Controle remoto: Encanto - Queria Estar Lendo

Controle remoto: Encanto

Publicado em 11 de jan. de 2022

Controle remoto: Encanto

Venha conhecer e se encantar pela família Madrigal em Encanto, a nova animação da Disney com direito a cultura latina, musicas maravilhosas e aquele toque Disney de ser. O filme também ganhou o Globo de Ouro de melhor animação e tem 9 indicações no Oscar.

Encanto estreou nos cinemas dia 25 de novembro de 2021 e no streaming Disney+ no dia 24 de dezembro e já agradeço a Disney pelo presente de Natal, foi ótimo.

Encanto conta a história de uma família colombiana nada convencional, afinal, cada um tem um dom mágico. Todos eles moram em Encanto, um lugar que se mantêm e gira em torno da magia dos Madrigal na Colômbia.

A família é grande, o que poderia fazer o filme se perder em torno de tantos personagens e perder um bom tempo de trama explicando e apresentando cada um, mas isso não acontece. Todos são apresentados em uma música maravilhosa, cantada pela nossa personagem principal Mirabel.

Apesar de cada um ter um dom único, Mirabel é a única da família que não recebeu um dom. Porém, ela se mostra sempre muito positiva em relação a isso. O único problema é sempre ser tirada de fora de absolutamente tudo que envolve a família. Afinal, sem dom, mesmo querendo muito ajudar a todos, ela só atrapalha.

Controle remoto: Encanto

Mas vamos do começo. A avó de Mirabel, Alma Madrigal e o avô, Pedro fogem da sua terra natal junto com várias outras pessoas em busca de um novo lar. O filme não entra muito em detalhes, mas a vila que eles moravam começa a ser atacada e por isso eles fogem com os três filhos bebês. Os trigêmeos: Pepa, Julieta e Bruno (mas nós não falamos sobre o Bruno!)

Na fuga, Pedro acaba morrendo e Alma se vê sozinha com três bebês para criar. É nesse momento que ela ganha o milagre, em forma de uma vela. Nessa vela está a chama do poder da família Madrigal e Alma é a guardiã desse milagre. Por ter criado três filhos sozinha e ser a líder de Encanto, ela não é aquela avó doce e amorosa. Apesar de vermos muitas cenas dela sendo amorosa com os netos, ela é sempre muito durona, perfeccionista e exigente.

Julieta é casada com Agustín e são os pais de Mirabel, Luisa e Isabela. Julieta é uma mãe muito doce e seu dom é curar as pessoas por meio de seus deliciosos quitutes. As irmãs de Mirabel também tem dons bem peculiares, Luisa é extremamente forte e aguenta qualquer coisa. Já Isabela é a perfeitinha da família e tem o poder de conjurar flores por onde quer que passe. Não preciso nem dizer que Mirabel não se dá muito bem com a Isabela, não é?

Pepa é casada com Felix e também tem três filhos: Dolores, Camilo e Antônio. Pepa controla o tempo de acordo com as suas emoções e temos cenas bem engraçadas dela. Dolores tem uma audição impecável e escuta absolutamente tudo, é o terror dos segredos e se quer uma fofoca, é nela que você vai.

Camilo consegue mudar sua forma para qualquer outra pessoa e Antônio é o caçula que logo no começo do filme tem a sua "iniciação" e descobre o seu dom: compreender os animais. Com ele percebemos que o dom tem muito a ver com a personalidade de cada um, já que ele amava muito os animais antes mesmo de descobrir seu dom.

Por fim, o Bruno. Ele é o filho perdido, desapareceu sem dar notícias e ninguém fala sobre ele. O que gera muita curiosidade em Mirabel. Afinal, o que ele pode ter feito de tão terrível pra sumir e ninguém querer mais nem falar no nome dele?

Ah, estava esquecendo de um "personagem" muito importante. A Casita! Apesar de não ser muito bem um personagem, a casa da família Madrigal é mágica também. Ela interage com todos os personagens e os ajuda em todas as tarefas do dia. Queria eu ter uma Casita.

Controle remoto: Encanto

O problema começa quando Antônio descobre o seu dom. Mirabel vê a Casita rachando e a chama da vela desaparecendo. Mirabel entra em desespero e conta para todos os presentes o que viu, o que deixa muitos em desespero, inclusive os moradores de Encanto. Mas ao chegar lá fora, está tudo normal com a Casita e com a vela. O que deixa a avó de Mirabel extremamente irritada. Mais uma vez, a nossa personagem principal sai como a única sem poderes querendo chamar atenção e só atrapalhando o resto da família.

No dia seguinte, Mirabel começa a tentar descobrir o que realmente está acontecendo. E daqui pra frente é problema atrás de problema e confusão.

Como todo filme da Disney, tem toda uma mensagem por trás dos problemas e nem sempre as coisas são como parecem ser. O filme é, literalmente, um Encanto do começo ao fim. Cheio de cenas emocionantes que te fazem chorar e rir e depois chorar e rir mais um pouco.

Eu simplesmente amei as cenas da Mirabel e a mãe e uma cena específica com o pai. É maravilhoso ver o quanto eles amam a filha apesar dela ser diferente do resto da família. As cenas com a Luisa também são ótimas e temos uma extremamente tocante com a Isabela também. Preparem os lencinhos!

Não dá pra deixar de mencionar as músicas. Como bom musical da Disney e com Lin Manuel Miranda envolvido é impossível isso dar errado né? Todas as músicas são ótimas, se encaixam muito bem no filme, são divertidas, engraçadas e te tocam lá no fundo. 

Outra coisa importante é a estética do filme. Ele é todo muito colorido e remete muita alegria. As crianças vão adorar a explosão de cores e toda essa temática com a cultura latina só me encanta ainda mais. 

Eu estou adorando essa nova onda da Disney de trazer cada vez mais a cultura latina pros seus filmes e sair do tradicional clássico americano. Convenhamos que foi uma fórmula que deu muito certo com Viva: a vida é uma festa e se repete agora com Encanto.

Para quem ficou curioso, segue o trailer e o filme está no Disney+ e em algumas salas de cinema. Se você já viu, conta aí o que achou, personagem favorito e se você fosse da família Madrigal, qual seria o seu dom?


4 comentários:

  1. To pra assistir faz uma semana, mas numa preguiça haha


    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raquel.
    Não sou muito de assistir animações. Na verdade ultimamente não estou assistindo nada. Sento a gente da Tv e durmo hehe. E cinema faz anos que não vou. Mas achei as cores dele lindas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse filme. Me diverti horrores. E já é certeza que vai ganhar melhor animação no Oscar; sempre que tem Disney no meio, a premiação quase nunca olha pra outras animações kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Eu amei Encanto do inicio ao fim.
    Desde o dia em que vi o trailer no perfil da Disney que eu fiquei "doidinha" para assistir.
    E esse me emocionou e me fez me encantar igual criança.

    KAROLINI BARBARA (BLOG)
    @karolinibarbara_

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo