Resenha: A Canção de Aquiles - Madeline Miller - Queria Estar Lendo

Resenha: A Canção de Aquiles - Madeline Miller

Publicado em 3 de ago. de 2021

Resenha: A Canção de Aquiles - Madeline Miller

Eu nem sei se tenho palavras para expressar o que foi a leitura de A Canção de Aquiles. A aclamada obra da autora Madeline Miller ganhou nova edição pelo selo Minotauro. E eu só sei chorar.

Caso goste de histórias de amor dolorosas, conheça:

A história reconta a lendária vida de Aquiles, da guerra de Troia e as tragédias gregas escritas na Ilíada de Homero através dos olhos de Pátroclo. Um príncipe exilado e sozinho que entregou seu coração ao maior herói que o mundo já viu.

A Canção de Aquiles é, sim, tudo que dizem. É mais ainda. É uma história linda, linda, linda e triste, triste, triste. É uma nova visão sobre uma das histórias mais conhecidas da humanidade que é a Guerra de Troia. Mas através da voz de um garoto solitário e melancólico que não tinha nada em sua vida até encontrar Aquiles - e até Aquiles encontrá-lo.

Resenha: A Canção de Aquiles - Madeline Miller

Eu gostei tanto de tudo que nem sei por onde começar? A escrita da Madeline Miller é poética e lírica e passa a sensação de que estamos sim lendo a tragédia grega em todos os seus moldes. Como disse minha amiga Adrielli: "A Madeline Miller poderia ter escrito a Ilíada, mas Homero não conseguiria escrever A Canção de Aquiles" e é sobre isto.

Os olhos de Aquiles faiscavam à luz das chamas, a face nitidamente desenhada contra as sombras oscilantes. Eu a reconheceria disfarçada ou em plena escuridão, pensei; eu a reconheceria mesmo se estivesse louco.

Todo o início da jornada do Pátroclo é marcada por dor, rejeição e abandono. Sua mãe o deixou, seu pai o detesta e não há ninguém ao seu redor para ter como amigo ou confidente. É um príncipe abandonado em seus salões e corredores e num reino esquecido por todos.

Até que um acidente obriga seu pai a exilá-lo. E Pátroclo é recebido no reino de Fítia, onde o rei tem um único e glorioso filho. Aquiles, filho de uma deusa do mar, destinado a grandes feitos.

A partir daí, a relação dos dois se desenvolve primeiro em estranheza e desconhecimento para uma amizade forte e inquebrável. Então, finalmente, o mais intenso tipo de amor. Pátroclo se apaixona por Aquiles e ele se torna sua luz e seu guia e companheiro. Aquiles se apaixona por Pátroclo e é o tipo de amor que poderia salvar o mundo ou condená-lo para sempre.

Como se tivesse me ouvido, ele sorriu. E seu rosto parecia o sol.

Para quem já conhece A Guerra de Troia, fica a sensação de angústia e desespero conforme as páginas de A Canção de Aquiles vão passando e Helena é "sequestrada" até a cidade grandiosa e seu marido, Menelau, junto ao grande rei e irmão, Agamêmnon, dão início ao embate e cerco.

Eu gostei muito de como a narrativa desenvolveu toda a questão da guerra, do cerco duradouro, de como não vilanizou os troianos mesmo na voz de um personagem que os confrontava do outro lado do tabuleiro. Mas de como mostrou a crueldade em ambos os campos de batalha e como ela moldou seus personagens.

Resenha: A Canção de Aquiles - Madeline Miller

Pátroclo é um protagonista doce, gentil demais para o mundo. Triste e amedrontado, esperançoso e apaixonado. Ele rouba nosso atenção desde o primeiro momento. Até o fim da história, eu me vi feliz e triste e esperançosa e temerosa por ele.

Aquiles é o raio de sol do Pátroclo. Um a sombra do outro, sem nunca deixar a luz se apagar. A Canção de Aquiles tem uma das histórias de amor mais bonitas que já li, e emociona por tudo. Da pureza ao desejo à entrega e à sensação de que estão destinados um ao outro, para sempre.

Aquiles é metade da minha alma, como dizem os poetas.

Tem também a faceta de Aquiles que confrontamos com a chegada da guerra, e é diferente do menino e do jovem que Pátroclo havia amado até então. Ele ainda o ama. Mas há mais tormenta. Aquiles quer ser um herói, e não há luta sem dor, não há batalha sem medo. Meu deus, como eu sofri com todas as cenas a partir do momento em que o cerco de Troia começou!

É tudo grandioso e amedrontador, e a todo momento a sensação de que algo terrível vai acontecer cresce junto com a narrativa. Ao mesmo tempo, ela equilibra esse medo com o amor entre Aquiles e Pátroclo, sua humanidade e o quanto eles - especialmente Pátroclo, aqui - se diferem dos homens buscando vingança e glória com a conquista de Troia.

Resenha: A Canção de Aquiles - Madeline Miller

A edição da Minotauro está bem linda. Eu amei a capa e a composição do livro num todo, só achei muitos erros na revisão e na diagramação - espaçamentos quebrados, parágrafos falhos, falta de travessões. Faltou uma revisão extra nessa parte, ainda que a tradução esteja ótima para o tom lírico e poético da autora.

- Cite um herói que tenha sido feliz.

A Canção de Aquiles é lindo. Eu chorei de soluçar com o fim, e meu coração se partiu em mil pedacinhos milhares de vezes no decorrer da história. É o tipo de livro para ler e guardar no coração para sempre. Uma história de amor épica e imortal.

Sinopse: Grécia Antiga, o lar de deuses e reis. Pátroclo, um jovem e tímido príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, longe de tudo o que conhecia, ele encontra Aquiles – filho do rei e da deusa Tétis. Aquiles é tudo o que Pátroclo não é: extraordinário em todos os sentidos, belo e com um futuro brilhante já delimitado por uma profecia. Mesmo com essas diferenças, eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Durante anos, passam a vida assim, lado a lado, crescendo juntos. E, quando se tornam jovens adultos, esse relacionamento muda para algo ainda mais intenso. A vida idílica que levam é interrompida quando surge a notícia de que Helena de Esparta foi raptada e que os homens gregos devem partir imediatamente para Troia a fim de libertá-la. Aquiles vê nessa guerra a oportunidade perfeita para enfim cumprir seu destino heroico e decide deixar para trás a corte e seguir para a batalha. Pátroclo, movido pelo amor que sente por Aquiles, o acompanha. No entanto, mal sabem eles que, além de glória e amor, o destino também tem reservado uma grande dose de sacrifícios. Baseada na Ilíada de Homero, A canção de Aquiles já encantou centenas de milhares de leitores ao redor do mundo.

Título original: The Song of Achilles
Autora: Madeline Miller
Editora: Minotauro
Tradução: Gilson César Cardoso de Sousa
Gênero: Ficção | Romance
Nota: 5+


6 comentários:

  1. Olá, Denise.
    Como estou fugindo de historias tristes no momento, falou em chorar então estou passando longe hehe, eu não leria ele por agora. Mas vou anotar aqui porque é uma história que gosto e com certeza o livro vai me agradar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oii, com certeza leria esse livro mesmo sendo um livro triste, vou até coloca na minha lista.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Já sinto que vou chorar e muito com ele também! Li Circe e amei, agora não vejo a hora de me jogar nesse ♥

    ResponderExcluir
  4. Anônimo30.4.22

    Amei a resenha, já sei qual vai ser minha próxima leitura rs. Vocês poderiam me dizer se tem que ler Ilíada para ler A Canção de Aquiles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anony. Que bom que curtiu!
      Não precisa não, você só teria um contexto maior do que tá acontecendo, mas a Madeline faz uma ambientação super explicativa e é uma releitura, então fica dentro do que acontece na Ilíada.

      Excluir
  5. Anônimo12.5.23

    Comecei a ler A canção de Aquiles, e estou apaixonada pela estória.
    A escrita de Madelaine é leve e poética.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo