Resenha: Maresi - Maria Turtschaninoff - Queria Estar Lendo

Resenha: Maresi - Maria Turtschaninoff

Publicado em 12 de jan. de 2022

Resenha: Maresi - Maria Turtschaninoff

O primeiro livro da série As Crônicas da Abadia Vermelha é uma experiência narrativa e emocional que fala sobre poder feminino, amizade e pertencimento. Maresi foi o primeiro livro da minha jornada 12 países em 12 meses, e a autora Maria Turtschaninoff me conquistou pela simplicidade e pelo poder da história que contou.

Conheça outras histórias cheias de poder feminino como essa:

Maresi vive na Abadia Vermelha, um recanto reservado para mulheres que buscaram refúgio do mundo. Ela viveu o Inverno da Fome e quase foi levada por ele; sobrevivente, foi enviada pela família para ter uma chance melhor entre as mulheres daquele canto isolado do mundo. E ali ela encontrou seu novo lar.

Quando Jai, uma misteriosa e silenciosa garota, chega para viver entre as irmãs, Maresi percebe que ela carrega mais cicatrizes e horrores da vida além-mar do que seu silêncio revela. E são esses horrores que vão colocar Maresi e todas as outras moradoras da Abadia Vermelha em cheque.

Maresi é um baita livro. Poderoso em sua mensagem e na simplicidade com que a autora fala sobre violência contra a mulher, abuso e misoginia, sobre um mundo que oprime as mulheres ao mais básico e submisso e um espaço onde elas podem encontrar liberdade.

- Irmã O, por que falam de poder e não conhecimento? 
- Porque conhecimento é poder.

Fica aqui o aviso, aliás, de que essa leitura contém gatilhos pesados envolvendo estupro, violência física e psicológica e menções à tortura. Mas são tópicos tratados com sensibilidade e sem nenhuma cena gráfica ou expositiva demais, porque a autora sabe o que está fazendo ao discutir esses horrores.

Maresi fala sobre família, do tipo que se encontra; fala sobre amor e infância, sobre conhecimento e magia. A Abadia Vermelha é um refúgio para mulheres que buscavam de tudo um pouco que o mundo lá fora não oferecia. Ali, elas são protegidas por uma entidade dividida em três estágios, uma Deusa que fala sobre todas as fases da vida com essas mulheres.

Resenha: Maresi - Maria Turtschaninoff

E Maresi, ávida por conhecimento, por livros e pela chance de entender tudo do mundo, se sente em casa ali. Ela ainda ama a família e sente falta deles, sente a necessidade de ajudá-los, mesmo sem saber como. Ela carrega consigo culpa pelo Inverno da Fome, e tem um desenvolvimento poderoso desde a garota reclusa até a figura que encontramos ao fim do livro.

- Ela não sabe como é se sentir segura. Vamos ter que ensiná-la como.

Não apenas Maresi, mas todas as mulheres que enchem as páginas são essenciais para a ilha, para a Deusa e para a Abadia Vermelha. A Madre, a Irmã O, as noviças, as recém-chegadas. Todas elas fazem parte desse ecossistema mágico e familiar, que abraça sobreviventes e guerreiras.

A história da Jai é com certeza a mais triste e desesperadora do livro, e é ela que dita o ritmo; a partir da chegada da garota, tudo muda lentamente, até um clímax surpreendentemente tenso e carregado em terror e adrenalina. A irmandade que nasce entre ela e a Maresi é um dos pontos principais da história; de desconhecidas a irmãs que fariam tudo uma pela outra, como acontece entre todas as moradoras da ilha.

Resenha: Maresi - Maria Turtschaninoff

A estrutura narrativa da Maria Turtschaninoff é vagarosa, mas igualmente bem ritmada. O livro se desenvolve bem demais do começo ao fim; foi uma leitura de um dia pra mim, e eu queria que tivesse durado mais. A história da Maresi termina aqui, apesar de se tratar de uma série, então é bom pra que está procurando uma fantasia única, criativa e emocionante.

Eu acredito que se você viver a vida sem medo, com todo o seu coração, então no final você não pode temer a morte.

Eu me apaixonei por tudo, eu senti muito tudo que estava acontecendo, e eu com certeza quero ler mais dessa autora e dessa série.

Sinopse: Maresi chegou à Abadia Vermelha quando tinha 13 anos, durante o Inverno da Fome. Antes disso, só ouvira rumores e fábulas sobre o lugar. Em um mundo onde garotas são proibidas de estudar ou seguir seus próprios sonhos, uma ilha habitada apenas por mulheres soava como uma fantasia incrível. Agora Maresi vive ali e sabe que é real. Ela está segura. Tudo muda quando Jai, com seus cabelos emaranhados, cicatrizes e roupas sujas, chega em um navio. Ela fugia da crueldade e dos perigos escondidos em sua terra natal – mas os homens que a perseguem não vão parar por nada, até encontrá-la. Agora as mulheres e meninas da Abadia Vermelha terão que usar seus poderes e conhecimento ancestral para combater as forças que desejam destruí-las. E Maresi, assombrada por seus próprios pesadelos, deve confrontar seus mais profundos e terríveis medos.

Título original: Maresi
Autora: Maria Turtschaninoff
Editora: Morro Branco
Tradução: Lilia Loman e Pasi Loman
Gênero: Fantasia, Juvenil
Nota: 5


Um comentário:

  1. Oi Denise, tudo bem? Que edição linda, amei demais! E gostei demais da premissa, do foco nas mulheres, parece uma ótima leitura!

    Bjs, Mi

    Na Nossa Estante


    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo