Resenha: O Grande Livro dos Vampiros - Queria Estar Lendo

Resenha: O Grande Livro dos Vampiros

Publicado em 5 de ago. de 2021

Resenha: O Grande Livro dos Vampiros

O Grande Livro dos Vampiros é uma das mais importantes obras com a temática. E foi lançada aqui pela Pipoca e Nanquim, que cedeu este exemplar em cortesia para resenha. O livro reúne 35 contos de escritoras de ficção sobrenatural de todo o mundo.

Se você gosta de vampiros, vem conhecer:

Para quem, assim como eu, nunca vai ter o suficiente de histórias de vampiros, esse é o livro perfeito para se ter em casa. Acho importante avisar que alguns dos contos têm violência física e sexual, e outros exploram perturbações psicológicas que podem ser gatilho para algumas pessoas. Com exceção do estupro em um conto específico, nenhuma cena me soou gratuita, no entanto.

A violência e o controle que os vampiros exerciam sobre as pessoas estavam ali para mostrar que eles nem sempre são bonzinhos, como algumas histórias gostam de romantizar.

E que nem sempre são os vilões também, como outras histórias mostram. O conto da Anne Rice, por exemplo, A Destruidora de Lares, explora a questão do legado. Com a protagonista herdando um antigo casarão e o pedido do pai de que o destrua, porque algo maligno ronda aquele lugar. Mas, ao conhecer o tal lugar, ela se apaixona por ele. E descobre que, de fato, havia algo de sombrio entre suas paredes. Uma entidade vampírica que nada tem de ruim além da própria solidão.

Resenha: O Grande Livro dos Vampiros

Gostei de como cada autora trabalhou um diferente tipo de nuance com seus vampiros e suas tramas. São contos criativos ao extremo. E tem um texto de abertura em cada um deles apresentando a autora em questão, sua vida e obras e o motivo que a levou a escrever tal conto. Aquelas que já morreram deixaram relatos do porque os vampiros as fascinaram tanto. As que estão vivas, o que esse convite contribuiu no desenvolvimento da história que queriam contar.

Serviços Prestados, da autora Louise Cooper, me surpreendeu bastante. Acompanha uma mulher que não acredita em vampiros sendo confrontada por uma. A vampira oferece o que mais ninguém pode lhe dar: a salvação ao marido com uma doença terminal. O que se sucede depois do trato acordado é surpreendente. Porque lida bastante com a questão do "mito se tornando tão real que está dentro da sua própria casa, bagunçando a sua vida".

Resenha: O Grande Livro dos Vampiros

São trinta e cinco contos recontando o vampirismo às suas mais infinitas possibilidades. Como eu disse, há vampiros vilões, mocinhos, coadjuvantes. Meros figurantes que aparecem em um momento para chocar e então para perturbar pelo resto da história. Há vampiros investigadores, caça-vampiros, vampiros de mentirinha totalmente influenciados pelo desejo de ser um.

O Grande Livro dos Vampiros é um ode aos nossos sanguessugas favoritos da ficção, e eu adorei como todas as histórias exploraram o que eles são, o que representam e o que podem acrescentar em uma história fantasiosa com suspense, desejo e horror.

Destaque para os meus favoritos, além daqueles dois já citados: Quando Gretchen era humana, de Mary A. Turzillo. Uma questão de patrocínio, uma história de Saint-Germain, de Chelsea Quinn Yarbro. Ano Zero, de Gemma Files. Almoço no Charon's, de Melanie Tem. E Assim vai-se o mundo, de Caitlín R. Kiernan.

Resenha: O Grande Livro dos Vampiros

A edição entra pra lista das mais bonitas que tenho na estante. Eu amo essa capa de histórias de horror clássico e como ela passa bem a ideia que todas as histórias traduzem. A diagramação é ótima, os contos têm espaçamento bom e uma boa quantidade de páginas cada um. Gostei também da tradução de Dandara Palankof. É um trabalho que, no geral, se encaixa muito bem em edição de luxo. O tipo de livro que em questão de conteúdo e de dedicação da editora encantam demais.

Para quem tem saudade de ler histórias diferentes e inusitadas sobre vampiros, O Grande Livro dos Vampiros é um exemplar que vale muito a pena ter na estante. Passa nostalgia e ainda te encanta com contos criativos de grandes nomes da literatura mundial.

Sinopse: Uma das antologias mais importantes com o tema “vampiros” chega ao Brasil pela editora Pipoca & Nanquim, reunindo 35 fabulosos contos criados por algumas das maiores escritoras de ficção sobrenatural, que ajudaram a consolidar o gênero do horror como uma tradição literária, iniciada no século 19 e que perdura até os dias de hoje. Das clássicas histórias de Edith Nesbit, Mary E. Wilkins-Freeman e Mary Elizabeth Braddon, às encarnações modernas de renomadas escritoras como Poppy Z. Brite, Nancy Kilpatrick, Tanith Lee, Caitlin R. Kiernan e Pat Cadigan, os ladrões de sangue e devoradores de almas presentes nesta obra vão de lordes sensuais a maníacos sanguinários, de atormentados e incompreendidos aos irremediavelmente malignos. Horror, suspense, sensualidade, mistério e aventura se mesclam em histórias que ora reinterpretam o mito do vampiro, ora abraçam suas origens góticas e vitorianas. Entre as crias da noite presentes nesta coletânea, prepare-se para encontrar o vampiro com ares byronianos, Saint-German, de Chelsea Quinn; a heroína desmorta Sonja Blue, de Nancy A. Collins, a detetive da noite Vicki Nelson, de Tanya Huff, e os amantes de eras idas, Karl e Charlotte, de Freda Warrington. O Grande Livro dos Vampiros traz também o único conto escrito pela Rainha da Literatura de Vampiros, Anne Rice, e conta com um prefácio e um conto original de autoria da atriz Ingrid Pitt, estrela dos filmes da Hammer Condessa Drácula e Carmilla: A Vampira de KarnsteinCompilada originalmente pelo lendário editor britânico Stephen Jones, a edição brasileira tem 724 páginas em papel pólen soft, fitilho marca-página e capa dura com uma ilustração exclusiva produzida pelo artista Wagner William (Silvestre) e projeto gráfico da designer Giovana Cianelli.

Título original: The mammoth book of vampire stories by women
Editora: Pipoca e Nanquim
Tradução: Dandara Palankof
Gênero: Horror | Vampiros
Nota: 5


8 comentários:

  1. Nossa, eu fiquei curiosa. Achei a proposta bem bacana e adoro os livros que sugeriu.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oii Denise,
    não conhecia a obra mas fiquei apaixonada por ela após ler a sua resenha. Só por se tratar de vampiros eu já ia colocar na minha lista de leituras, mas após essa resenha super detalhada fiquei chocada com o obra.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise,
    Como não sou uma das maiores fãs de vampiros, não é uma obra que chame tanto minha atenção.
    Porém, assumo que a edição está linda demais e não a conhecia, então foi uma novidade!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, deve fazer séculos que eu não leio nada com o enredo de vampiros. Chega me deu uma saudade agora! Não conhecia essa obra mas eu achei a capa bem divertida e caricata, e com certeza seria ótimo conhecer os contos diversos dos autores, acho que aplacaria essa vontade que eu tenho de histórias do tipo.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Denise! Amo este tipo de história e quero muito conferir esta obra. É bem grande pelo que vi e estou já indo pesquisar o preço. Adorei a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise! A edição parece maravilhosaaaa! E eu adoro uma história de vampiros!! Eu já quero!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de conhecer o site. Parabéns pelas resenhas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo