Resenha: O Projeto - Courtney Summers - Queria Estar Lendo

Resenha: O Projeto - Courtney Summers

Publicado em 8 de set. de 2022

O Projeto é o livro mais recente de Courtney Summers lançado no Brasil. A publicação - que é da editora Plataforma21 - é um thriller de suspense sobre duas irmãs e promessas que duram a vida toda.

Se você se interessou por O Projeto, pode gostar de:

Bea ama Lo desde o dia em que ela nasceu. Ela leva seu papel como irmã mais velha muito a sério. Por isso, quando Lo acaba sofrendo um acidente de carro com seus pais - onde eles morrem - e fica a beira da morte, Bea não sabe o que fazer.

Ela não está pronta para perder toda a família, todas as pessoas que ama. Por isso, ela acaba se voltando para deus. E é na capela do hospital que ela o vê pela primeira vez. Lev é um homem carismático e promete a Bea que vai salvar sua irmã. Em troca, ela só precisa acreditar.

E é assim que a jornada das duas irmãs começa.


Quando Lo acorda, Bea não está mais lá. E pelos próximos 6 anos, Lo faz de tudo para reencontrar a irmã. Mas Bea não quer vê-la. Ao menos é o que o Projeto Unidade diz.

O Projeto Unidade, uma instituição focada em fazer atos de serviço para a comunidade e até mesmo alguns atos de desobediência civil, parece maravilhoso. Eles ajudam os menos afortunados, investem na comunidade, e não pedem nada em troca. A não ser, é claro, que você acredite. Que tenha a mente aberta e venha fazer parte, se sentir que é o certo.

Ter uma irmã é uma promessa que só vocês duas podem fazer - e só vocês duas podem quebrar.

Para Lo, no entanto, o Porjeto Unidade é o vilão. Eles estão mantendo sua irmã afastada. E ela não vai parar até encontrar Bea e entender porque foi abandonada, anos atrás.

Assim, Lo embarca em uma jornada onde mergulha de cabeça no Projeto Unidade, nos seus atos e em Lev, o líder religioso que diz falar diretamente com Deus. Mas as coisas não saem como ela espera. Poderia Bea não ser a pessoa que ela sempre conheceu? Poderia sua irmã ter quebrado aquela promessa, que só irmãs podem fazer?

O Projeto é o segundo livro da Courtney Summers que eu leio e, sinceramente? Não tenho palavras.


Eu já esperava algo muito bom, visto que amei Sadie, mas foi uma experiência bem diferente.

Enquanto Sadie me deixou triste, profundamente triste, O Projeto me deixou com ódio. Raiva mesmo. Com vontade de comer as páginas conforme elas vão passando - especialmente na segunda metade.

O Projeto Unidade desperta muitos rumores e vários deles falam sobre como ele é um culto. No entanto, ninguém consegue encontrar indícios de que ele realmente seja. De que acontecem abusos por lá. Ou de que as pessoas estejam fazendo parte contra sua vontade.

Mas onde fica o limite entre o que as circunstâncias fazem de você e o que você escolhe ser?

Mas pra mim já ficou muito claro, desde o começo, que era um culto. Que tinha muito mais por debaixo de toda aquela história. E acho que essa é a beleza da narrativa da Courtney Summers aqui.

Porque quando falamos de cultos, falamos sobre poder, controle e manipulação. Especialmente no tocante a linguagem.

E é aquela coisa. Sabe como no direito a linguagem e as palavras usadas importam? Sobre como podem abrir ou fechar brechas? Então, com os cultos é muito parecido. E é bem interessante ver isso refletido na narrativa da Courtney.

O livro também é dividido em dois tempos, o que torna a leitura mais dinâmica. Temos o presente, 2018, que é narrado pelo ponto de vista da Lo, e temos o passado, narrado por Bea, que começa em 2013 - o acidente de Lo e dos pais.

Inclusive, depois que terminei o livro e fiquei pensando em algumas escolhas de linguagem da Courtney para o livro, fiquei bem impressionada como a gente podia adivinhar o fim desde cedo, se prestar atenção.


Mas a bem da verdade, O Projeto não é sobre o fim, e sim sobre a jornada. Quando você chega lá pela página 300 já dá para ficar bem confiante do fim - ao menos em parte. Mas o que realmente conta é toda a jornada de Bea e Lo.

A forte ligação das duas, o amor que sentem uma pela outra, o desejo de se reencontrar, o significado de família.

Também é muito sobre a dor delas, o luto. E como cada uma tentou lidar com isso.

Pensando aqui, O Projeto também me deixa triste. Mas não é uma tristeza desolada como foi com Sadie, mas uma tristeza cheia de raiva.

Aliás, O Projeto é outro livro que facilmente podia ser baseado em fatos reais. Não só porque a Courtney Summers faz com que ele soe real. Mas porque se você assistir Discovery ID ou ler um pouco sobre cultos, vai ver que ele já aconteceu. Que ele ainda acontece. Em vários lugares.

Embora eu tenha passado minhas raivas com a Lo, com vontade de bater a cabeça dela na parede em alguns momentos, pra ver se ela acordava pra realidade, O Projeto é um dos melhores livros que li esse ano.

Não sei se é porque eu estava muito no clima da leitura ou se ele é só bom - desconfio que seja esse último - mas eu devorei a última metade de O Projeto. Li quase 300 páginas em um dia, de tão envolvida que eu estava.

É realmente uma história pesada, mas ao mesmo tempo é tristemente lindo presenciar o laço entre Lo e Bea. É, também, um dos poucos livros onde me senti representada como irmã mais velha e mais nova.

Sinopse: Depois de um trágico acidente que mata seus pais e deixa sua irmã caçula, Lo, à beira da morte, Bea Denham está desesperada por um milagre. Então ele vem, na figura de Lev Warren, o carismático líder espiritual do Projeto Unidade. O homem promete salvar a garota hospitalizada, e tudo que Bea precisa fazer é acreditar... Quando Lo finalmente acorda em sua cama de hospital, descobre que os pais estão mortos e que a irmã mais velha a abandonou para integrar o Projeto Unidade. Então, quanto mais Lopesquisa, mais fica convencida de que a tão respeitada organização espiritual e filantrópica de que a irmã faz parte esconde segredos perversos. Se ao menos Lo conseguisse abrir os olhos de Bea... Anos depois, um homem aparece no escritório de jornalismo em que Lo trabalha, acusando o Projeto Unidade de matar o filho dele. A jovem, então, vê nesse acontecimento a oportunidade perfeita para expor a organização e conseguir estar novamente ao lado da irmã, reavendo-a de uma vez por todas. Mas a investigação de Lo vai fazê-la questionar as próprias verdades... e até mesmo quem ela é.

Titulo original: The Project
Autora: Courtney Summers
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: Plataforma21
Gênero: Thriller de Suspense | YA (+16)
Nota: 5
SKOOB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo