Resenha: Sadie - Courtney Summers - Queria Estar Lendo

Resenha: Sadie - Courtney Summers

Publicado em 4 de fev. de 2022

Resenha: Sadie - Courtney Summers

Sadie é um dos livros mais recentes de Courtney Summers. Publicado no Brasil pela editora Plataforma21, e se divide em dois tempo: a busca de um podcaster por Sadie e a busca de Sadie pelo assassino da irmã, Mattie.

Se você se interessou por Sadie, pode se interessar por:


Quando Mattie desaparece, Sadie procura por ela dia e noite. Mas quando a garota aparece morta, não demora muito para que Sadie se convença a ir atrás do assassino da irmã - custe o que custar.

Criadas em uma pequena cidade, na parte mais pobre, Sadie sempre teve cuidar de si mesma. Com uma mãe viciada, um gênio difícil e uma gagueira que a afasta ainda mais das pessoas, Sadie só tinha espaço no coração para Mattie. E depois da morte da irmã, percebeu que não tinha mais nada a perder.

A partir dessa premissa, o livro se divide entre o "tempo atual", com transcrições do podcast As Garotas, que investiga a morte de Mattie e o desaparecimento de Sadie, em uma busca por encontrar a garota e evitar que ela venha a dividir o mesmo destino da irmã.

E outro pelo ponto de vista da própria Sadie, a partir do momento em que coloca em prática seu plano pela encontrar o culpado pela morte da irmã.

Resenha: Sadie - Courtney Summers

Acho um pouco difícil falar de Sadie porque quando penso nele objetivamente, não acho uma história UAU, original e inesperada. Na verdade, quanto mais aprendemos sobre a vida das irmãs, mais percebemos que é o que muita gente vive - estatisticamente falando.

Então parece que qualquer coisa que eu possa dizer, que não seja spoiler, vai empalidecer a história. Fazer parecer como se ela fosse menos do que é na verdade.

Porque Sadie é uma história cheia de sentimentos. Um livro que mexeu muito comigo, partiu meu coração e me deixou muito triste quando terminei de ler. Me passou um sentimento semelhante aquele de quando terminei A Cor Púrpura: como se todos os personagens fossem reais e amigos meus, mesmo que eu tenha passado basicamente um dia lendo ele.

As personagens foram bem construídas. Mesmo que Courtney Summers use alguns estereótipos para construir as personagens, eles acertam. Não são usados para dar uma unilateralidade para eles ou colocá-los em uma caixa e não olhar mais. Sadie é o grande destaque, claro, deixando a mostra os sentimentos complexos, os anseios e as condições que a tornaram a pessoa que é.

Eu tinha uma vaga ideia do que esperar do livro, pelos comentários que via dele no twitter. Mas ninguém realmente me preparou para o que eu encontraria ali. Apesar da premissa - garota vai em busca do assassino da irmã - eu ainda esperava que ele tivesse mais cara de YA. Todo mundo me vendeu ele como uma história muito mais leve do realmente foi.

Quando terminei o livro - que, inclusive, era um presente para a Denise - não conseguia encaixar ele na minha imagem mental de um YA. Pra mim, faltou a qualidade positiva na resolução da história que é tão comum em YA.

No entanto, isso não muda em nada o quão boa é a história - só uma observação, porque foi um choque real quando a expectativa que eu tinha criado, baseada nas experiências de outras pessoas, se mostraram tão fora.

Resenha: Sadie - Courtney Summers

Acho que a minha parte preferida da narrativa de Sadie é a forma como Courtney Summers não precisou ser gráfica com a violência para nos fazer entender exatamente o que estava acontecendo. Muito das violências são subentendidas, o que, pra mim, fez com que a história se tornasse ainda mais forte.

Fazia tempo que eu queria ler esse livro e fui recebida com um baita surpresa. E, apesar de todo o coração partido, recomendo demais!

Levei praticamente um dia para ler ele e simplesmente não queria parar! A forma como ele foi escrito, dividido entre as transcrições e o ponto de vista de Sadie fazem com que a leitura flua muito fácil. É instigante, você não quer parar de ler porque cada capítulo puxa um pouquinho mais o pano de cima do clímax. E você quer muito chegar lá!

Mesmo que lá pela metade do livro você já tenha entendido o que aconteceu e como tudo, provavelmente, vai acabar, é bem aquele meme: eu só acredito vendo. Eu vendo sem acreditar.

Sadie é uma história forte sobre poder e a ideia de pessoas descartáveis. Pessoas invisíveis que só chegam ao nosso conhecimento como parte de uma estatística triste que nem fica gravada na nossa memória.

Sinopse: Uma garota foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras e uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado. Seu nome era Mattie Southern, e ela só tinha treze anos. A pequena Mattie era a única conexão de sua irmã mais velha, Sadie Hunter, com o mundo. Quando elas foram abandonadas pela mãe, que era viciada em álcool e outras drogas, Sadie cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos. E nem mesmo a gagueira que dificulta sua comunicação vai impedi-la de encontrar o paradeiro do assassino. Desde que partiu atrás do abusador que tirou a vida de Mattie, Sadie nunca mais foi vista. O que aconteceu com ela? A única pessoa disposta a encontrar respostas é o jornalista West McCray. Quando a polícia não conseguiu resolver o caso, a avó de consideração das garotas pediu a ajuda dele. O repórter está seguindo o rastro de Sadie e, ao longo de sua investigação, ele produz um podcast. Cada pista descoberta revela uma verdade desoladora. Dividido entre o podcast de West McCray e a narrativa da personagem, Sadie é um thriller que perturbará você até a última página. Afinal, uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada.

Título original: Sadie
Autora: Courtney Summers
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Plataforma21
Gênero: Mistérios | YA
Nota: 5+
SKOOB


4 comentários:

  1. Eu estou muito empolgada para ler esse livro desde que descobri que ele tem esse ponto de vista do podcast e de que no audiobook dizem que é super bem feito.

    Fiquei surpresa com a sua resenha de dizer que esse livro é bem mais do que parece, porque é a primeira vez que li isso se referendo a esse livro e bem, isso me deixou com mais vontade de ler :)


    Abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca! Este livro está no meu radar faz um tempinho e não imaginava a história nos moldes que você mencionou. Fiquei ainda mais curiosa após a resenha. Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já vi muitos elogios a esse livro e ainda não fui atrás, por não querer ir atrás de um livro com hype sabendo que não é todo YA que anda funcionando comigo ultimamente.
    Fiquei curiosa com a questão de que não é um livro com um final tão positivo quanto um YA deveria ter.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quando você fez o paralelo entre "Sadie" e "A Cor Púrpura" me deixou com vontade de ler. Amo quandos as autoras e/ou autores conseguem nos fazer senti como se os personagens fossem nossos amigos ou familiares, mesmo quando a leitura passa em um sopro.


    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo