou que o pai arrancara seu coração e, no lugar, colocara um coração de vidro. Então, quando Mina chega ao castelo de Primavera Branca e vê o rei pela primeira vez, ela cria um plano: ganhar o coração dele, tornar-se rainha e finalmente conhecer o amor. A única desvantagem desse plano, ao que tudo indica, é que ela se tornará madrasta. Lynet tem quinze anos e é a imagem de sua falecida mãe. Um dia, ela descobre a verdadeira razão disso: a partir da neve, um mago a criou à semelhança da rainha morta. Mas, apesar de ser a projeção visual perfeita da falecida rainha, Lynet preferiria ser forte e majestosa como sua madrasta, Mina. E Lynet realiza seu desejo quando o pai a torna rainha dos territórios do sul, tomando assim o lugar de Mina. A madrasta, então, começa a olhar para a enteada com algo que se assemelha ao ódio, e Lynet precisa decidir o que fazer – e quem quer ser – para ter de volta a única mãe que de fato conheceu... ou simplesmente vencer Mina de uma vez por todas. Garotas de Neve e Vidro traça a relação de duas mulheres fadadas a serem rivais desde o princípio – a não ser que redescubram a si mesmas e deem novo significado à história que lhes foi imposta.

Título original: Girls Made of Snow and Glass
Autora: Melissa Bashardoust
Editora: Plataforma21
Tradução: Edmundo Barreiros
Gênero: Fantasia | Romance
Nota: 4,5


Um comentário:

  1. Oi Denise,
    Eu não sabia que essa fantasia tinha uma pegada no romance... Mas se tem, já olho mais animada pra ela!
    Eu amo essa capa, aliás. Vou anotar aqui para ler no futuro!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo